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A TV digital como técnica aplicada na expansão da EaD no CEFET-MG

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Data

2020-05-02

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Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

O movimento de digitalização das relações humanas nas últimas décadas fez com que surgisse o termo cibercultura, caracterizado como a era da conexão, impulsionada pelo desenvolvimento da computação móvel e das novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). A sociedade da informação, derivada da cibercultura, tem como característica a absorção de novos meios de comunicação e de informação na medida em que as TDIC são desenvolvidas, impulsionando o crescimento de ambientes virtuais e das novas relações humanas. Dentre as novas relações humanas afetadas pelo desenvolvimento de novos ambientes virtuais, a educação, sobretudo a Educação a Distância (EaD), nos últimos anos vem apresentando um crescimento contínuo de matrículas de alunos e de cursos ofertados, inclusive os cursos EaD ofertados no CEFET-MG oferecidos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado na internet. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar, levando em consideração o advento da TV Digital (TVD) no Brasil, quais são as possibilidades e os desafios para a criação de um AVA voltado para a TVD, como forma de expandir os cursos a distância do CEFET-MG, realizando assim o t-learning. Para se alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia de investigação com natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, sem a intenção de ser decisiva. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: Na primeira etapa, sucedeu a apresentação das características do AVA que o CEFET-MG utiliza para ofertar seus cursos a distância via internet. Na segunda etapa, fezse o levantamento das ferramentas digitais para a aprendizagem que compõem o AVA do CEFET-MG. Em seguida, na terceira etapa, foram verificados os requisitos necessários para se estabelecer um caminho técnico para o desenvolvimento de um AVA para a TVD. Na quarta etapa, foi realizada a verificação da compatibilidade do AVA do CEFET-MG com os requisitos apresentados na etapa anterior, especificamente sobre as questões do requisito tecnológico por meio de modelos de desenvolvimento. Por fim, na quinta etapa, foi realizada a classificação dos níveis de interatividade das características funcionais das ferramentas apresentadas na segunda etapa para o ambiente da TVD. Os resultados encontrados permitiram concluir que existem diferentes requisitos e recursos disponíveis para implementar o t-learning na instituição, com destaque para os requisitos tecnológicos, sobretudo a camada de software do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), o middleware Ginga, e para os recursos disponíveis para o desenvolvimento de aplicações para o ambiente da TVD na forma de ferramentas digitais para aprendizagem. Constatou-se também a necessidade de um provedor de serviços interativos que atue de forma multiplataforma, permitindo que recursos interativos sejam executados em ambientes que extrapolem o uso da internet. Salienta-se ainda que a falta de experiências em práticas pedagógicas quanto à utilização da TVD na educação, impossibilita uma conclusão sobre a efetividade do ensino e da aprendizagem condizentes com os parâmetros normativos da EaD e da Educação Profissional Tecnológica (EPT), que por sua vez se utilizam cada vez mais das TDIC em ambiente educacional.

Descrição

Palavras-chave

Ensino a distância, Ensino profissional, Ensino técnico, Tecnologia educacional, Televisão digital - Educação

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