Ser professor nos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS: concepções e práticas
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Data
2018-08-27
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
A presente pesquisa, situada na área da Educação, no campo da formação de professores, teve como eixo de discussão o seguinte tema: ser professor nos cursos de licenciatura do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS: concepções e práticas. O problema investigado foi de que forma a formação dos docentes que atuam nos cursos de licenciatura oferecidos pelo IFSULDEMINAS, subsidiam suas concepções sobre a docência e a construção da sua identidade profissional como professor. Diante dessa questão tínhamos como objetivo compreender se a formação dos professores vinculados aos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS, apresentam os requisitos necessários à sua atuação como professor formador. No que se refere à metodologia que norteou o presente estudo, fundamentou-se numa visão qualitativa de pesquisa em educação e para operacionalizar realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio da qual dialogamos com vários autores. Fizemos também uma pesquisa empírico documental tendo como documentos investigados os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura ofertados pelos campi do IFSULDEMINAS. Realizamos uma pesquisa de campo, sendo os nossos sujeitos, os professores que atuavam nos cursos de licenciatura ofertados pelo IFSULDEMINAS no ano de 2017. Num universo de 140 professores, foram ouvidos 68 professores. Para ouvir nossos sujeitos de pesquisa utilizamos um questionário com questões objetivas e subjetivas, disponibilizado em plataforma on line e uma entrevista estruturada individual realizada presencialmente no campus de atuação de cada docente. Os espaços investigados foram todos os seis campi do IFSULDEMINAS que ofertam cursos de licenciatura – sendo eles Campus Inconfidentes, Campus Passos, Campus Poços de Caldas, Campus Pouso Alegre, Campus Machado e Campus Muzambinho. Consideramos que os resultados aferidos ao longo deste estudo, possam ser objeto de reflexão na instituição pesquisada, uma vez que verificamos que existem, entre os sujeitos deste estudo, aqueles cuja prática pedagógica ainda se baseia apenas nos modelos vivenciados ao longo das experiências enquanto alunos, baseadas na mera transmissão de conhecimentos sem compreensão ou articulação com a dimensão ético-política do ato educativo. Nosso estudo mostra que tal quadro pode comprometer a própria prática pedagógica destes docentes, bem como o projeto maior de formação docente onde estão atuando. Aponta ainda que estimular o desenvolvimento crítico dos professores, a assunção das responsabilidades sobre o seu próprio desenvolvimento profissional e viabilizar um exercício docente reflexivo, é o caminho de preparar esse professor, em serviço, capacitando-o para ser protagonista na valorização e no fortalecimento dos cursos de licenciatura.
Descrição
Palavras-chave
Professores - Formação, Professores - Identidade, Prática de ensino, Prática docente