Mestrado em Estudos de Linguagens
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Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Autor "Amaral, Melissa Mourão"
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Item Língua inglesa e ensino bilíngue : uma análise dos Planos Pedagógicos de Ensino (PPE) de escolas da educação básica à luz de documentos oficiais brasileiros(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-25) Amaral, Melissa Mourão; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/9706918353629673; Tallei, Jorgelina Ivana; Bambirra, Maria Raquel de AndradeNesta pesquisa, voltada ao ensino e aprendizagem de língua inglesa, especificamente o campo do ensino bilíngue, busca-se analisar os principais adventos dessa modalidade de ensino no que tange à preparação das instituições para adequação ao documento oficial Parecer CNE/CEB nº 2/2020, de 9 de julho de 2020. Esse documento aborda as principais demandas do setor de educação bilíngue e estabelece alguns padrões e regras que deverão ser revistos e implementados pelas escolas de educação denominadas bilíngues. O cunho principal da pesquisa é realizar análises baseadas na averiguação dos documentos pedagógicos das instituições A e B, que serão capazes de responder a alguns dosquestionamentos trazidos ao longo da pesquisa. Esses questionamentos dizem respeito ao atendimento das normas e regras estabelecidas no documento em questão. Ou seja, de acordo com as análises que foram realizadas por meio dos planos pedagógicos de ensino e demais documentos comprobatórios da instituição, foi possível compreender a visão da escola e se o trabalho tem sido, de fato, ofertado dentro do escopo proposto pela legislação. Além disso, o documento também aponta algumas definições de que ainstituição não poderá se apropriar caso ela não seja considerada bilíngue dentro do escopo definido. Por fim, a pesquisa, será baseada nas definições trazidos pelo Parecer acerca da impossibilidade de algumas escolas utilizaremcaso não sigam as normas indicadas neste.