As licenciaturas em física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017-04-27

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Esta pesquisa apresenta subsídios para a compreensão do currículo dos cursos de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no que diz respeito às três seguintes dimensões: integração entre disciplinas de diferentes núcleos; verticalização do ensino; concepção de Ensino Técnico Integrado ao Médio Regular - ou Ensino Médio Integrado (EMI). Os procedimentos e instrumentos metodológicos adotados consistiram em análise de projetos político-pedagógicos e matrizes curriculares dos referidos cursos; entrevistas semiestruturadas com docentes; questionário direcionado aos discentes com questões objetivas e abertas. O referencial teórico-metodológico de análise compreendeu: i) as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica e para os cursos de física; ii) a produção intelectual sobre a formação de professores na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica; iii) a concepção de integração curricular; iv) os princípios e concepções do ensino médio integrado (EMI); v) concepção de verticalização do ensino. Dentre os resultados obtidos, destacam-se os seguintes cenários: os projetos político-pedagógicos das licenciaturas pesquisadas não têm enfoque na formação do professor para atuação no EMI; não há clareza sobre a concepção de integração curricular expressa nos PPC’s; o conhecimento sobre integração curricular e sobre a concepção de verticalização do ensino - característica inerente à estrutura da instituição -, mostra-se incipiente aos alunos e professores. Por fim, concluiu-se que as Licenciaturas em Física do IFMG se apresentam como um campo fértil para se imbuírem de identidade própria. Mas, para tanto, faz-se necessária a ampliação dos conhecimentos a respeito do lócus em que se inserem, ou seja, das especificidades estruturais e políticas da Instituição, a fim de que os currículos dos cursos reflitam e promovam, na formação de professores, os saberes necessários a práticas de ensino integradoras, verticalizadas e ampliem o conhecimento acerca do ensino médio integrado.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Ensino médio - Ensino integrado, Física - Estudo e ensino, Currículos

Citação