Mestrado em Estudos de Linguagens
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Autor "Alves, Mirian Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Desejo Trágico em Almodóvar(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-09-20) Páscoa, Júlia Pinheiro Damasceno; Sobrinho, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/7941270249836167; http://lattes.cnpq.br/9878978991504080; Sobrinho, João Batista Santiago; Lage, Celina Figueiredo; Alves, Mirian Souza; Moreira, Wagner JoséO presente estudo propõe estabelecer um experimento, por intermédio de questões e problemas relativos ao desejo trágico, no filme de Pedro Almodóvar Caballero, La ley del deseo (Espanha, 1986). Para tanto utilizamos a filosofia, plano de imanência, e o cinema de Pedro Almodóvar, plano de composição. O que denominamos “desejo trágico” será explicado ao longo do texto, a partir dos conceitos de desejo e de trágico, mediados pelas perspectivas dos filósofos Baruch de Espinosa, Friedrich Nietzsche e Deleuze&Guattari, os quais notadamente, dialogam com as artes em seus textos. Nesse sentido, Almodóvar demonstra por meio de sua cinematografia conflitos que abrangem, por exemplo, o Estado e a Igreja, em suas repercussões mediante a diferença.Item Encontro entre arte e publicidade: a construção de uma linguagem estética a partir do jogo entre palavras e imagens(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-08-31) Martins, Luiza Fontes; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/4672238237285917; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Muniz Júnior, José de Souza; Alves, Mirian SouzaEste estudo pretende analisar a relação de confluência mantida entre a arte e a comunicação sob a luz do discurso publicitário, buscando compreender as influências artísticas no trabalho estético com a imagem e com a palavra na composição de algumas campanhas. A intenção é propor uma reflexão capaz de evidenciar os pontos de contato entre ambos os campos, mantendo em perspectiva as questões relacionadas ao processo criativo envolvido na produção de peças tanto de natureza artística, quanto publicitária. Nesse sentido, a investigação se dará como um esforço para compreender não apenas os pontos de conexão entre as manifestações artísticas e as publicitárias, no que se refere às questões estéticas, mas, também, irá procurar se deter em como e por quais razões a comunicação pode estar buscando apoio na linguagem artística para corresponder às demandas de consumo da sociedade.