Narrativa como metáfora em recurso hipermídia: um estudo de caso com cursistas do projeto de formação a distância em programas sociais - PELC e vida saudável
Carregando...
Data
2018-06-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Esta pesquisa possui o objetivo de analisar as preferências dos cursistas, relativas aos dois formatos de hipermídia disponibilizados no curso online “Esporte, Lazer e Idosos”. Após a fundamentação teórica, foram produzidos dois formatos de hipermídia: um “com metáfora”, onde possui uma narrativa com uso de metáfora juntamente com o texto básico e, outro, considerado como “sem metáfora”, que não possui narrativa, apenas o texto básico. Estes formatos foram disponibilizados aos cursistas que fizeram suas escolhas durante o curso e, em seguida, responderam a um questionário para justificá-las. Como resultado, a maior parte dos cursistas que participaram da pesquisa, optaram pelo formato “com metáfora”, justificando que o uso da narrativa com metáfora foi mais atraente e mais estimulante, contribuindo na exemplificação e compreensão do conteúdo didático. Os resultados desta pesquisa demonstram como os materiais didáticos no formato hipermídia que fazem o uso de narrativas com metáfora podem contribuir no desenvolvimento de cursos online de qualidade e no aprendizado dos estudantes.
Descrição
Palavras-chave
Ensino a distância, Ciberespaço - Aspectos sociais, Narrativas pessoais, Metáfora