Mestrado em Estudos de Linguagens
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Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Assunto "Escrita"
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Item Ciência POP: divulgação científica no Youtube sob a perspectiva da sociossemiótica e da gramática do design visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-07) Barbosa, Virgínia Graziela Fonseca; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/0008627478755038; Silva, Rogério Barbosa da; Costa, Verônica Soares da; Silva, Renato Caixeta daNeste trabalho, procuramos entender o atual contexto da linguagem e das comunicações a partir das configurações do mundo digital. Sobretudo, consideramos a prevalência do visual neste momento histórico, configurando uma nova "escrita", em que o paradigma alfanumérico passa a compartilhar espaço com outro formato mais complexo e híbrido. Para tanto, usamos como objeto de pesquisa o gênero multimodal vídeo de Divulgação Científica no YouTube. Nosso referencial teórico passa pelas considerações de Flusser sobre o futuro da escrita, pelas elucubrações de Jenkins quanto à cultura da convergência, e culmina nas análises baseadas na Sociossemiótica e na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. A partir das análises de dois canais brasileiros de Divulgação Científica no YouTube (Nunca vi 1 cientista e Arqueologia pelo mundo), procuramos entender como se dá a construção de sentidos nessas produções multimodais, considerando, especialmente, a metafunção interacional. O levantamento aponta para a relevância do uso de estratégias visuais, a exemplo do enquadramento, imagens e textos visuais, capazes de facilitar o entendimento e criar envolvimento com o espectador, além do uso de recursos da comunicação face a face, como gestos e expressões faciais. Mostra-se inegável ainda a importância dos conhecimentos técnicos relacionados à produção, edição e distribuição do material por parte das cientistas que conduzem os canais estudados, contrariando a ideia comumente alardeada quanto à facilidade de uso e o caráter democrático das ferramentas digitais. Da mesma forma, no que diz respeito ao público em geral, a expansão dessas formas comunicativas não foi acompanhada por um letramento digital satisfatório ou por políticas efetivas de democratização. Assim, em tempos de negacionismo e de fake news, as estratégias facilitadoras adotadas pelas cientistas do corpus aqui investigado apontam um caminho possível para a aproximação entre o conhecimento científico e a população.Item Ciência pop: divulgação científica no Youtube sob a perspectiva da sociossemiótica e da gramática do design visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-07) Barbosa, Virgínia Graziela Fonseca; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/0008627478755038; Costa, Verônica Soares da; Silva, Renato Caixeta daNeste trabalho, procuramos entender o atual contexto da linguagem e das comunicações a partir das configurações do mundo digital. Sobretudo, consideramos a prevalência do visual neste momento histórico, configurando uma nova “escrita”, em que o paradigma alfanumérico passa a compartilhar espaço com outro formato mais complexo e híbrido. Para tanto, usamos como objeto de pesquisa o gênero multimodal vídeo de Divulgação Científica no YouTube. Nosso referencial teórico passa pelas considerações de Flusser sobre o futuro da escrita, pelas elucubrações de Jenkins quanto à cultura da convergência, e culmina nas análises baseadas na Sociossemiótica e na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. A partir das análises de dois canais brasileiros de Divulgação Científica no YouTube (Nunca vi 1 cientista e Arqueologia pelo mundo), procuramos entender como se dá a construção de sentidos nessas produções multimodais, considerando, especialmente, a metafunção interacional. O levantamento aponta para a relevância do uso de estratégias visuais, a exemplo do enquadramento, imagens e textos visuais, capazes de facilitar o entendimento e criar envolvimento com o espectador, além do uso de recursos da comunicação face a face, como gestos e expressões faciais. Mostra-se inegável ainda a importância dos conhecimentos técnicos relacionados à produção, edição e distribuição do material por parte das cientistas que conduzem os canais estudados, contrariando a ideia comumente alardeada quanto à facilidade de uso e o caráter democrático das ferramentas digitais. Da mesma forma, no que diz respeito ao público em geral, a expansão dessas formas comunicativas não foi acompanhada por um letramento digital satisfatório ou por políticas efetivas de democratização. Assim, em tempos de negacionismo e de fake news, as estratégias facilitadoras adotadas pelas cientistas do corpus aqui investigado apontam um caminho possível para a aproximação entre o conhecimento científico e a população.Item Do fandom para a sala de aula: uma proposta de escrita colaborativa envolvendo fanfictions(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-20) Jesus, Lucas Mariano de; Ribeiro, Ana Elisa; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/3292570916535656; Paiva, Francis Arthuso; Moreira, Paula Renata Melo; Aoki, Raquel Lima de AbreuAs fanfictions podem ser definidas como histórias ficcionais criadas, editadas e publicadas por fãs nos chamados fandoms. Os interessados por essa prática escrevem colaborativamente e criam narrativas que conjugam diferentes linguagens. Desse processo de escrita emergem estratégias de edição de textos que contribuem na manutenção e propagação das histórias publicadas. Tais estratégias foram usadas como base para a criação de uma dinâmica de escrita colaborativa de contos, a qual foi proposta e executada em uma turma de estudantes da área de Letras de uma instituição federal de ensino. Portanto, nesta dissertação são analisados os contos produzidos pelos alunos participantes da atividade, bem como suas percepções em relação a adaptação dessa prática, com o objetivo de investigar se a hipótese que considera viável a transposição dos processos de produção de fanfictions para sala de aula pode ser confirmada. Os pressupostos metodológicos seguem as orientações de Minayo (2007) e Hissa (2012) a respeito das pesquisas e metodologias criativas. O referencial teórico deste estudo apoia-se principalmente em teóricos que versam sobre as fanfictions (ALVES, 2015; PARIS, 2018; JENKINS, 2015; VARGAS, 2005), os Novos Letramentos (SOARES, 2004; KLEIMAN, 2010; ROJO, 2009; STREET, 2012) e Escrita Colaborativa (PINHEIRO, 2011; CARVALHO, 2015; PAIVA, 2014; LOWRY, 2004). Os resultados gerados pela pesquisa e suas análises evidenciam que uma estratégia de escrita colaborativa baseada nos modos de produção das fanfictions é uma ferramenta pedagógica eficiente, pois contribuiu de forma significativa para a produção textual dos alunos envolvidos. As conclusões também apontam que as interações variadas entre os estudantes, proporcionadas pelas etapas da dinâmica, remodelaram suas posturas diante dos processos de escrita colaborativa, no sentido de gerar um maior engajamento na produção dos textos. Um ciclo de produção textual, fruto das interpretações construídas pela pesquisa, também contribui para a confirmação da hipótese desta pesquisa, mostrando que é viável transpor os processos de produção de fanfictions para a sala de aula e obter resultados significativos.Item Ensino de produção escrita pelos professores de inglês da rede pública de ensino de Belo Horizonte, considerando o material didático(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-04-28) Silva, Charles André da; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/3952779385546421; Parreiras, Vicente Aguimar; Repolês, Maria Catarina PaivaEste estudo almeja compreender o ensino de produção escrita em inglês como língua estrangeira, considerando o material didático usado pelos professores nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME/BH). Compreender a visão de ensino dos professores e os materiais didáticos que eles usam para ensinar essa habilidade pode contribuir com o ensino de produção escrita, suprindo a carência de trabalhos na área e evidenciando a importância do ensino dessa habilidade. Nesse sentido, a investigação desse ensino na RME/BH, se atentando para os materiais didáticos utilizados, é o objetivo principal desta dissertação. Os instrumentos utilizados para alcançar o objetivo supracitado são questionário semiaberto e entrevista semiestruturada. Vinte e três participantes responderam o questionário, e dois deles responderam a entrevista. Os dados foram analisados à luz das teorias que abordam tanto o ensino da escrita como os Sistemas de Avaliatividade (Martin e White, 2005) e de Ideação (MARTIN e ROSE, 2007) baseados na Linguística Sistêmico-Funcional. Além disso, os estudos sobre materiais didáticos foram considerados. A análise dos dados segue os objetivos específicos: 1) identificar a visão de produção escrita e seu ensino, 2) verificar o uso das atividades de produção escrita do material didático (MD) advindo do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) ou MD de elaboração própria, 3) identificar os motivos para uso do MD e sua avaliação, 4) descrever as atividades do MD do PNLD e MD de elaboração própria. Os resultados mostram que não há como precisar as abordagens teóricas usadas por todos os professores, já que somente dois participaram das entrevistas e deram mais detalhes das suas práticas de ensino. Além disso, a maioria dos professores revela que usa ambos materiais didáticos - MD do PNLD e MD que elaboram - para ensinarem produção escrita. Na maioria das vezes, usam o material do PNLD com algumas adaptações ao seu contexto de atuação. Essas adaptações são necessárias porque a maioria avalia as atividades propostas pelo LD como complexas e extensas para os alunos. Essa apreciação negativa impede a aplicação direta em suas aulas. Por outro lado, o material que elaboram possui atividades que têm avaliação positiva porque são simples, curtas e adequadas aos alunos que atendem. Para elaborarem atividades para serem usadas em suas aulas, os docentes usam a internet como principal fonte, além de outros materiais impressos. Por fim, a pesquisa revela que o MD do PNLD é um aliado do professor no fazer pedagógico e que os materiais que ele produz, sem a merecida visibilidade, mostram sua agência no ensino de produção escrita em inglês. Espera-se que este estudo ajude compreender o ensino dessa habilidade na RME/BH e dê visibilidade à agência dos professores que atuam nas salas de aula, já que o ensino dessa habilidade linguística acontece por meio dos seus esforços em elaborar atividades que atendem seus alunos ou adaptarem as propostas de atividades apresentadas no MD advindo do PNLD.Item Vaga luz da escrita: memória, documento e instinto no Diário da Peste, de Gonçalo M. Tavares(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-09) Monteiro, Isabela Mendonça de Carvalho; Silva, Rogério Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/9898919028389267; Silva, Rogério Barbosa da; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Costa, Erick Gontijo; Lopes, Luiz Carlos GonçalvesEste trabalho aborda a construção da memória no Diário da Peste, de Gonçalo Tavares, obra publicada virtualmente ao longo de noventa dias consecutivos – de março a junho de 2020 – e impressa em 2021 sob o título Diário da Peste – O Ano de 2020. Escrito durante o isolamento em função da pandemia de 2020, o Diário da Peste registra não apenas os dias, mas consigna, simultaneamente, pensamentos sobre a obra, sobre os acontecimentos e sobre a vida daquele que escreve. Buscou-se mostrar como esse diário, impulsionado por um acontecimento mundial, opera como uma espécie de arquivo, de memória do mundo, não se restringindo ao cotidiano de Gonçalo Tavares – como a utilização da palavra "diário" talvez leve a crer. A partir de aspectos relacionados à memória, ao documento e à vivência daquele momento, pretende-se apresentar o modo como eles aparecem e são articulados nos textos do Diário da Peste, para então aproximá-los da teoria do arquivo de Jacques Derrida, presente em Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tal aproximação visa a estabelecer uma ligação entre os processos de criação e arquivamento digital do Diário da Peste como fatores significativos para a produção literária. Esta proposta vincula-se à Linha IV – Edição, Linguagem e Tecnologia – do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING) por almejar, com essa abordagem, proceder a uma reflexão e a um possível avanço no estudo das relações culturais e sociais que permeiam a discursividade dos processos criativos e de edição das linguagens contemporâneas.