Mestrado em Estudos de Linguagens
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Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Autor "Amorim, Márcia Fonseca de"
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Item Efeito de representatividade: a formação dos processos de identificação de meninas negras por meio dos efeitos da representatividade na rede social e sua importância(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-22) Marques, Camila da Conceição; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/7549378083481089; Moreira, Carla Barbosa; Amorim, Márcia Fonseca de; Cestari, Mariana JafetA partir da crescente cobrança por representatividade e diversidade em diversas esferas da vida social e midiática, nossa pesquisa tem como finalidade investigar os efeitos dessa mesma cobrança conforme seus frutos na construção da identidade de meninas negras. Mais especificamente, por meio da análise de posts nos perfis do Instagram de Aline Aguiar e Maria Júlia Coutinho, ambas jornalistas e mulheres negras, analisamos o efeito originado a partir da posição discursiva gerada entre elas e as meninas em um momento de crescente ascensão e protagonismo de suas carreiras. Esse mesmo resultado, nomeado como efeito de representatividade, é percebido na medida em que observamos que a presença de ambas as jornalistas valida de forma positiva os processos de identificação dessas meninas. Em um país racista e desigual com o Brasil, o crescimento de mulheres negras atuando em profissões de destaque e prestígio é a prova de que uma outra realidade é possível, sendo a representatividade uma ferramenta real para, conforme afirma Souza (2021), a geração de processos de identificação positiva da pessoa negra com a sua negritude. Desenvolvendo a pesquisa, percebemos, por exemplo, que a presença das jornalistas fez com que essas meninas passassem a gostar de seus próprios cabelos, fortalecendo a sua autoestima. Para sustentarmos os argumentos apresentados ao longo da pesquisa, recorremos aos conceitos, termos e estudos comuns à Análise do Discurso: a memória discursiva (Pêcheux, 2014), a ideologia e tudo que a envolve (Althusser, 1985), a formulação e circulação de sentidos (Orlandi, 2008) e outros. Além disso, recorremos a autores ligados à formação do inconsciente (Lacan, 1999). Uma pretensão desta pesquisa está em entender como o racismo ocorre e afeta toda a sociedade de uma maneira estrutural (Almeida, 2019), gerando profundas desigualdades (Gonzalez; Hasenbalg, 1982). A apresentação de dados estatísticos ao longo da pesquisa enumera e contemporiza o trabalho acadêmico.Item Imaginários no discurso governamental “nazismo é de esquerda”:silenciamentos e evidenciamentos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-29) Silva, Jaqueline Araújo da; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/2635911714177046; Amorim, Márcia Fonseca de; Massmann, Débora Raquel Hettwer; Goodwin Junior, James WillianA partir da perspectiva teórica da análise de discurso, estapesquisa teve por objetivo analisar os imaginários produzidos na circulação do discurso governamental “nazismo é de esquerda”. Para tanto, levamos em consideração o discurso que se constitui pela relação da língua, do sujeito e da história para que fosse possível analisar os imaginários produzidos na discursivização do enunciado “nazismo é de esquerda” e os silenciamentos e evidenciamentos que se constituem a partir deste. Analisamos sequências discursivas em que o enunciado chave aparece, seja na sua forma plena seja como sinônimos, a partir de notícias que tem como manchete a fala do Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmando que o nazismo é de esquerda; a partir de comentários realizados sobre o texto intitulado “Pela Aliança Liberal Conservadora” postado pelo Ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em seu blog Metapolítica 17; e a partir de tweets realizados tanto por sujeitos que ocupam a posição discursiva de governo quanto por sujeitos da sociedade em geral que se identificam com a discursivização do enunciado em questão. Com as análises foi possível compreender que as formações imaginárias são produzidas a partir da formação discursivadominante“extrema-direita” e partem do imaginário da esquerda como imigo potencial e da ameaça do fantasma comunista. Além disso, verificamos que esses imaginários são atravessados pela historicidade que os termos “nazismo” e “esquerda” possuem em condições de produção de grandes embates políticos-ideológicos e produzem evidenciamento dos sentidos que se pretendem naturalizar na língua pela resistência aos já-ditos, à memória e à história, resultando no silenciamento dos sentidos que se quer evitar, que se deseja apagar para que não sejam mais da ordem do dito. Para tanto, as análises foram sustentadas pelos conceitos à luz da Análise do Discurso de vertente francesa (Michel Pêcheux), mobilizando conceitos como memória discursiva (Pêcheux, 1969, 1988, 2015; Orlandi 2015); evidenciamento (Moreira, 2009, 2020); silenciamento (Orlandi, 2007); sujeito (Pêcheux, 1988; Orlandi, 2015). Além disso, referências teóricas como Mariani (1996) ao tratar do imaginário da ameaça comunista da imprensa sobre o PCB e Indursky (1992, 2013) ao tratar do discurso da ditadura civil-militar no Brasil, que nos permitiram confirmar novos gestos de interpretação do enunciado “nazismo é de esquerda” que são materializados por discursividades como o nome do partido nazista, nome de líderes de regimes ditatoriais e adjetivações que são sustentadas pelas marcas “mal”, “ruim”, “perverso”, “movimento” e “ideologia”.