Um estudo sobre o gesto profissional do educador cultural: novos olhares sobre práticas profissionais
Carregando...
Data
2017-06-19
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Esta dissertação buscou verificar quais as práticas do educador cultural que constituem o seu gesto profissional. O local de estudo foi o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, tendo como sujeito de pesquisa o educador cultural (ECE). Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e foi desenvolvida considerando-se os estudos de Anne Jorro na França sobre as mudanças no agir profissional. Por meio de revisão bibliográfica na literatura francesa buscou-se um aprofundamento da temática sobre o gesto profissional. A observação sistemática permitiu acompanhar com mais proximidade os gestuais e as singularidades nas atitudes do educador cultural durante a prática de seu ofício. E a entrevista semiestruturada reforçou alguns pontos, permitindo, por meio do discurso, a confirmação do que foi observado, além de outras informações. A pesquisa buscou a partir da identificação dos gestos ir de encontro aos valores, estilo e ética do educador cultural no momento da prática profissional. De posse desse conteúdo foram estabelecidas categorias de análise para avaliação e entendimento do agir profissional do ECE. A identificação da formação profissional do ECE, os gestos utilizados no seu agir profissional enquanto recursos de comunicação como o tom de voz, a postura corporal, a utilização de exemplos da sua historia de vida, foram fatores decisivos para que se compreendesse o gesto profissional. Ficou evidente a relevância de se trazer para academia brasileira a discussão sobe o gesto profissional enquanto possibilidade de ampliar a compreensão sobre às praticas do ofício e da presença da subjetividade do sujeito nestas práticas. Assim, a pesquisa sobre a prática profissional do educador cultural via gesto profissional pressupõe o encontro com a inteligibilidade de suas atividades e com a identificação dos seus atos gestuais mentais, subjetivos, discursivos e sociais.
Descrição
Palavras-chave
Formação profissional, Prática de ensino, Gestos profissional