Aprendizagem em matemática financeira de estudantes do curso técnico em administração de uma escola pública estadual por meio de um ensino contextualizado

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Data

2019-08-26

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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

O objeto de estudo desta dissertação é a Aprendizagem em Matemática Financeira de estudantes do curso técnico em Administração de uma escola pública estadual por meio de um ensino contextualizado. A partir do momento que o educador traz para a sala de aula situações com as quais o educando se identifica, consegue uma das condições fundamentais para o aprendizado: a contextualização. Partindo desse pressuposto, tem-se o objetivo de analisar como a contextualização do ensino da Matemática Financeira contribui para a aprendizagem de estudantes do curso técnico em Administração de uma escola pública estadual. Esta pesquisa está inserida na Educação Tecnológica e pertence à linha Práticas educativas em ciência e tecnologia O trabalho inicia por um estudo bibliográfico que delineia propostas de como a contextualização do ensino se apresenta no âmbito escolar. Em seguida, fomos a campo para a coleta de dados e observações por meio de aplicação de questionários e atividades elaboradas em acordo com a metodologia Relacionar, Experimentar, Aplicar, Cooperar e Transferir (REACT). Essa metodologia, por sua vez, apresenta cinco estratégias de ensino que caracterizam um ensino mais próximo da realidade dos estudantes. Ancorados em alguns teóricos da psicologia da aprendizagem, tem-se como principal teoria a Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1918 – 2008). Ausubel entende que, para a ocorrência eficaz da aprendizagem, é imprescindível que os estudantes possuam o conhecimento prévio, além da preparação e disposição de estratégias do professor para mediar o processo de ensino e de aprendizagem. O estudo realizado, juntamente com a análise dos dados relativos à experimentação na sala de aula, permitiu-nos analisar a contribuição de um ensino contextualizado para a aprendizagem de Matemática Financeira, apresentando possibilidades e limitações.

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Palavras-chave

Aprendizagem - Construtivismo (Educação), Ensino - Metodologia, Matemática financeira

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