Mestrado em Estudos de Linguagens
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Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Assunto "Letramento"
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Item Cartossemiótica do gênero mapa: por um letramento cartográfico nas escolas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-03-01) Lima, Jean Cássio; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/7524090039777084; Ribeiro, Luiz Antônio; Batista, Natália Lampert; Silva, Romerito Valeriano da; Silva, Renato Caixeta daNesta pesquisa discute-se sobre Cartografia Escolar. A proposta foi investigar como os pressupostos do letramento cartográfico, implícitos na BNCC para o segmento Ensino Médio, são explorados em mapas de uma coleção de livros didáticos do componente curricular Geografia. Isso porque, com os avanços da discussão sobre a Cartografia Escolar, a promulgação da BNCC e a reforma do Ensino Médio, espera-se que os livros didáticos aprovados pelo PNLD se distanciem das até então corriqueiras práticas de predomínio de alfabetização cartográfica e do ensino do mapa pelo mapa. Durante a pesquisa, pensou-se a representação cartográfica em mapas por seu caráter de gênero discursivo e de gênero textual, ou seja, a partir de sua ideia de enunciação. Esses mapas foram analisados pelo viés da cartossemiótica a partir da Gramática do Design Visual. Diante disso, foram relacionados autores das áreas da Cartografia, Linguagens e Ensino. Como resultado, percebe-se que os livros didáticos têm reformulado sua forma de abordar a Cartografia Escolar. Cada vez mais os mapas aparecem contextualizados com problemas reais, em textos multimodais e com propostas que possibilitam a promoção de alfaletramento. Com isso, essa pesquisa reforça a importância de um livro didático em consonância com a literatura e com a legislação. Mas, para além disso, a valorização da carreira do professor e de sua educação continuada para que ele acompanhe os avanços das discussões sobre Cartografia Escolar e outros temas que lhe competem o ensino. Também, que tenha condições dignas de trabalho que lhe possibilitem potencializar o uso de um bom livro didático.Item Letramento literário: o desenvolvimento de projetos de ensino por meio de aldravias(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-11-18) Silva, Marcos Felipe da; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/4423533631590718; Ribeiro, Luiz Antônio; Souza, Cláudia Mara de; Parreiras, Vicente Aguimar; Leal, José Benedito DonadonEsta pesquisa está vinculada à linha III - Linguagem, Ensino, Aprendizagem e Tecnologia e teve como objetivo refletir sobre a formação do leitor literário na educação básica por meio de projetos de ensino. Em sua essência, ela visou à reflexão sobre a aplicação de um projeto de leitura e produção de aldravias intitulado Aldravilhando, implementado em uma escola da rede pública municipal de ensino de Santa Bárbara-MG. Aldravias são poemas sintéticos, de apenas seis versos univocabulares. Elas dispensam as rimas, as pontuações gráficas e as métricas, fazem uso de metonímias, bem como mantêm foco no discurso e na construção de significados por parte do leitor. A pergunta-chave que norteou a pesquisa foi: como um projeto de ensino com foco na leitura e na produção de aldravias pode contribuir para a formação do leitor literário? A hipótese subjacente à pesquisa é que a mediação pedagógica por meio das aldravias pode contribuir para a formação do leitor literário. Foi elaborado um quadro de referências teórico-metodológicas que nos permitiu compreender a importância da literatura e do letramento literário para a formação do sujeito leitor. Para a concretização deste estudo, primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica, com vistas a traçar um panorama sobre pesquisas realizadas no âmbito de letramento literário e de estudos sobre aldravias. Em seguida, buscou-se refletir sobre essas temáticas à luz de autores como Candido (1995), Barthes (1995, 1996, 2003), Compagnon (2009), Soares (2002, 2004, 2006, 2009), Cosson (2011, 2018, 2019), Leal (2013) e Donadon-Leal (2001, 2002, 2003, 2009, 2010, 2012, 2018). A metodologia de pesquisa utilizada é de caráter qualitativo, baseada na análise das etapas e sequências didáticas desenvolvidas durante um projeto de leitura, além dos recursos didático-pedagógicos, resultados e publicações alcançados com o projeto. Pesquisas com essa abordagem se justificam pois pouco se sabe ainda sobre o uso de aldravias no ambiente de formação de leitores. Além disso, ganha relevo o desenvolvimento do letramento literário por meio de projetos de ensino, com destaque para o protagonismo do aluno, a mediação pedagógica e a participação da comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados alcançados por meio da catalogação dos dados do projeto Aldravilhando evidenciaram que houve contribuições dessa prática pedagógica tanto para o desenvolvimento do letramento literário quanto para o processo de humanização dos alunos da educação básica de uma escola pública municipal.Item Não nos ignorem: representações discursivas sobre as juventudes em livro didático destinado à educação de jovens e adultos ensino fundamental(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-05-06) Nascimento, Rosilene Maria; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/8657857656340206; Ribeiro, Luiz Antônio; Azeredo, Luciana Aparecida Silva; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Oliveira, Heli Sabino deEsta pesquisa propôs-se a compreender como as juventudes na faixa etária entre 15 e 24 anos são representadas discursivamente nos livros didáticos da Educação de Jovens e adultos (EJA), já que estes estudantes compõem mais de 60% das matrículas, conforme o último IBGE/2018. Chamamos a atenção para o fato de que, embora haja acesso, não há permanência dos estudantes em turmas iniciais e em turmas diploma-conclusão, conforme aponta Rojo (2001, p. 28). A exclusão escolar se evidencia pela reprovação, pela evasão ou por poucos avanços na aprendizagem, entre outras razões. Decidimos analisar os livros didáticos que circulam nas turmas da EJA, para observarmos a sua contribuição neste processo de prática social excludente. Nosso corpus foi o Livro EJA MODERNA, 2013, anos finais, aprovado no último PNLD/EJA/2014, em específico, os capítulos destinados à disciplina Língua Portuguesa. Através da abordagem qualitativa, ancoramos a pesquisa na base teórica da Análise Crítica do Discurso, proposta por Fairclough (2001); e na base analítica da Decolonização da Análise crítica do discurso, sob a égide do pensamento de Resende (2019). Também sustentados pelos letramentos críticos de Paulo Freire (2015) Soares (2017), Monte Mór (2018), Street (2014), compreendemos a visada autoidentitária das juventudes através das mais variadas práticas sociointeracionais. Para compreensão das juventudes, tomamos como base os estudos teórico-críticos das juventudes de BH efetivados por Dayrell (2003), Da silva (2007) e Arroyo (2018), (2019), (2020). Construímos um quadro de análise decolonial, interrogando-nos sobre as práticas decoloniais de expurgo do outro e silenciamento do corpo e vozes das juventudes que não são representadas discursivamente, através de textos escritos, imagens ou do próprio letramento comum utilizado. Consideramos, como Bagno (2015), que o ensino gramatical presente nesses livros compõe a lógica da exclusão à aprendizagem. Os resultados sinalizam que a proposta pedagógica sistematizada nos livros didáticos para o ensino de leitura, escrita e oralidade privilegia a naturalização, o eufemismo e uma abordagem monolinguística centrada na norma culta. Em contrapartida, exclui do debate a cultura, os valores, as necessidades essenciais e os anseios das juventudes negras, periféricas, que constituem o maior público da EJA. A importância desta pesquisa reside na reflexão sobre os letramentos críticos e nos estudos decoloniais como forma de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça social. Na conclusão, sugerimos novas pesquisas com novos atores sociais e defendemos a urgente necessidade de lutarmos por uma pedagogia com base nos letramentos críticos para a EJA, que em vez da omissão assume o lugar da transformação e da potencialização.Item Uso dos dispositivos digitais no processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-pandemia COVID-19(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-11) Bittencourt, Salete Mamedes; Ribeiro, Luiz Antônio; http://lattes.cnpq.br/0200464870006735; http://lattes.cnpq.br/5272612835549328; Ribeiro, Luiz Antônio; Souza, Rômulo Francisco de; Parreiras, Vicente Aguimar; Souza, Claudia Mara deNesta pesquisa propomos investigar o uso efetivo dos equipamentos digitais (tablet, Chromebook, Datashow, computador e lousa digital) por parte dos professores do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Belo Horizonte no período pós-pandemia COVID-19. Nossa intenção é avaliar se a metodologia utilizada pelos professores considera o estudante como protagonista do ensino-aprendizagem e se as atividades pedagógicas desenvolvidas incluem pesquisas, experimentação e compartilhamento característicos das metodologias ativas. O aporte teórico estudado constitui-se da teoria dos letramentos, conforme Soares (2001), Kleiman (2014), Coscarelli & Ribeiro (2017); Rojo & Moura (2012); e Cazden et al. (2021); bem como a teoria das metodologias ativas, conforme Bacich (2015) e Moran (2015, 2017). Os resultados demonstraram que houve avanços na disponibilidade de equipamentos digitais na escola, bem como acesso à internet para a melhoria do uso das tecnologias digitais no contexto escolar, mas ainda é preciso avançar principalmente considerando um amplo investimento por parte do poder público na rede de wi-fi. Foi constatado, por meio dos relatos dos professores na entrevista, que a maioria não desenvolve o letramento digital dos estudantes, tampouco o ensino híbrido envolvendo metodologias ativas, mas têm interesse e veem a necessidade de mudar, porém ainda se sentem inseguros por não dominar totalmente os usos das tecnologias digitais e ter um conhecimento mais profundo quanto ao ensino híbrido e sua abordagem na prática. Percebe-se a necessidade de um olhar das políticas públicas em considerar as formações no "chão da escola" proporcionando um avanço necessário na prática pedagógica dos professores.