Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)
URI Permanente desta comunidade
Nesta coleção, você encontrará uma vasta gama de TCCs elaborados pelos alunos de graduação, cobrindo diversas áreas de conhecimento. Esses trabalhos representam o esforço e a dedicação dos nossos estudantes ao longo de seus cursos, refletindo o alto nível de ensino e aprendizado do CEFET-MG.
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação) por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 39
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância dos controles tecnológico e de qualidade na engenharia civil: estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-16) Araujo, Luana Abreu; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; http://lattes.cnpq.br/0291231523195373; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; César, Cristina GuimarãesObras de engenharia civil de qualidade e que garantam satisfação ao cliente, além de segurança e conforto, devem se embasar em inspeções técnicas de materiais e serviços durante o ciclo completo da construção aplicáveis às tipologias construtivas. A neglicência destas inspeções podem acarretar em inúmeros impactos negativos, tais como manifestações patológicas, geração de resíduos de construção com retrabalhos e gastos com materiais e mão de obra para remediar falhas que poderiam ter sido prevenidas. Assim sendo, este Trabalho de Conclusão de Curso abordou sobre a importância de realizar controles tecnológico e de qualidade em obras de engenharia civil, visando o atendimento a requisitos técnicos, econômicos e ambientais. Como embasamento, foi apresentado o estudo de caso a obra pública do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), localizado na cidade de Elói Mendes, Minas Gerais. Abordou-se sobre os ensaios especificados para a realização durante a execução de infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura, os processos de fiscalização, a interpretação e aplicabilidade dos resultados emitos por laudos. Os serviços de controles tecnológico e de qualidade apresentados incluem a inspeção dos parâmetros do solo para os aterros e acompanhamento da compactação entre camadas, testes de integridade das estacas e controles tecnológicos de concreto. Os custos atribuídos a realização de todos os controles tecnológicos especificados corresponderam a 1,48% do valor global da obra, ou seja, além de importantes para a qualidade final, constituem um baixo investimento em comparação aos inúmeros benefícios. Portanto, ao se abordar a importância da realização de controles tecnológico e de qualidade em obras de engenharia civil, buscou-se a quebra de paradigmas quanto a possíveis entraves técnicos e econômicos que possam dificultar a adoção destas práticas por futuros e atuais profissionais de engenharia civil.Item Acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida: estudo de caso em edifícios residenciais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-04) Chagas, Layene Christine Rosa; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; http://lattes.cnpq.br/0585160540784115; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Guia, Luiz Pinheiro da; Urashima, Denise de CarvalhoConstruir espaços acessíveis é uma obrigação legal, bem como uma questão de ética e cidadania. É responsabilidade de engenheiros e arquitetos construir e adequar os ambientes, com o intuito de garantir a toda a população a liberdade de acesso e usufruto, conforto e dignidade. Neste contexto, este Trabalho de Conclusão de Curso aborda os requisitos de acessibilidade arquitetônica a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida preconizados pelas normas regulamentadoras brasileiras. Além disso, apresenta um referencial histórico de leis e decretos que possuem poder legal superior às normas. Como estudo de caso, realizou-se Avaliações Pós Ocupacionais (APO) em três empreendimentos, do tipo condomínios residenciais multifamiliares, localizados nas cidades de Varginha e Três Corações, Minas Gerais, com o objetivo de verificar o cumprimento dos requisitos normativos e avaliar proposições de intervenções. Os requisitos avaliados foram em função de parâmetros antropométricos; informação e sinalização; acessos e circulação; rampas, escadas e degraus isolados; portas e janelas; banheiros; guarda-corpos e piso tátil. Como principais resultados, a pesquisa identificou descumprimentos de requisitos normativos comuns entre os empreendimentos analisados. Dentre estes, destacamse vão livre das portas, espaço de circulação e manobra de acesso aos cômodos, rampas e escadas externas com inadequações de acessibilidade, bem como dimensões reduzidas dos banheiros, que dificultam o uso e o acesso. A partir dos resultados, constatou-se a necessidade de maior capacitação e conscientização de construtoras, arquitetos e engenheiros civis, aliada a uma melhor compreensão das normas de acessibilidade. Tais esforços garantem ambientes verdadeiramente inclusivos, que ofereçam qualidade de vida e autonomia a todas as pessoas, independente de suas atuais condições físicas, intelectuais, sensoriais ou de mobilidade, ou seja, que inclusive considerem adaptações para o envelhecimento e a possibilidade de futuras deficiências, em consonância aos Novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais e os inúmeros esforços para a garantia de cidadania e usufruto dignos a todos os cidadãos.Item Agregados reciclados em concretos para a mitigação de impactos da indústria da construção civil(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-23) Gomes, Henrique Comba; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; http://lattes.cnpq.br/0834470552267258; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; Abreu, Lucas Henrique PedrozoA preservação dos recursos naturais e a busca pelo avanço sustentável tem despertado o interesse de pesquisadores visando obter recursos reutilizáveis. O mesmo ocorre na construção civil pois, além de ser um setor estratégico da economia nacional, é o maior gerador de resíduos sólidos e consumidor de recursos minerais. Os resíduos de construção e demolição (RCD) são passíveis de reciclagem pela obtenção de agregados reciclados advindos de moagens de resíduos em diferentes granulometrias. A incorporação destes agregados reciclados em dosagens de concretos estruturais é uma realidade em países europeus, sendo que no Brasil o seu uso é restrito a concreto não-estruturais. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo abordar a aplicabilidade de agregados reciclados de resíduos de construção e demolição em dosagens experimentais de concreto visando a mitigação de impactos advindos da indústria da construção civil. Foram realizados ensaios laboratoriais de dosagem de concreto com a substituição total de agregados convencionais por reciclados que foram obtidos em uma usina de reciclagem em Varginha. Os resultados foram de grande importância para compreender as propriedades dos materiais reciclados e suas influências em dosagens de concretos. Os principais resultados obtidos foram: menor massa específica do agregado graúdo reciclado em relação aos demais agregados; alto percentual de material pulverulento na areia reciclada e o concreto dosado com substituição total de agregados convencionais por reciclados atingiram resultados de resistência à compressão na ordem de 10 MPa nos primeiros 07 dias e 15 MPa aos 28 dias. A continuidade destas pesquisas deve ser incentivada buscando-se meios de adequar as propriedades dos agregados reciclados e estabelecer critérios de uso para fins estruturais. Assim sendo, ser possível alcançar a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos de aumentar a reciclagem dos resíduos da construção civil a níveis de 25% até o ano de 2040.Item Análise comparativa de custo de uma obra residencial financiada pelo programa minha casa minha vida e valor real de mercado(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-14) Bernardes, Mariana Cristina Delfino; Araújo, Aellington Freire de; Nogueira, Felipe Pires; http://lattes.cnpq.br/1653257251540646; http://lattes.cnpq.br/0598731465954606; Araújo, Aellington Freire de; Nogueira, Felipe Pires; Mendes, Luana FerreiraEste estudo realiza uma análise comparativa de custos entre uma obra residencial unifamiliar financiada pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e o valor real de mercado. A pesquisa, conduzida em Três Pontas/MG, utiliza a tabela SINAPI e um orçamento baseado em cotações locais para avaliar as diferenças nos custos da construção. A metodologia emprega a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) e a Curva ABC para identificar os itens de maior impacto financeiro. O orçamento SINAPI seguiu os parâmetros não desonerados de agosto de 2023, pois essa versão inclui os encargos sociais, tornando a comparação mais precisa e alinhada à realidade dos custos formais da construção. Os resultados demonstram que o orçamento real foi 26,95% menor do que o estimado pelo SINAPI, com as principais discrepâncias observadas nos custos de revestimentos externos (173,54% mais caros no SINAPI) e instalações hidráulicas (77,26% superiores). Em contrapartida, itens como infraestrutura e cobertura apresentaram valores semelhantes. A pesquisa evidencia que a metodologia do SINAPI, embora padronizada, não reflete adequadamente as particularidades econômicas regionais, impactando diretamente o planejamento orçamentário de obras financiadas. Conclui-se que ajustes na base de preços do SINAPI são necessários para melhor representar os custos reais da construção civil em diferentes localidades, favorecendo maior precisão na alocação de recursos e viabilizando financiamentos mais adequados às condições do mercado.Item Análise comparativa de estações elevatórias de esgotocomdiferentes vazões e alturas manométricas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-06) Souza, Thiago Antunes de; Ribeiro Junior, Leopoldo Uberto; Nogueira, Felipe Pires; http://lattes.cnpq.br/1653257251540646; http://lattes.cnpq.br/4244310666833677; Ribeiro Junior, Leopoldo Uberto; Nogueira, Felipe Pires; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Faria, Flávia Castro deO presente trabalho tem como intuito a análise comparativa deestaçõeselevatórias de esgoto com diferentes vazões e alturas manométricas. Asestaçõeselevatórias de esgoto são componentes essenciais em sistemas de saneamentobásico, especialmente em regiões onde a topografia não permite a drenagemporgravidade até a estação de tratamento de esgoto. Com o estudo dereferenciaisteóricos em conjunto com as normas vigentes, pretende-se como desenvolvimentodeste o analisar de um modelo de estação elevatória de esgoto de formasimples,levando em conta parâmetros pré-definidos e critérios estipulados aodecorrerdotrabalho. No referencial teórico abordam-se alguns conceitos quesefazempresentes e necessários para elaboração de projeto de estações elevatóriasdeesgoto, como localização das estações elevatórias, classificações, tiposdebombeamentos, período de projeto, vazões de projeto, bombas, motores, etc. Nametodologia foram adotados parâmetros iniciais para modelagemde03(três)cenários de populações (100/1.000/10.000 habitantes) para alturas manométricastotais de 20 e 100 metros, assim obtendo 06 (seis) padrões distintos dedados,através da manipulação de dados por meio dos cálculos de vazões de contribuições,de diâmetros das tubulações, dos tempos de detenções hidráulicas, das velocidadesdos barriletes, dos volumes e áreas dos poços de sucção, etc. Os resultadosalcançados evidenciaram a influência da população e da altura manométricanopré-dimensionamento das estações elevatórias de esgoto, determinou-sequeoincremento da população demanda bombas de maior capacidade e estruturasdemaior porte, e simultaneamente que o acréscimo na altura manométricarequerbombas com maior potência e tubulações mais robustas no sistema. Aestudodepré-dimensionamento explanada mostrou bons resultados na determinaçãofinal dosconjuntos para cada cenário.Item Análise das variações dos custos da construção civil no período da pandemia COVID-19: estudo de caso em obra residencial unifamiliar com dados SINAPI e CUB(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-12) Silva, Ariane Edith Pereira dos Reis; Araújo, Aellington Freire de; Mendes, Luana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0408556144651441; http://lattes.cnpq.br/0598731465954606; Araújo, Aellington Freire de; Mendes, Luana Ferreira; Nogueira, Felipe PiresO orçamento desempenha um papel fundamental na indústria da construção civil. Através dele, é possível analisar a viabilidade econômica, planejar e controlar os gastos para a execução de um empreendimento. O orçamento é composto por custos diretos, como materiais, mão de obra e equipamentos, além de custos indiretos e Benefícios e Despesas Indiretas (BDI). Qualquer variação nos preços desses componentes terá impacto no preço final do orçamento. Em 2020, o mundo enfrentou a pandemia de COVID-19, que influenciou diversos aspectos da vida cotidiana, desde questões de saúde até a economia. A construção civil não foi exceção e os preços sofreram significativas alterações, levando muitos construtores e prestadores de serviços de engenharia civil a solicitarem o reequilíbrio nos contratos previamente estabelecidos. Levando em consideração esse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar as mudanças ocorridas nos preços durante os períodos pré e pós-pandemia, mediante estudos comparativos. Especificamente, serão examinados os serviços e insumos relacionados ao orçamento de uma residência modelo, utilizando índices como parâmetros para avaliar se os resultados obtidos são coerentes com a realidade. Os resultados da análise entre as datas estimadas demonstraram que a pandemia influenciou significativamente o aumento dos custos. O orçamento analítico revelou um aumento de 24,68%, enquanto o Custo Unitário Básico (CUB) mostrou um acréscimo de 17,30%. Destacaram-se dois materiais: a forma de viga para escoramento com pontalete, com um aumento expressivo de 114,27%, e o aço CA50 de 16mm, que teve um aumento de 89,41%. Em contrapartida, a mão de obra apresentou uma variação mais moderada, de 5,02%.Item Análise de diferentes concepções estruturais de um projeto residencial em concreto armado(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-09) Lara, Vinícius Oliveira; Santos, Luciana Alvarenga; http://lattes.cnpq.br/0790045760604446; Santos, Luciana Alvarenga; Araújo, Aellington Freire de; Teixeira, Guilherme PalaNos últimos anos da construção civil, pode-se observar um grande avanço tecnológico dos softwares voltados para engenharia. Atualmente, é inconcebível imaginar engenharia sem o uso de ferramentas computacionais, porém, situações controversas vêm ocorrendo devido à agilidade com que é possível gerar resultados, ao fato de profissionais terem deixado os conceitos técnicos e teóricos de lado e tornado meros operadores de softwares, alimentando uma visão equivocada em relação à elaboração de projetos visto como uma etapa onerosa e burocrática. Diante do exposto, o presente trabalho apresenta a importância de um projeto bem elaborado e a possibilidade de economia em relação ao quantitativo geral da obra. O trabalho consiste em um estudo de caso de projeto estrutural elaborado por profissionais relacionados ao setor de projetos estruturais considerando três concepções estruturais em concreto armado para o mesmo projeto arquitetônico. Posterior à concepção estrutural, foi utilizado o software Cypecad como ferramenta de auxílio de cálculo para modelar as estruturas concebidas. Foi realizado um comparativo geral do consumo de aço, concreto e formas entre os três projetos. Diante deste comparativo, buscou-se mostrar a importância desta etapa, evidenciando a significância da concepção em um projeto estrutural, destacando a figura do engenheiro projetista.Item Análise de estabilidade de talude por abordagens determinística e probabilística: estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-27) Sacalioni, Anthony Bahia; Pereira, Armando Belato; http://lattes.cnpq.br/0338226167604541; Pereira, Armando Belato; Santos, Luciana Alvarenga; Porto, Thiago BomjardimAs análises de estabilidade de talude tradicionalmente são desenvolvidas por meio de métodos determinísticos, via equilíbrio limite, cujo resultado final está associado ao fator de segurança (FS) global. Neste tipo de análise, os parâmetros geotécnicos dos solos, dados, essencialmente, pelos parâmetros de resistência ao cisalhamento, a saber, coesão e ângulo de atrito, somados ao peso específico do solo, são considerados fixos, baseados em parâmetros médios, ou seja, a dispersão dos resultados devido à variabilidade natural desses materiais não é considerada. Desta forma, pode-se atender ao fator de segurança especificado na norma e não necessariamente estar como o talude em condição segura, uma vez que os modelos determinísticos não avaliam sua probabilidade de ruína, nem o seu índice de confiabilidade. Sendo assim os modelos probabilísticos complementam os resultados dos modelos determinísticos, permitindo inferências sobre o risco de instabilidade de taludes. Nesse contexto, apresenta-se um estudo de caso de um aterro argiloso arenoso de 5 metros de altura, localizado na cidade de Varginha-MG, Brasil. Os parâmetros de resistência ao cisalhamento do solo foram obtidos por meio de correlações semi-empíricas difundidas no Brasil e internacionalmente. As análises de estabilidade foram desenvolvidas por meio de abordagens determinísticas pelo método de Fellenius e análises de confiabilidade associadas com a variabilidade dos parâmetros de entrada do problema. As análises abordaram diversos panoramas de variabilidade desses parâmetros considerando o talude em condições drenadas e não drenadas. De acordo com os panoramas estudados, foram calculadas a resistência e a carga mobilizada em cada uma das superfícies de ruptura e esses resultados foram compilados para os estudos de confiabilidade. As análises drenadas (45 panoramas) convergiram para um FS global médio de 2,23 e uma probabilidade de ruína da ordem de 10-7, ou seja, um talude a cada 4.027.708,22, com mesma seção típica, se romperia. Por sua vez, as análises não drenadas (81 panoramas) convergiram para um FS global médio de 1,68 e uma probabilidade de ruína da ordem de 10-2, que significaria a ruptura de um talude cada 56 com mesma seção típica.Item Análise do planejamento e controledeobrasnaexecução do sistema de proteção contra descargas atmosféricas utilizando o Ms Project: estudo de caso na Empresa ADM em Três Corações–MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-09-11) Naves, Breno Romão; Araújo, Aellington Freire de; Mendes, Luana Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0408556144651441; http://lattes.cnpq.br/0598731465954606; Araújo, Aellington Freire de; Mendes, Luana Ferreira; Nogueira, Felipe PiresEste trabalho aborda a análise do planejamento e controle de obras na execução do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) na empresa ADM, localizada em Três Corações – MG, utilizando o software MS Project como principal ferramenta de gestão. A pesquisa destaca a importância de um planejamento detalhado e de uma gestão eficaz para a mitigação de atrasos e a garantia de cumprimento dos prazos estabelecidos. Durante a execução da obra, iniciada em 1º de fevereiro de 2023, foram enfrentados diversos desafios, como a subestimação do tempo necessário para a realização de determinadas atividades, a insuficiência de mão de obra e a rigidez nos processos de liberação de equipamentos críticos. Esses desafios resultaram em atrasos significativos no cronograma inicial. Contudo, o uso estratégico do MS Project permitiu um monitoramento contínuo e a adaptação rápida das estratégias de gestão, o que foi fundamental para mitigar os impactos dos imprevistos e minimizar os atrasos. A implementação de ações corretivas, como o replanejamento semanal, a reorganização das equipes e a alocação eficiente dos recursos, foi crucial para recuperar parte do tempo perdido e otimizar o desempenho da obra. A pesquisa reforça a relevância de uma abordagem proativa e flexível na gestão de projetos, evidenciando que, mesmo diante de obstáculos significativos, é possível alcançar resultados satisfatórios por meio de um planejamento robusto e da utilização de ferramentas adequadas de gestão.Item Aplicação de ferramentas do sistema de gestão da qualidade em canteiro de obras: estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-04) Carmo, Ana Caroline Silva do; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; http://lattes.cnpq.br/1050337009506038; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; Dias, Luís Eduardo SilveiraA informalidade na construção civil, os índices de acidentes, bem como o fator produtividade versus qualidade, frente a relevância que o setor tem na economia brasileira, faz com que seja necessária a tomada de medidas para mitigar tais situações e pretender o avanço tecnológico e social. Para tal, são conhecidos diversos meios para lidar com tais problemáticas e, dentre esses, a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e suas ferramentas. O presente trabalho aborda a aplicação dessas ferramentas em um canteiro de obras como estudo de caso, com a abordagem de cinco métodos e seus devidos conceitos e aplicações. O estudo de caso compreendeu uma obra de um restaurante industrial em Varginha. O trabalho discorreu acerca da importância da gestão da qualidade na construção civil, em especial sobre a relevância de um canteiro de obras que utiliza as ferramentas da qualidade. Foram empregadas as seguintes ferramentas do SGQ: Programa 5S, Ciclo PDCA, Folhas de Verificação, Kayzen e Kanban. As ferramentas do SGQ também foram empregadas na etapa de entrega e pós-obra, com fins de garantir a satisfação e as relações comerciais com o cliente. Como principais resultados, observou-se melhorias contínuas no canteiro de obras analisado no que se refere a organização e armazenamento dos itens, bem como a limpeza da obra e diminuição dos desperdícios, além do desenvolvimento cultural da mão de obra por meio dos treinamentos ministrados e das boas práticas estabelecidas. Isso mostra como os trabalhadores da Indústria da Construção Civil têm se adaptado às exigências do mercado. Importante observar que a fundamentação teórica proporciona embasamento para as tomadas de decisões e ações, e quando somada as ferramentas possibilita um gerenciamento completo de processos e pessoas, o que gera resultados positivos como produtividade, eficiência e segurança.Item Avaliação diagnóstica do sistema de drenagem localizado na Avenida Otávio Marques de Paiva no Município de Varginha-MG, após implantação de canalização de curso de água(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-20) Vieira, Samuel Campos Reis; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Grande, William Gregório; http://lattes.cnpq.br/8081307168629373; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Mendes, Luana Ferreira; Chaves, Heuler Hordones; Silva, Wagner Francisco Marinho daO avanço da impermeabilização no meio urbano dificulta a infiltração das águas pluviais nas superfícies. O impacto causado por essa ocupação promove o desequilíbrio do balanço hídrico natural, ocasionando o aumento do escoamento superficial e, em consequência, a ocorrência de alagamentos. Os sistemas de drenagem são construídos para conduzir as águas pluviais, de forma a reduzir o escoamento superficial causado pela ocupação nas cidades. Entretanto, as falhas na concepção de projetos e a falta de planejamento da ocupação urbana retratam a realidade dos centros urbanos que convivem com sistemas de drenagem ineficientes. O objetivo do trabalho foi diagnosticar o sistema de drenagem urbana na Avenida Otávio Marques de Paiva, em Varginha – MG. Desta forma, o estudo realizou, por meio de visitas em campo, análises de projetos e cálculos, as estimativas de escoamentos produzido sob os cenários de chuvas, bem como, a verificação dos trechos, bueiros e travessias que compõem o sistema. Para tanto, foi realizada a análise isolada de três trechos específicos da canalização e das estruturas de comunicação e travessias, sob cenário do tempo de retorno de 25 anos. Neste cenário, foi observado que os canais que compõem a rede de drenagem suportariam as vazões máximas de cheia, com uma ressalva ao Trecho III que possui pequena borda livre (folga). Ademais, o Trecho III apresentou estado de conservação mais precário que os Trechos I e II. Por outro lado, verificou-se que os bueiros e travessia final da canalização não comportam as vazões máximas calculadas. No mais, foi observado que na travessia mais a jusante, local de estreitamento do canal, foi o ponto mais crítico do sistema estudado. Desta forma, concluiu-se que a rede de drenagem está subdimensionada e operando sob condições críticas, mesmo para chuvas de pequena intensidade e curto tempo de duração. Com o estudo, sugeriu-se que sejam adotadas medidas de intervenção estrutural que favoreçam o escoamento total da água pluvial drenada na sub-bacia hidrográfica.Item Avaliação superficial de pavimentos por meio do Índice de Gravidade Global (IGG): estudo de caso na MGC-491: Município de Varginha/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-09) Sá, Rúbia Dayanne Santos Rodrigues de; Santos, Raphael Lúcio Reis dos; http://lattes.cnpq.br/9337698609421148; http://lattes.cnpq.br/2599402865283667; Santos, Raphael Lúcio Reis dos; Pereira, Armando Belato; Leiva, Guilherme de CastroAs ruas, avenidas e rodovias são pavimentadas para proporcionar conforto e segurança no tráfego de veículos, sendo possível utilizar diferentes tipologias de pavimentos. No Brasil, os mais utilizados são os pavimentos flexíveis, este tipo de pavimento sofre com diversas patologias, o que compromete a vida de serviço da rodovia e a segurança dos usuários. Realizar uma avaliação superficial do pavimento é essencial para verificar o estado da via e a necessidade de intervenções. Logo, este trabalho objetiva aplicar o método de índice de gravidade global (IGG) em um trecho de pista dupla em Varginha-MG, com isso é possível estudar os defeitos presentes nos pavimentos flexíveis, realizar a análise visual do trecho, conhecer a condição do pavimento e propor soluções para os problemas detectados. A fim de desenvolver a pesquisa foi realizado um estudo de caso de um trecho de rodovia de pista dupla, no qual realizou-se a avaliação superficial do pavimento por meio do método IGG. Na aplicação do referido método foi realizado levantamento de dados em campo, onde foram avaliadas as patologias presentes no trecho para verificar a qualidade do pavimento. Os resultados da aplicação do método IGG apontam que a rodovia em questão apresenta conceito de degradação do pavimento péssimo, devido ao elevado número de defeitos presentes no trecho analisado. Para que o segmento de trecho avaliado possa oferecer conforto e segurança aos usuários, propõem-se a realização do recapeamento.Item Concreto armado: controle de qualidade do material e do procedimento executivo da estrutura - estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-01-25) Barreto, Elisa Clara Silva; Pereira, Armando Belato; http://lattes.cnpq.br/0338226167604541; http://lattes.cnpq.br/9338424456780430; Pereira, Armando Belato; Santos, Luciana Alvarenga; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Marques Neto, Belmiro de PaulaA qualidade potencial do concreto depende essencialmente da relação água/cimento e do grau de hidratação, parâmetros que regem suas principais propriedades. O controle tecnológico do concreto objetiva validar e documentar sua qualidade para posterior aceitação da estrutura. No entanto, a correspondência entre os parâmetros de projeto estimados e aqueles efetivos na estrutura deve ser assegurada por meio do controle de qualidade de todos os serviços envolvidos na concretagem. Dessa maneira, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) visa discorrer a importância tanto do controle de qualidade deste material, como da necessidade de se estabelecer um procedimento adequado, com base nas normas técnicas, na execução de estruturas de concreto nas obras. Para este fim, foi apresentado, como estudo de caso aplicado em uma obra pública localizada na cidade de Três Corações/MG, toda a rotina de controle tecnológico de concreto, desde a produção do material na usina, seguido do recebimento, aceitação e aplicação do concreto em obra, até os procedimentos referentes aos ensaios e laudos de aceitação da estrutura. A sistemática rotina de controle de qualidade adotada na obra em estudo possibilitou a correção de diversos problemas verificados em níveis de projeto e execução. O rigoroso controle tecnológico do concreto garantiu, ainda, resultados de resistência e deformação superiores àqueles previstos em projeto. Dessa maneira, torna-se notável a grande importância em se estabelecer, em obras de qualquer porte, uma rotina de procedimentos executivos referentes aos serviços de concretagem. As boas práticas adotadas no planejamento, preparação e execução das estruturas de concreto podem evitar diversas manifestações patológicas, assim como garantir um alto nível de qualidade e durabilidade estrutural.Item Controle de risco e gestão de pilhas de rejeito na mineração: estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-11) Gonçalves, Beatriz Metelo; Urashima, Denise de Carvalho; Urashima, Beatriz Mydori Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3299701409478478; http://lattes.cnpq.br/9870039269278664; http://lattes.cnpq.br/0315859548779676; Urashima, Denise de Carvalho; Urashima, Beatriz Mydori Carvalho; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Cândido, Eduardo SouzaA mineração tem um papel expressivo no desenvolvimento econômico do Brasil. Técnicas construtivas ineficientes ou problemas de manutenção na disposição dos rejeitos podem agravar o risco potencial de ruptura da estrutura de contenção, e acarretar consequências diretas ao meio ambiente, prejuízos econômicos e sociais. Diante deste cenário, o empilhamento drenado de rejeitos tem se mostrado atraente. Porém, as incertezas do comportamento dos solos sob cargas motivam a aplicação de análise de riscos. A ferramenta FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) indica efetivamente os possíveis modos de falha de diferentes componentes de um sistema, e ainda, permite que os riscos sejam reconhecidos com intuito de estabelecer um plano de ação mais efetivo e integrado. O trabalho realizou uma análise de risco por meio da aplicação da metodologia FMEA em relação a etapa final da vida útil de uma pilha de disposição a seco de rejeitos. A pilha é composta por resíduos resultantes do beneficiamento de minério de zinco, principalmente constituída por areia fina siltosa, com uma baixa proporção de argila. O projeto da pilha definiu uma altura de cerca de 120 m e capacidade de armazenamento de aproximadamente 2 Mm³. Os componentes da pilha avaliados foram a fundação, o maciço principal e os sistemas de drenagem. Os principais modos de falha levantados foram: geração de excesso de poropressão, erosões e/ou trincas, depressões e abatimentos. Por fim, foi verificado na metodologia FMEA que ao realizar a análise de RPN e a classificação de criticidade na matriz, os riscos estavam predominantemente na faixa de toleráveis e aceitáveis, de forma a indicar que a estrutura deve continuar a ser monitorada por meio de instrumentações e inspeções rotineiras. Ressalta-se que a aplicação desse método demanda uma avaliação minuciosa e abrangente dos riscos, de formar a incorporar a análise do histórico da estrutura e de todas as informações disponíveis.Item Engenharia de avaliações pelo método comparativo direto de dados de mercado: estudo de caso em imóveis residenciais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-06) Maciel, Davi Cunha; Guimarães, Mag Geisielly Alves; http://lattes.cnpq.br/3780732438842593; http://lattes.cnpq.br/2908982335853810; Guimarães, Mag Geisielly Alves; Urashima, Denise de Carvalho; Mendes, Luana FerreiraA Engenharia de Avaliações é uma atividade central no mercado imobiliário, que fornece base essencial para uma variedade de transações e decisões financeiras, desde a determinação do preço de venda de uma propriedade até a obtenção de financiamento hipotecário. Dentre os métodos de avaliação, o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado (MCDDM) destaca-se como uma abordagem amplamente adotada e confiável. Fundamenta-se na comparação de características específicas de um imóvel em análise com empreendimento similares e recentemente transacionadas na região, com vistas a determinar seu valor de mercado. O presente estudo de caso abordou o MCDDM na avaliação imobiliária, para a determinação do valor de mercado de imóveis urbanos. Delimitou-se o estudo para duas unidades habitacionais, do tipo apartamentos, localizados nos bairros Sion e Santo Antônio, ambos em Belo Horizonte, com características similares. Empregou-se a normativa específica para avaliação de imóveis urbanos preconizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, e o do software SISDea Home, cuja estrutura de análise encontra-se em conformidade aos requisitos normativos. Este trabalho evidenciou que fatores intrínsecos ao bairro exercem influência sobre o valor final dos imóveis, mesmo quando as suas características macro são equivalentes. A diferença obtida do valor unitário entre os imóveis, igual a 17%, destaca que os valores imobiliários são o resultado de uma interação complexa entre características físicas do imóvel e fatores externos, como localização, perfil socioeconômico da região e infraestrutura disponível. Portanto, este trabalho buscou contribuir para o avanço técnico e científico na área de avaliação de imóveis, além de oferecer subsídios práticos para futuros estudos e aplicações no campo da Engenharia Civil. A combinação de rigor metodológico, uso de ferramentas estatísticas e análise crítica das variações envolvidas são requisitos essenciais para profissionais que buscam excelência na avaliação de bens imobiliários e na promoção de um mercado mais justo e sustentável.Item Estudo comparativo do desempenho físico-mecânico de contrapiso dosado em obra e autonivelante(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-22) Costa, Leonel Nogueira da; Santos, Luciana Alvarenga; http://lattes.cnpq.br/0790045760604446; http://lattes.cnpq.br/4053821195193380; Santos, Luciana Alvarenga; Pereira, Armando Belato; Araújo, Aellington FreireA Construção Civil é uma área de alta competitividade, que está em constante inovação e modernização dos materiais e técnicas utilizadas. O contrapiso é uma parte importante do processo e está presente em praticamente todas as obras. É responsável pela regularização e nivelamento do piso, além de melhorar o conforto acústico. O contrapiso tradicional, do tipo “farofa”, é uma técnica antiga que exige muita mão-de-obra e tempo para ser executada. No final do século XX, foi desenvolvido o contrapiso autonivelante, sendo a principal diferença para o método tradicional, a utilização de argamassa com alta fluidez, o que permite o autoadensamento através da própria força gravitacional. Esse tipo de argamassa traz uma grande economia de tempo e esforço, aumentando assim a produtividade e diminuindo gastos com a mão de obra e transporte do material. Apesar de já ser muito usada em todo o Brasil, este tipo de argamassa ainda não possui normas estabelecidas. Este trabalho teve por finalidade avaliar, por meio de ensaios em laboratório, o desempenho fisico-mecânico de duas argamassas: uma autonivelante (industrializada) e uma tradiconalmente utilizada em obra, considerando os processos de mistura dos materiais e execução do contrapiso. Pode-se concluir que a argamassa indsutrializada para uso em contrapisos autonivelantes apresentou resultados mais satisfatórios em comparaçaõ com o método tradicional de execução de contrapiso, além de apresentar maior facilidade no processo de execução e qualidade do contrapiso. O contrapiso tipo “farofa” apresentou caracteristicas satisfatórias no estado endurecido, mas em situações onde há necessidade de bombeamento, sua consitencia pode dificultar o processo. Foi possível observar que os dois tipos de argamassas necessitam de normas técnicas para que tenham maiores recomendações acerca dos procedimentos de confecção e excução de contrapisos.Item Estudo da implantação de estacionamentos fotovoltaicos com aproveitamento pluvial no Campus do CEFET-MG em Varginha(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-08-24) Azevedo, Luís Eugênio Ferreira; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Avelar, Nayara Vilela; http://lattes.cnpq.br/8931302733301063; http://lattes.cnpq.br/8081307168629373; http://lattes.cnpq.br/8866159453038598; Rodrigues, Valéria Antônia Justino; Avelar, Nayara Vilela; Mappa, Paulo César; Silva, Wagner Francisco Marinho daA demanda por energia elétrica vem crescendo de forma exponencial. A cada ano, a humanidade aumenta o consumo e com isso é necessário diversificar a geração energética. O Brasil possui grande potencial energético a partir de hidrelétricas, isto ocorre devido a suas condições geográficas. Por outro lado, o pais apresenta condições privilegiadas para explorar a energia fotovoltaica devido ao índice de irradiação alto em boa parte do ano. O presente trabalho apresenta um estudo de implantação de dois estacionamentos fotovoltaicos com aproveitamento de água pluvial para o CEFET-MG, Campus Varginha. Ademais, foi feita uma análise técnica e econômica do sistema fotovoltaico e avaliou a economia de água. Foi realizada escolha do local, o dimensionamento do sistema fotovoltaico com captação de água pluvial e o uso de indicadores econômicos, payback e TIR, para análise da taxa de retorno. O sistema fotovoltaico mostrou bons resultados em relação a geração de energia elétrica e com tempo de retorno curto (65 meses). Em relação ao reúso de água para usos não potáveis, irrigação da área verde do campus, foi observado que julho foi o mês mais crítico e outubro foi o mês que mais contribuiu para a área irrigada. Com o sistema pluvial é possível reduzir o valor pago pelo m³ devido a menor faixa de tarifação. Por fim, verificou-se que o projeto cumpriu o papel de sustentabilidade ambiental que é um requisito importante nos dias atuais.Item Estudo de caso em um elemento estrutural de concreto armado(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-09-13) Tavares, Mauricio Ferreira; Araújo, Aellington Freire de; http://lattes.cnpq.br/0598731465954606; Araújo, Aellington Freire de; Mappa, Paulo Cesar; Dias, Luís Eduardo SilveiraO projeto estrutural com elementos de concreto armado tem uma importância essencial para garantir a segurança e desenvolvimento na realização de obras na engenharia civil e pode alcançar objetivos econômicos, ambientais, construtivos e até mesmo evitar diversas patologias futuras, quando bem executado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma verificação de segurança e dimensionamento de determinados elementos estruturais de um edifício residencial com dois pavimentos, que foi construído em desconformidade com o projeto original e fazer uma análise afim de comparar as áreas de aço e dimensionamento obtidas no projeto, com o que já foi construído, para levantar possíveis inconsistências e analisar a aplicação de medidas corretivas e reforços estruturais. Com tudo, para a análise e dimensionamento foram utilizadas normas brasileiras e materiais didáticos obtidos ao longo do curso, além de referências bibliográficas e a utilização de softwares de cálculo estrutural para auxiliar na obtenção de esforços e deformações das estruturas.Item Estudo teórico do Concreto Reforçado com Fibras de Aço (CRFA)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-10-22) Pinheiro, Emerson Ricky; Teixeira, Guilherme Palla; Santos, Luciana Alvarenga; http://lattes.cnpq.br/0790045760604446; http://lattes.cnpq.br/3092040367137102; http://lattes.cnpq.br/3345922623577916; Teixeira, Guilherme Palla; Santos, Luciana Alvarenga; Deckers, Hellen Pinto FerreiraÉ notório que a utilização de elementos estruturais em concreto armado é, atualmente, o método mais empregado no país, podendo-se perceber a evolução da mesma com o surgimento de diversas alternativas que buscam a otimização dessa técnica. Em especial, o uso de fibras, naturais ou sintéticas, que ao serem adicionadas à mistura do concreto melhoram suas propriedades. Pretende-se estudar neste trabalho, particularmente, as fibras de aço, que otimizam características do concreto, como o aumento do controle de fissuração, melhorando sua tenacidade, tensões residuais de tração e rigidez à flexão. Portanto, objetiva-se estudar o impacto do uso dessas fibras ao serem adicionadas ao concreto, buscando avaliar sua eficácia em relação ao controle de fissuração do concreto, visando aumentar seu momento de ruína, ou seja, permitindo que a estrutura resista a carregamentos maiores, possibilitando que elementos estruturais vençam maiores vãos, ou que se possa diminuir a armadura convencional presente no elemento. Para isso serão analisadas cinco pesquisas encontradas na bibliografia que estudam o comportamento do concreto reforçado com essas fibras, visando a comparação das mesmas em relação às vantagens e desvantagens da técnica, buscando contribuir para as pesquisas na área auxiliando a disseminar o uso das fibras no compósito de concreto armado.Item Ferramenta computacional, para ensino e aprendizagem de cálculo de vigas de concreto(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-21) Teles, William; Mappa, Paulo Cesar; http://lattes.cnpq.br/0342332166757546; Mappa, Paulo Cesar; Araújo, Aellington Freire de; Dias, Luis Eduardo SilveiraEste trabalho descreve uma ferramenta computacional em Python voltada para o ensino, a aprendizagem e a aplicação prática no dimensionamento de vigas de concreto armado. Com ênfase na conformidade à ABNT NBR 6118 (2023), o software realiza cálculos de armaduras longitudinais e transversais, realiza o detalhamento das seções e verifica a fissuração no estado limite de serviço. O mesmo foi desenvolvido em duas versões: uma educacional, com explicações detalhadas e etapas comentadas, e outra profissional, que conta com uma interface gráfica que facilita a interação do usuário. A metodologia utilizada abrange a aplicação dos princípios teóricos relacionados ao concreto armado, de acordo com os parâmetros normativos, e a validação dos resultados por meio de comparações com exemplos realizados por outros autores. Foram realizados exemplos práticos para demonstrar a eficácia da ferramenta em diversos cenários, incluindo vigas com armaduras simples e duplas. A importância deste estudo está na sua contribuição para o ensino e a prática profissional em engenharia civil, proporcionando uma solução prática e acessível para o ensino de cálculos estruturais e a verificação de projetos. Apesar da ferramenta estar restrita ao dimensionamento de vigas retangulares, permite a possibilidade de melhorias futuras, tais como a adição de verificações complementares e o dimensionamento de outras seções transversais. Espera-se que este estudo funcione como uma ferramenta valiosa para estudantes e profissionais, contribuindo para uma maior eficiência na aprendizagem e na implementação de projetos estruturais. É destacada a importância da interação entre o conhecimento técnico e a utilização de ferramentas computacionais para assegurar segurança, funcionalidade e durabilidade nas estruturas de concreto armado.