Mestrado em Estudos de Linguagens
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Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Assunto "Agamben, Giorgio, 1942-"
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Item De não leitor a escultor: estudo de "Se um viajante numa noite de inverno", de Italo Calvino, à luz da potência do pensamento de Giorgio Agamben(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-19) Oliveira, Mariane de Sousa; Maia, Claudia Cristina; http://lattes.cnpq.br/2533387857091632; http://lattes.cnpq.br/9241843314794092; Moreira, Maria Elisa Rodrigues; Ferraz, Bruna Fontes; Menezes, Roniere SilvaO romance Se um viajante numa noite de inverno [Se una notte d’inverno un viaggiatore, 1979] narra a história do protagonista (Leitor), que lê em um jornal sobre o novo romance de Italo Calvino e se dirige até a livraria para adquiri-lo. Em determinado ponto da narrativa, a história se interrompe abruptamente devido a um erro de impressão. Diante da impossibilidade de prosseguir com a leitura, o Leitor marcha novamente rumo à livraria para trocar o volume sem saber que está se enredando em uma grande aventura que o colocará face a face com diversos leitores, diversas figuras do mercado editorial, diversos ambientes propícios para a leitura, diversos livros. Em meio a tantas fisionomias, ele encontra até mesmo um “não leitor”, que curiosamente se declara um amante de livros. Trata-se de Irnerio, jovem extrovertido e bem informado que se assume como não leitor, mas que utiliza livros para fazer objetos de arte. Diante da controvérsia provocada pela presença de Irnerio em um romance que não só nasce do desejo de leitura, mas que dele se nutre, esta pesquisa propõe o estudo do romance de Calvino tomando a personagem não leitor/artista como objeto para discutir a leitura como uma faculdade, nos termos de Giorgio Agamben. Valendo dos conceitos de potência, impotência e inoperosidade, desenvolvidos no âmbito teórico da Potência do Pensamento, teoria formulada por Aristóteles e interpretada por Agamben (2007, 2015, 2016, 2017, 2018, 2021), esta dissertação investiga a figura de Irnerio em suas relações com a (não) leitura e com os livros, buscando refletir sobre a importância da personagem dentro da narrativa de Calvino. Sua presença é modesta, mas pontual e estratégica, e suas atitudes e personalidade reverberam em outras personagens do romance. Assim, uma figura que em uma primeira mirada parece simples e sem muito destaque, revela-se multifacetada e determinante para a compreensão da narrativa e da leitura como potência.