Mestrado em Estudos de Linguagens
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Item Ciência POP: divulgação científica no Youtube sob a perspectiva da sociossemiótica e da gramática do design visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-07) Barbosa, Virgínia Graziela Fonseca; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/0008627478755038; Silva, Rogério Barbosa da; Costa, Verônica Soares da; Silva, Renato Caixeta daNeste trabalho, procuramos entender o atual contexto da linguagem e das comunicações a partir das configurações do mundo digital. Sobretudo, consideramos a prevalência do visual neste momento histórico, configurando uma nova "escrita", em que o paradigma alfanumérico passa a compartilhar espaço com outro formato mais complexo e híbrido. Para tanto, usamos como objeto de pesquisa o gênero multimodal vídeo de Divulgação Científica no YouTube. Nosso referencial teórico passa pelas considerações de Flusser sobre o futuro da escrita, pelas elucubrações de Jenkins quanto à cultura da convergência, e culmina nas análises baseadas na Sociossemiótica e na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. A partir das análises de dois canais brasileiros de Divulgação Científica no YouTube (Nunca vi 1 cientista e Arqueologia pelo mundo), procuramos entender como se dá a construção de sentidos nessas produções multimodais, considerando, especialmente, a metafunção interacional. O levantamento aponta para a relevância do uso de estratégias visuais, a exemplo do enquadramento, imagens e textos visuais, capazes de facilitar o entendimento e criar envolvimento com o espectador, além do uso de recursos da comunicação face a face, como gestos e expressões faciais. Mostra-se inegável ainda a importância dos conhecimentos técnicos relacionados à produção, edição e distribuição do material por parte das cientistas que conduzem os canais estudados, contrariando a ideia comumente alardeada quanto à facilidade de uso e o caráter democrático das ferramentas digitais. Da mesma forma, no que diz respeito ao público em geral, a expansão dessas formas comunicativas não foi acompanhada por um letramento digital satisfatório ou por políticas efetivas de democratização. Assim, em tempos de negacionismo e de fake news, as estratégias facilitadoras adotadas pelas cientistas do corpus aqui investigado apontam um caminho possível para a aproximação entre o conhecimento científico e a população.Item Soy hombre andino, pero no uso poncho: relações entre identidade e cultura andina na obra Los hijos de Hilario, de Macedonio Villafán Broncano(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-11) Corrêa, Lúcia de Fátima; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/7322017396242318A partir da análise literária da obra Los Hijos de Hilário (2018), do escritor andino Macedonio Villafán Broncano, busca-se discutir as relações entre identidade e cultura andina e refletir sobre o processo editorial que envolveu a construção da obra. Acreditase que nos sete contos e no conto em separado que formam o livro percebemos uma escrita marcada profundamente pela sua vivência intercultural. Percebemos, portanto, que há uma tensão permanente entre o quechua e o espanhol, o que interfere no seu nascimento e em como ele se apresenta editorialmente, já que seu estilo oral organiza uma "outra" espécie de livro, diferente do ocidentalizado e fora do cânone da literatura hispânica. Pretende-se, por meio da análise da narrativa poética do autor, buscar as características e vestígios que contemplem a cosmovisão andina, a oralidade, a língua quechua e outros aspectos culturais próprios da região do Callejón de Huaylas, região localizada ao norte do Peru, no Departamento de Áncash. Os aportes teóricos foram buscados nos americanistas clássicos: Antônio Cornejo Polar, Ángel Rama e Néstor Canclini para trabalhar conceitos de heterogeneidade, transculturalidade, mestiçagem e também nos estudos recentes de pesquisadores da nova geração peruana, tais como Gonzalo Espino Relucé, Mauro Macedo Mamani, Alejandro Mautino Guillén, Vidal Guerrero Tamara, Carlos Toledo Quiñones, entre outros que reivindicam um novo status para a literatura produzida nos Andes.Item Vaga luz da escrita: memória, documento e instinto no Diário da Peste, de Gonçalo M. Tavares(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-09) Monteiro, Isabela Mendonça de Carvalho; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/9898919028389267; Silva, Rogério Barbosa da; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Costa, Erick Gontijo; Lopes, Luiz Carlos GonçalvesEste trabalho aborda a construção da memória no Diário da Peste, de Gonçalo Tavares, obra publicada virtualmente ao longo de noventa dias consecutivos – de março a junho de 2020 – e impressa em 2021 sob o título Diário da Peste – O Ano de 2020. Escrito durante o isolamento em função da pandemia de 2020, o Diário da Peste registra não apenas os dias, mas consigna, simultaneamente, pensamentos sobre a obra, sobre os acontecimentos e sobre a vida daquele que escreve. Buscou-se mostrar como esse diário, impulsionado por um acontecimento mundial, opera como uma espécie de arquivo, de memória do mundo, não se restringindo ao cotidiano de Gonçalo Tavares – como a utilização da palavra "diário" talvez leve a crer. A partir de aspectos relacionados à memória, ao documento e à vivência daquele momento, pretende-se apresentar o modo como eles aparecem e são articulados nos textos do Diário da Peste, para então aproximá-los da teoria do arquivo de Jacques Derrida, presente em Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tal aproximação visa a estabelecer uma ligação entre os processos de criação e arquivamento digital do Diário da Peste como fatores significativos para a produção literária. Esta proposta vincula-se à Linha IV – Edição, Linguagem e Tecnologia – do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) por almejar, com essa abordagem, proceder a uma reflexão e a um possível avanço no estudo das relações culturais e sociais que permeiam a discursividade dos processos criativos e de edição das linguagens contemporâneas.