Metáforas conceptuais na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e na Lei da Reforma do Ensino Médio: uma perspectiva ideológica

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Data

2019-02-14

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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Nesta pesquisa propõe-se identificar e analisar as metáforas conceptuais nas Leis das Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, destacando, a Lei que reforma o ensino médio e os capítulos da Lei relacionados à educação profissional. O certo ineditismo se deve ao considerar o tema relevante para o momento político-econômico e sociocultural para Educação Brasileira e oportuno para as possibilidades de diálogos entre as áreas de Educação e Estudos da Linguagem(-ens) no meio acadêmico. Para isso, a orientação teóricometodológica está fundamentada na Teoria da Metáfora Conceptual proposta por Lakoff e Johnson (1980) e na Análise Sistemática de Metáforas proposta por Schimitt (2017). Fundamenta-se, ainda, em questões acerca da Análise do Discurso em Pêcheux (1988; 1990), Orlandi (2008, 2013), entre outros. Para compreender os efeitos de sentido e as possíveis representações ideológicas ampara-se na teoria de ideologia de Marx e Engels (1998). O corpus inclui: a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. O interesse em realizar esse estudo é de atestar a importância do processamento metafórico na construção de sentenças e na compreensão da dimensão política do uso da linguagem e da funcionalidade do discurso em análise enquanto estratégia de atuação e intervenção social. A hipótese é de que a realidade de cada cultura, na qual o sujeito representa um papel e age socialmente, é definida pelo modo de conceptualizar determinado termo.

Descrição

Palavras-chave

Brasil - Ensino - Legislação, Ensino Médio - Brasil - Currículos, Analogias e metáforas, Ideologia

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