Quando um recurso educacional utilizado na educação a distância pode ser considerado um objeto de aprendizagem: um estudo de caso no CEFET-MG
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Data
2020-02-27
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Editor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Resumo
Com a evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e seu emprego na Educação a Distância (EaD), novas ferramentas e estratégias de ensino e aprendizagem passaram a ser utilizadas como suporte pedagógico nessa modalidade de educação. Dentre essas ferramentas, os Objetos de Aprendizagem (OA) têm colaborado de forma positiva como suporte na aprendizagem. Sendo, portanto, importante a análise dos OA, pois o objeto poderá ser determinante no aprendizado do aluno. Mas a análise de um OA vai muito além de observar as tecnologias empregadas ou as falhas existentes, é necessário observar os atributos que evidenciam a conveniência e viabilidade de seu uso. Assim, surge uma questão, que foi a norteadora desta dissertação de mestrado: Como um recurso digital utilizado nas aulas ofertadas a distância pode ser considerado um objeto de aprendizagem na perspectiva de Barbosa (2014)? Para responder essa questão, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar se os OA presentes no AVA do Centro Federal de Educação Federal de Minas Gerais (CEFET-MG), na oferta do curso técnico a distância de Meio Ambiente, apresentam as características definidas por Barbosa (2014) de forma que esses OA possam ser classificados como recursos educacionais de apoio à aprendizagem. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, que de acordo com os objetivos foi descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos foi realizado estudo de caso no CEFET-MG, especificamente no curso técnico de Meio Ambiente ofertado a distância. A partir dos resultados pode-se contemplar a importância de avaliar os OA por meio de suas características, pois, de posse do conhecimento prévio das características desses objetos é possível identificá-los como um recurso educacional de apoio à aprendizagem. E para que isso se tornasse entendível, foi utilizada a abordagem qualitativa que buscou identificar as características desses OA, tendo como base as categorias definidas por Barbosa (2014). Foram analisados 15 OA de forma que suas características fossem comparadas com aquelas definidas por Barbosa (2014), apresentando como resultado as características de cada objeto, entendendo que não há um padrão para cada tipo de OA, mas sim as características predominantes que podem colaborar diretamente para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Ensino a distância, Aprendizagem, Tecnologia educacional