Experiências de aprendizagem fora do ambiente escolar: o caso da "operação Amazônia"
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Data
2017-02-23
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Refletir sobre algumas dicotomias clássicas na educação como a relação entre teoria e prática (onde o acúmulo de saberes teóricos historicamente se institui sobre os saberes práticos, adquiridos, por vezes, fora do ambiente escolar) tem sido objeto de estudo da sociologia contemporânea. No Brasil temos uma certa ―cultura do conteúdo‖ onde há a valorização da absorção de saberes teóricos pelo estudante, sendo verificado em todos os níveis de ensino. Em consonância com os princípios da Educação Tecnológica que visa a formação omnilateral dos sujeitos, entendemos que o ator social não se realiza individualmente e sim nas relações que desenvolvem com outros indivíduos e envolvendo-se em processos sociais. Nesse sentido, temos algumas reformas do ensino superior para os cursos de engenharia que exigem um novo perfil do egresso, passando a estabelecer uma formação mais ampla e humanística deles. Podemos deduzir então, que para uma formação profissional mais completa o estudante não deveria ficar restrito as salas de aula e laboratórios, precisaria enfrentar problemas e realidades inesperadas típicas do ambiente de trabalho. Em vista disso, a presente pesquisa está inserida no contexto da ―operação Amazônia‖ que é uma das atividades proporcionadas pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia - PROGEST aos estudantes de engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG) e que tem como finalidade levar os estudantes a uma experiência de trabalho voluntário em comunidades amazônicas com o intuito de contribuir na resolução de problemas presentes nas localidades, o que favorece a imersão social em uma realidade diversa da deles. O estudo dessa atividade desenvolvida e executada pelos estudantes que fazem parte do PROGEST indica novos caminhos educativos para a aprendizagem e para a formação profissional dos nela envolvidos. Desse modo, a presente pesquisa está inserida nos campos da aprendizagem informal e da sociologia da experiência. Para a execução da pesquisa realizamos a observação, entrevistas e revisão bibliográfica da literatura referente à temática em tela. Pretendíamos compreender, de que forma as experiências vivenciadas na ―operação Amazônia‖, ou seja, adquiridas fora do ambiente escolar contribuem para a formação profissional dos estudantes de engenharia do CEFET-MG que dela fizeram parte. Buscamos identificar, a partir do discurso e da observação deles, elementos importantes para o desenvolvimento das suas habilidades técnicas, relações sociais e humanas. Visamos observar a relação dos estudantes com a comunidade; descrever os aspectos geográficos, sociais e econômicos que abarcam a realidade do que será estudado; observar gestos e falas dos envolvidos; observar a forma como se organizam na execução das obras; identificar a contribuição dessa experiência para os estudantes, ouvir pessoas participantes de organizações parceiras da ―operação Amazônia‖ e membros das comunidades visitadas. As entrevistas foram coletadas com os principais atores sociais envolvidos na situação de pesquisa com roteiro semiestruturado e composto de nove perguntas abertas. Pudemos concluir que o que se refere ao aspecto humano os estudantes despertaram senso de compromisso social marcantes e no âmbito profissional apresentaram resultados positivos quanto ao aprendizado prático e absorção de novos saberes.
Descrição
Palavras-chave
Educação e trabalho, Formação profissional, Atividades estudantis - Extraclasse