O engenheiro de segurança do trabalho: saberes na atuação para a saúde e segurança dos trabalhadores

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Data

2019-08-23

Autores

Magalhães, Marcela de Lima

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Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

É objeto desta dissertação a análise dos saberes inerentes à profissão do Engenheiro de Segurança do Trabalho (EST), em sua atuação para a saúde e segurança dos trabalhadores. Para compreender os saberes construídos, necessários e exigidos na prática desse profissional, foi realizada pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, com cinco EST, sujeitos de pesquisa deste trabalho, que atuam no mercado, selecionados aleatoriamente e em função de disponibilidade de tempo para responderem às questões relacionadas ao tema. Os referenciais teóricos utilizados na pesquisa dizem respeito à educação, formação profissional e trabalho, abordando o trabalho como princípio educativo, e a relação entre educação e trabalho como um processo de produção e reprodução do conhecimento, que ultrapassa o ambiente escolar e envolve o ambiente do trabalho. Desde o início do ensino formal da Engenharia, alterações ocorreram na forma de educação, de atuação e na regulamentação legal para a formação dos engenheiros, inclusive no que diz respeito ao Engenheiro de Segurança do Trabalho. Após identificar as implicações das mudanças nas legislações que regulamentam a profissão e o curso para formação do Engenheiro de Segurança do Trabalho, identificou-se os saberes requeridos para os Engenheiros de Segurança desempenharem suas atribuições bem como a relação entre os saberes e a atuação desses profissionais. Além de abordar os saberes teóricos e aqueles construídos na prática profissional, foram analisados também os saberes exigidos e necessários para que o profissional seja contratado e exerça sua função, sendo alguns desses saberes extraídos do descritivo de sessenta anúncios de vagas de emprego. Observou-se que os saberes são construídos ao longo da vida, numa perspectiva sócio-histórico-cultural e temporal. Deste modo, os saberes adquiridos na prática profissional se mostram fundamentais, contribuindo para agregar habilidades que permitem aos profissionais mobilizarem esses saberes, quando ocorrem situações imprevistas que demandam ações dos trabalhadores para correção ou melhoria das atividades em curso.

Descrição

Palavras-chave

Ensino profissional, Engenharia - Estudo e ensino, Conhecimento

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