Mestrado em Estudos de Linguagens
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Assunto "Aldravia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A construção de ideias matemáticas: uma aula investigativa, explorando as linguagens matemática e poética/aldravia para o ensino de álgebra no EF II(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-14) Leão, Weliton da Silva; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4602902468636381; Carvalho, José Teófilo de; Donadon-Leal, José Benedito; Sousa, Gasperim Ramalho deEsta pesquisa versa sobre a construção de ideias matemáticas em uma aula investigativa explorando as linguagens algébrica e poética, por meio da forma poética “Aldravia”, para o ensino de Álgebra no Ensino Fundamental II. Esse tópico foi investigado com o objetivo de verificar se e como os alunos do curso de Educação Básica, experimentam ideias matemáticas, relacionando a linguagem algébrica com a linguagem poética. Como objetivos específicos, foram (1) Verificados tipos de atitudes, questionamentos e/ou reflexões entre os alunos, a proposta apresentada gera; (2) observação de como os estudantes conduziram a investigação ao interagirem com poemas Aldrávicos; (3) constatar, a partir das discussões e produções dos alunos, se e como as investigações contribuíram (ou não) para gerar ideias matemáticas; (4) verificar, se e como, os alunos utilizavam-se das duas linguagens (algébrica e poética), para significar os conceitos explorados. A fundamentação teórica deste trabalho tem como pilares as noções de letramento matemático; de etnomatemática; de tradução intersemiótica; das relações entre o domínio da escrita e da leitura e da linguagem para inserção nas relações sociais. A partir da descrição do problema, buscaram-se possibilidades de soluções na literatura. O desenho metodológico da pesquisa consistiu-se de uma aula de investigação matemática após a qual o processo de interação dos estudantes foi abordado em entrevista que evidenciou questionamentos e reflexões que a proposta gerou entre os alunos. Como resultado da pesquisa, constatou-se que a semiótica pode ser um importante instrumento para o professor de matemática usar a literatura/poesia como aliadas para o desenvolvimento de letramento, de numeramento e de aplicações sociais significativas da Matemática.