Saberes docentes de engenheiros de segurança do trabalho que atuam como professores de curso técnico
Carregando...
Data
2020-03-06
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Os cursos técnicos em Segurança do Trabalho, no Brasil, são, em sua maioria, lecionados por professores com formação em Engenharia de Segurança do Trabalho, adquirida mediante pós-graduação, para quem concluiu bacharelado em alguma Engenharia ou Arquitetura. Esta pesquisa objetivou analisar a construção dos saberes docentes dos professores com essa formação em Engenharia de Segurança do Trabalho e atuantes no curso Técnico em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – campi Ouro Preto e Governador Valadares). Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses professores, a partir das quais identificou-se quais saberes docentes eles possuem e qual a origem desses saberes. A pesquisa foi fundamentada notadamente nos estudos de Maurice Tardif, Lee S. Schulman, Clermont Gauthier e Selma G. Pimenta, o que permitiu traçar um desenho conceitual do que se entende atualmente por “saberes docentes”, bem como discutir suas origens e modos de construção. A pesquisa revelou que o conjunto desses professores enfrenta dificuldades na construção de seus saberes docentes, motivadas tanto pela falta de uma base de conteúdos pedagógicos, quanto pela insuficiência de um aprofundamento nos conteúdos técnicos, advindos da formação original como engenheiros de Segurança do Trabalho. Os professores participantes da pesquisa também não apresentaram conhecimentos quanto a programas, métodos e legislação relacionada à educação, portanto, não foi evidenciada a construção dos saberes curriculares entre os entrevistados. Foi possível concluir, nesta pesquisa, que os saberes docentes desses professores que não possuem formação docente são construídos ao longo do tempo, principalmente por meio de suas vivências no ambiente educacional, na prática em sala de aula e junto aos demais agentes da educação, sendo que o saber ensinar é contínuo e empiricamente adquirido, por “tentativa e erro”. Com base na análise dos relatos, constatou-se que o professor do ensino profissionalizante poderia melhorar sua atuação se sua formação acadêmica somasse os conhecimentos técnicos da profissão e sua vivência prática a uma formação docente de qualidade.
Descrição
Palavras-chave
Professores de engenharia, Ensino profissional, Professores de ensino técnico, Segurança do trabalho - Estudo e ensino, Engenharia - Medidas do segurança - Estudo e ensino