O Repositório será lançado oficialmente no dia 9 de abril de 2025 às 14h30min no miniauditório do Campus Nova Suiça.
 

A formação profissional docente e a prática de metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-11-27

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa vinculada à Linha II - Processos Formativos em Educação Tecnológica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. O tema é a formação profissional docente e a prática de metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica, em que se objetivou identificar, na formação de docentes do CEFET-MG, como ocorreu essa formação, as contribuições ou não da instituição de ensino e as percepções sobre práticas pedagógicas com estratégias de ensino que proporcionem o protagonismo do aluno. A pesquisa apresenta um embasamento teórico e histórico sobre os temas de formação de professores na educação profissional e tecnológica e sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem. A pesquisa empírica ocorreu com a entrevista de um representante da coordenação pedagógica e de três docentes de cursos técnicos do campus II de Belo Horizonte para atender aos objetivos específicos e, posteriormente, houve a análise dos dados por meio do método de análise de conteúdo. As entrevistas apresentaram reflexões sobre a prática docente, a importância da coordenação pedagógica, os desafios enfrentados para a formação de docentes e a atualização profissional, no contexto singular da educação profissional e tecnológica. Como resultados expressivos, deve-se destacar que os docentes entrevistados, apesar de não apresentarem formação semelhante, entendem que a própria educação profissional propicia práticas inovadoras de ensino. Assemelham-se em relação à busca autônoma de capacitação em sua área de atuação e ao entendimento de que a prática profissional auxilia as aulas; concordam que as metodologias ativas favorecem o aprendizado dos alunos, mas há isolamento e falta de integração entre os departamentos do campus; acreditam na importância e na necessidade da formação continuada de professores, mas esta precisa ser planejada de forma diferente do que habitualmente é realizado.

Descrição

Palavras-chave

Professores - Formação, Ensino profissional, Ensino técnico, Aprendizagem

Citação