Formação de jovens, trabalho e educação: a percepção dos jovens sobre o ProJovem Urbano em Santa Luzia, no período de 2009 a 2013
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Data
2017-08-30
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa “Processos Formativos em Educação Tecnológica”, no Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG). De caráter qualitativo, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o processo de formação de jovens em relações de trabalho e educação: a experiência no ProJovem Urbano (PJU), no município de Santa Luzia, no período de 2009 a 2013. O referencial teórico que subsidiou a análise é sustentado por reflexões sobre trabalho e educação, aliado à produção acadêmica sobre juventude, cuja abordagens levam em conta o foco central deste estudo. A pesquisa foi realizada com a participação de jovens egressos do PJU no município de Santa Luzia, como sujeitos de pesquisa. Os dados foram coletados nos documentos oficiais que criam o PJU, estabelecem normas e critérios de funcionamento, bem como discorrem sobre a metodologia do Programa e por meio de entrevistas com os jovens. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo e foram identificadas 7 categorias de análise: Adversidades; Mundo do Trabalho; Processo Educativo; O que significou a experiência do PJU; Projeto de Vida; Contribuição do PJU na formação dos jovens; Dimensão da Cidadania. O PJU surge no contexto de aumento da preocupação com a realidade social dos jovens brasileiros, com proposta de possibilitar a inclusão social de jovens por meio da elevação da escolaridade, da qualificação profissional e do exercício da cidadania. O PJU foi apresentado como proposta para desenvolver uma política nacional integrada e de inclusão social, tendo como meta o rompimento do ciclo de reprodução das desigualdades. Por meio da análise documental do Projeto Pedagógico Integrado do PJU (PPI do PJU), foi possível identificar que o PJU construiu proposta de um processo formativo com abordagem voltada, especificamente, para jovens, fato de destaque tendo em vista que não se tem conhecimento de programas e projetos direcionados ao público jovem, que tiveram êxito nesse quesito. O conteúdo de ensino também teve êxito na relação entre a formação básica para a conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional e a participação cidadã. A análise evidenciou, entretanto, que o programa não conseguiu ter êxito em garantir a permanência de jovens que necessitam conciliar trabalho e estudos para sobreviverem e, dessa forma, não conseguiu atingir a meta de romper com o ciclo de reprodução das desigualdades sociais.
Descrição
Palavras-chave
Educação - Jovens e adultos, Política pública, Inclusão social, Juventude - Conduta de vida, Educação e trabalho