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Percursos escolares, profissionais e projetos futuros de jovens negras de camadas populares

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Data

2019-04-30

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Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

O estudo em questão centra-se nos percursos escolares e profissionais de jovens mulheres negras trabalhadoras, moradoras de Belo Horizonte e de Contagem/MG, que participaram de um curso de formação para o trabalho ofertado por um Programa Social desenvolvido por uma ONG. A problemática desse estudo surgiu a partir da observação de que a população jovem negra vivencia desigualdades no que se refere à educação e ao mundo do trabalho, o que se agrava quando se trata de jovens mulheres negras. A revisão da literatura apontou para a existência de lacunas no campo dos estudos das juventudes e sua articulação com gênero e raça, especialmente em pesquisas que abordam os percursos e projetos de vida de jovens negras. Diante disso, objetivou-se compreender de que maneira jovens negras vivenciam seus percursos escolares e profissionais na perspectiva da interseccionalidade de raça e gênero, e projetam seu futuro profissional e pessoal. Para tal, foram realizadas entrevistas narrativas que permitiram revelar aspectos significativos dos percursos das mesmas. A partir dos relatos de suas experiências frente às questões raciais e de gênero, e de suas percepções acerca dessas no ambiente familiar, escolar e profissional, foi possível observar que as jovens vivenciaram situações de discriminação racial, principalmente na escola; e desde cedo perceberam e estiveram atentas a processos que geram desigualdades de gênero. No que se refere ao mundo do trabalho, o ingresso no curso foi fundamental para que elas alcançassem oportunidades de trabalho protegido e que favorecesse a dimensão formativa. Quanto aos projetos futuros, em geral, estão relacionados à continuidade dos estudos e ao desejo de uma inserção no mundo do trabalho em profissões escolhidas. Observou-se, ainda, que as relações que estas jovens estabelecem com o trabalho, com a sua estética corporal, destacando-se aqui o corpo e o cabelo, influenciam no processo de construção de suas identidades. Estudos dessa natureza, podem, portanto, contribuir para uma melhor compreensão dos campos das juventudes, raça e gênero, no que tange ao mundo de trabalho e à educação. Acredita-se ser necessário propagar as vozes de jovens que muitas vezes não são consideradas, mas que revelam questões importantes sobre a realidade das mulheres jovens negras no Brasil.

Descrição

Palavras-chave

Mulheres - Trabalho, Educação e trabalho, Negros - Educação, Mulheres - Emprego

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