O Projeto Político-Pedagógico do curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG e o perfil de formação dos egressos
Carregando...
Data
2017-06-14
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar o perfil do egresso do curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG e a sua relação com o Projeto Político-Pedagógico do referido curso. A dissertação é resultado de pesquisa empírica e compreende o currículo como construção sócio-histórica e a sua relação com o Projeto Político-Pedagógico. Os procedimentos de coleta de dados consistiram na análise das leis e resoluções que regem os cursos de Engenharia, em especial, a Resolução 48/76, a LDB 9.394/96 e a Resolução CNE/CES 11/2002; na análise do Projeto Político-Pedagógico do curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG; bem como na realização de entrevistas semiestruturadas com professores, alunos e egressos; e na aplicação de questionários a alunos e egressos. O referencial teórico-metodológico consistiu na trama conceitual que envolve o currículo e as suas diferentes dimensões. Os resultados da pesquisa mostram que o Projeto PolíticoPedagógico do curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG está de acordo com as Diretrizes Curriculares vigentes. O perfil profissional do egresso é voltado para a Engenharia Civil, sendo a matriz curricular organizada para fornecer conhecimentos em Engenharia Civil e em Engenharia de Produção, destacando-se, porém, um maior volume para a Engenharia Civil. A formação em Engenharia de Produção fornecida pelos conteúdos obrigatórios e optativos possibilita ao egresso utilizar os conhecimentos obtidos para a melhoria do desempenho dos empreendimentos de construção civil, sem limitá-lo a atuar somente nesse segmento, mas também em outros em que a Engenharia de Produção seja requisitada. Contudo, conforme dispõem as resoluções do CONFEA, as atribuições do Engenheiro de Produção Civil são as mesmas do Engenheiro Civil. Os professores entrevistados compreendem a sua posição na formação do Engenheiro de Produção Civil e buscam contextualizar os alunos sobre o processo de ensinoaprendizagem dos conteúdos. A prática educativa difere de professor para professor e os docentes levam à sala de aula suas experiências e inovações relacionadas aos conteúdos, como forma de aprimorar seu conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Educação - Currículos, Educação superior - Projeto político-pedagógico, Competências essenciais, Formação profissional, Engenharia - Estudo e ensino