Mulheres na TI: visões de alunas do curso de engenharia de computação sobre a área

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Data

2018-03-05

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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, objetiva desvelar as visões (motivações, expectativas, temores e preocupações) de alunas do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG em relação ao mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação (TI). Insere-se na “Linha II: Processos Formativos em Educação Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG que tem por objetivo estudar os processos formativos na área da Educação Tecnológica, em uma perspectiva omnilateral, tanto nos âmbitos das instituições educacionais e organizacionais, quanto no exercício do próprio trabalho. Esta dissertação: (1) apresenta um resgate histórico acerca da participação e atuação das mulheres na área de TI, identifica os cursos que formam tais profissionais e o número de mulheres inscritas e concluintes em cada curso nos últimos dez anos; (2) discute as relações de gênero nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T), problematizando as barreiras e obstáculos enfrentados pelas mulheres para a inserção e atuação nesse campo científico-profissional; (3) evidencia que embora a presença feminina nas universidades esteja crescendo nos últimos anos, a participação das mulheres na produção do conhecimento científico e tecnológico é inferior à dos homens, indicando que as áreas de C&T ainda são um reduto hegemonicamente masculino. Os resultados da análise dos relatos colhidos com alunas do curso de computação do CEFET-MG acerca do mercado de trabalho na área de TI sugerem que elas se encontram preparadas para a função e têm conhecimento das dificuldades e desafios que enfrentarão. Espera-se, com este trabalho, contribuir para a reflexão acerca das relações de gênero, tanto na área de formação profissional, quanto de atuação dos/as profissionais de TI, de forma a incentivar uma participação mais igualitária dos gêneros nessa área.

Descrição

Palavras-chave

Educação e trabalho, Divisão do trabalho, Mulheres - Trabalho, Relações de gênero, Tecnologia da informação - Aspectos sociais

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