Mestrado em Estudos de Linguagens
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Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Assunto "Análise do discurso"
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Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item Edição televisiva: análise discursiva de estratégias de uma mídia feminista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-23) Maia, Marcos; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/7513085988579111; Mendes, Simone de Paula dos Santos; Arão, Lílian Aparecida; Parreiras, Vicente AguimarEste estudo apresenta uma análise discursiva sobre as estratégias de edição de um programa feminista, partindo da produção do "Programa Mulhere-se", da "Rede Minas de TV", uma TV pública do Estado de Minas Gerais. Foi proposto um estudo de caso sobre um episódio representativo do programa, que aborda o manifesto "Uma por minuto" em que seis entrevistadas, se revezam em declarações a respeito do assunto, construindo, portanto, as projeções etóticas e seus imaginários nas falas. Nos interessa entender também o modo de organização discursiva do episódio, conforme o tratamento dado pela edição. Para entendermos as escolhas e estratégias de edição, vamos analisar, com as mesmas categorias de análise, o material bruto referente ao episódio em questão. Partimos do referencial teórico e metodológico da análise de discurso, a partir da Semiolinguística de Charaudeau (2010), de onde selecionamos como principais categorias de análise, os imaginários sociodiscursivos e os modos de organização discursiva, além da categoria do ethos, a partir de Maingueneau (2014). Buscamos entender as diferenças marcantes entre o material bruto e o material editado para encontrar pistas sobre alinhamento ideológico ou as possíveis identificações feministas, pois o Programa Mulhere-se, conforme divulgação, considera-se o primeiro programa feminista do Brasil. Sendo os feminismos, múltiplos e diversificados, possuindo diversas correntes de pensamento e práticas, qual a imagem de feminismo e de feminista que é projetada por essa mídia feminista? Para nos aproximarmos da resposta, analisamos tanto as falas das entrevistadas, quanto o enredamento dado no episódio editado. Ao buscar entender se o discurso do programa abarca a multiplicidade de representações e vozes, chegamos à conclusão de que há uma tendência a alguns feminismos específicos e de que se evitam outros, assim como podemos perceber que as crenças, experiências e saberes são mobilizados de forma a legitimar certas falas e a construir um argumento. Além do referencial teórico e metodológico, abordamos também o conhecimento produzido sobre os feminismos, sobre televisão e sobre os processos de edição televisiva.Item Efeito de representatividade: a formação dos processos de identificação de meninas negras por meio dos efeitos da representatividade na rede social e sua importância(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-02-22) Marques, Camila da Conceição; Moreira, Carla Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7941994866135686; http://lattes.cnpq.br/7549378083481089; Moreira, Carla Barbosa; Amorim, Márcia Fonseca de; Cestari, Mariana JafetA partir da crescente cobrança por representatividade e diversidade em diversas esferas da vida social e midiática, nossa pesquisa tem como finalidade investigar os efeitos dessa mesma cobrança conforme seus frutos na construção da identidade de meninas negras. Mais especificamente, por meio da análise de posts nos perfis do Instagram de Aline Aguiar e Maria Júlia Coutinho, ambas jornalistas e mulheres negras, analisamos o efeito originado a partir da posição discursiva gerada entre elas e as meninas em um momento de crescente ascensão e protagonismo de suas carreiras. Esse mesmo resultado, nomeado como efeito de representatividade, é percebido na medida em que observamos que a presença de ambas as jornalistas valida de forma positiva os processos de identificação dessas meninas. Em um país racista e desigual com o Brasil, o crescimento de mulheres negras atuando em profissões de destaque e prestígio é a prova de que uma outra realidade é possível, sendo a representatividade uma ferramenta real para, conforme afirma Souza (2021), a geração de processos de identificação positiva da pessoa negra com a sua negritude. Desenvolvendo a pesquisa, percebemos, por exemplo, que a presença das jornalistas fez com que essas meninas passassem a gostar de seus próprios cabelos, fortalecendo a sua autoestima. Para sustentarmos os argumentos apresentados ao longo da pesquisa, recorremos aos conceitos, termos e estudos comuns à Análise do Discurso: a memória discursiva (Pêcheux, 2014), a ideologia e tudo que a envolve (Althusser, 1985), a formulação e circulação de sentidos (Orlandi, 2008) e outros. Além disso, recorremos a autores ligados à formação do inconsciente (Lacan, 1999). Uma pretensão desta pesquisa está em entender como o racismo ocorre e afeta toda a sociedade de uma maneira estrutural (Almeida, 2019), gerando profundas desigualdades (Gonzalez; Hasenbalg, 1982). A apresentação de dados estatísticos ao longo da pesquisa enumera e contemporiza o trabalho acadêmico.Item Máfia Azul: as imagens discursivas dos líderes da torcida organizada(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-29) Alvarenga, Thiago Madureira de; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/4746944995248173; Arão, Lílian Aparecida; Moreira, Carla Barbosa; Campos, Priscila Augusta Ferreira; Silva, Renato Caixeta daNesta dissertação, temos por objetivo analisar as imagens de si - o ethos, segundo Maingueneau (2008) e Amossy (2005) - no discurso de líderes da torcida organizada Máfia Azul, maior organizada ligada ao Cruzeiro Esporte Clube, a partir do depoimento do fundador, Eder Toscanini, dolíder nos anos 2000,o francês Jean Marc Gougeuil,e do mandatário atual, Daniel Sales. Como as organizadas têm espaço escassona mídia (LOPES, 2012), entendemos que era necessário dar voz aos dirigentes da Máfia Azul, entrevistando-os, reconstituindo momentos de suas vidas. Os líderes do passado e do presente foram selecionados porque os principais membros da organizada são referências, tendo forte ascendência sobre os outros integrantes. Com os dados coletados, os discursos foram divididos em cinco eixos: violência, representação midiática dos torcedores organizados, elitização do futebol, afirmação de identidades e ideologia e doutrina. O quadro teórico-metodológico utilizado foi constituído de acordo com as contribuições da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1983; 1996;2001; 2004; 2008), e no entendimento da pesquisadora mineira Ida Lúcia Machado (2009; 2014; 2019; 2017) sobre a união desta teoria à Narrativa de Vida. Para análise, três operadores foram selecionados: (i) imaginários sociodiscursivos, cuja função é a representação dos acontecimentos da vida, segundo o pesquisador Charaudeau (2007); (ii) efeitos patêmicos, com o objetivo de identificar as emoções como uma estratégia discursiva, também com base em Charaudeau (2010); e (iii) subjetivemas (afetivos e axiológicos), para pontuar as marcas e avaliações dos sujeitos no discurso, porKerbrat-Orecchioni (1997). A junção dos três conceitos contribuiu para pensar os possíveis ethé dos líderes da torcida organizada. Por meio da análise, apesar da diferença entreas gerações, encontramos imagens em comum dos torcedores em cada um dos eixos de análise. Os líderes da Máfia Azul sugerem imagens de agressivos e viris (embora em muitas vezes preguem a paz) no eixo violência, prejudicados e vítimas da cobertura midiática, frustradoscom a elitização do futebol, fanáticos quando observamos o segmento afirmação de identidades e fieis à torcida organizada e aos seus valores na parte ideologia e doutrina.Item Mecanismos de responsabilização enunciativa: estudo das modalizações no gênero Boletim de Ocorrência produzido em instância formativa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-04-24) Arantes, Rita Eloísa Pereira; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/0320785925664919; Lopes, Maria Ângela Paulino Teixeira; Ribeiro, Luiz Antônio; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Pereira, Maria do Rosário AlvesO tema desta pesquisa é a subjetividade enunciativa. O seu objetivo geral é analisar, na materialidade do texto escrito, as marcas linguísticas responsáveis por explicitar avaliações ou comentários formulados acerca de elementos do conteúdo temático, com base na hipótese de que todo texto empírico é marcado por traços linguísticos representativos das decisões tomadas pelo agente-produtor, desencadeadas pela situação comunicativa. Para tanto, as unidades linguísticas modalizadoras foram analisadas como indícios das representações dos enunciadores, na elaboração do gênero textual Boletim de Ocorrência produzido em instância formativa (escola militar). Os textos que fizeram parte do corpus foram produzidos e coletados em duas etapas didáticas distintas: etapas de escrita e de reescrita. Para a análise dos dados, adotamos o quadro teórico e metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), especificamente no que se refere ao terceiro nível da arquitetura textual, ou seja, ao nível dos mecanismos de responsabilização enunciativa. No percurso de análise, objetivamos: a) comparar os textos da etapa inicial com os da etapa final, para identificar se houve aumento, redução, manutenção ou ausência das marcas de modalizações lógicas, deônticas, apreciativas e pragmáticas; b) analisar os movimentos de aumento, redução, manutenção ou ausência das marcas de modalizações nos textos produzidos nas duas etapas, buscando levantar hipótese que justifique as decisões tomadas pelo agente-produtor; c) analisar as contribuições das marcas modalizadoras para a identificação do papel social que o agente-produtor desempenha no ato interlocutivo; d) elencar as estratégias de afastamento enunciativo encontradas no corpus e compará-las com as estratégias de aproximação desencadeadas pelas marcas linguísticas modalizadoras, a fim de obter outros dados que contribuam para o entendimento acerca do processo de construção do perfil social do agente-produtor. Observamos que os textos produzidos, na etapa final, registraram número maior de marcas linguísticas modalizadoras indicativas do perfil social desempenhado pelo agente-produtor no ato interlocutivo e, acima de tudo, forneceram dados importantes para entendermos alguns desdobramentos do processo de produção de um gênero textual (BO) cuja prática de escrita não era conhecida pelos alunos participantes da pesquisa, uma vez que eles ainda estavam em etapa de preparação para a efetiva prática do trabalho militar. Concluímos que as práticas de escrita e reescrita dos textos se mostraram eficientes no processo de construção das habilidades de escrita do gênero Boletim de Ocorrência e que há necessidade de implementar, na disciplina que trabalha o referido gênero, práticas de ensino que levem o aluno a empregar as modalizações como estratégia de produção textual.Item O discurso moral sobre a força legitimador de capturas e batalhas Pokemón: uma análise de discurso multimodal sistêmico-funcional do jogo Pokémon Black(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-16) Almeida, Guilherme de Césaris; Silva, Giani David; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/4967288601483802; Silva, Giani David; Silva, Marcos Arrais e; Pereira, Marcelo La Carreta Enrique López da Cunha; Silva, Renato Caixeta daO objeto deste estudo é o discurso moral sobre a força do jogo Pokémon Black (2011). O principal objetivo é analisar como esse jogo veicula um determinado discurso moral sobre a força que legitima as práticas de captura de pokémon e de batalha com eles. Os objetivos específicos são analisar como o valor da força é representado, acionado em legitimações e ligado a determinado discurso moral. A teoria usada é a análise de discurso multimodal sistêmico-funcional de Van Leeuwen e o método usado é um método histórico-discursivo. O resultado obtido é que o discurso moral sobre a força que legitima a captura e a batalha com pokémon, no jogo Pokémon Black (2011), é provavelmente o discurso moral do budô, veiculado por meio do uso explícito ou implícito, no contexto de cultura do Japão, das seguintes declarações: de que a batalha é um meio de obter, testar e comparar a força física e espiritual; de aprofundar os laços entre os combatentes; de unir-se ao divino; e de agradar os espíritos de mortos.Item Para nunca esquecer : uma análise discursiva de coberturas midiáticas impressas sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-02-05) Câmara, Marco Túlio Pena; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/9431676052052565; Lessa, Cláudio Humberto; Andrade, Antônio Augusto Braighi; Xavier, Mariana Ramalho ProcópioO rompimento da barragem de Fundão da empresa Samarco (Vale/BHP), em 05/11/2015, causou a destruição de Bento Rodrigues, subdistrito pertencente à cidade de Mariana. Devido ao grande impacto da tragédia, equipes jornalísticas de todo o país voltaram suas pautas para realizar a cobertura desse grande acontecimento. A presente dissertação objetiva estudar os contratos subjacentes à produção de cadernos especiais sobre a tragédia, baseando-se no produto final dos jornais O Tempo e Lampião. Para tanto, recorremos a autores do campo da Comunicação para a definição, classificação e caracterização do conceito de Acontecimento (ANTUNES, 2008; FRANÇA, 2012; QUÉRÉ, 2012; DOSSE, 2013) e a noção de Enquadramento, tanto no Jornalismo (PORTO, 2004; GUTMANN, 2006), quanto na Análise do Discurso (CORTEZ, 2013; EMEDIATO, 2013; CHARAUDEAU, 2015). Como aspecto teórico-metodológico, nossa pesquisa se ampara na Análise do Discurso por meio da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2001; 2005), e na gestão de pontos de vista (RABATEL, 2013; KOCH; CORTEZ, 2015). Para nos auxiliar na elaboração dos aspectos referentes ao Contrato de Comunicação (CHARAUDEAU, 2015) que os veículos seguem, realizamos entrevistas com as editoras responsáveis pelos jornais, a fim de identificar as condições de produção e orientações editoriais que culminaram na elaboração dos cadernos especiais a partir de seus respectivos enquadramentos e pontos de vista representados pelos locutores-jornalistas. A partir das análises, podemos considerar a cobertura local do jornal Lampião, com enquadramento marcado pela responsabilização da tragédia; e a cobertura nacional do jornal O Tempo, com foco nas consequências ambientais decorrentes do rompimento da barragem. Com isso, esperamos contribuir para a reflexão acerca da produção de cadernos especiais e de jornal-laboratório, apontando características subjacentes aos contratos que os regem, considerando, portanto, as condições de produção e os aspectos linguístico-discursivos que perpassam as produções jornalísticas.Item Pavões e pardais: análise do discurso de entrevistas com atores do futebol de várzea de Belo Horizonte/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Oliveira, Antônio Marcel Dias de; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Vecchio, Pollyana de Mattos Moura; http://lattes.cnpq.br/6126068549062032; http://lattes.cnpq.br/2031878470909116; http://lattes.cnpq.br/3254478968730657; Guimarães, Gustavo Cerqueira; Lessa, Claudio HumbertoEsta pesquisa investiga narrativas de vida de seis indivíduos envolvidos com o futebol amador de Belo Horizonte-MG, utilizando a Análise do Discurso (AD) de linha francesa como base teórica. Exploram-se os imaginários sociodiscursivos presentes nas falas dos entrevistados, analisando semelhanças, diferenças e o ethos discursivo que permeia essas narrativas. O estudo destaca como o futebol de várzea se constitui como um elemento importante na vida social e cultural dessas comunidades, contribuindo para a união, o lazer e o enfrentamento de problemas sociais, como a violência e o tráfico de drogas. Em relação à análise do ethos, os resultados mostram um espectro em que os entrevistados se projetam ora mais como protagonistas daquilo que consideram como grandes feitos no futebol amador (pavões), ora mais como coadjuvantes desses feitos (pardais). A dissertação também sugere a relevância de políticas públicas que valorizem e invistam no futebol amador, dadas as suas contribuições para o desenvolvimento social nas periferias de Belo Horizonte.Item Representações sociais do professor: análise semiolinguística de discurso propagandista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-05) David, Heuler Jesus; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/5154686772777552; Arão, Lílian Aparecida; Parreira, Vicente Aguimar; Rolim, WilianeO objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio da Análise de Discurso de linha francesa, as representações dos professores no discurso das propagandas veiculadas pela mídia televisiva no Brasil através dos canais de TV: Rede Globo, TV Escola e Canal Futura. Nossa metodologia consistiu em estudar os conceitos, principalmente, de situação de comunicação, contrato comunicacional, modos de organização do discurso e imaginários sociodiscursivos, a partir da Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2004, 2008 (2), 2010, 2010 (2)). Também abordamos as noções de estereótipo e ethos, segundo Amossy (2014), e de representações sociais, por Moscovici (2003). De acordo com nosso estudo, a propaganda estudada é um gênero de discurso que veicula imagens sobre professores, construídas sobre representações, Reforçando certos imaginários sociodiscursivos sobre os professores no Brasil. Como resultado, foi possível verificar que as propagandas não criam representações, mas se aproveitam das representações existentes em nosso imaginário social. Sua função seria fazer veicular as representações nesses imaginários, colaborando para a permanência dessas no meio social.