A formação pedagógica de professores engenheiros da educação profissional técnica de nível médio

Imagem de Miniatura

Data

2021-12-01

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Os cursos de graduação em engenharia formam profissionais para trabalhar em diversas áreas: alimentos, mecânica, elétrica, produção, entre outras. Sabe-se que alguns desses profissionais formados em engenharia se tornam professores nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), porém não são preparados para atuarem como docentes em sua graduação, pois a maioria dos cursos de engenharia, diferentemente das licenciaturas, não têm seu foco voltado para a formação pedagógica e para a docência. Buscando entender melhor a formação do professor engenheiro, este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores engenheiros, que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de formação pedagógica, de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Para a análise e interpretação dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo e utilizou-se de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós-graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Constatou-se que para a maioria dos professores participantes da pesquisa a formação pedagógica trouxe mudanças significativas, modificando positivamente a sua prática docente e/ou a forma como enxergam o processo educativo. Tais mudanças ocorreram, por exemplo, no processo de ensino-aprendizagem, na forma de se pensar o processo avaliativo, na didática do professor, entre outros. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bem relevante para a formação do professor engenheiro.

Descrição

Palavras-chave

Engenharia - Estudo e ensino, Professores - Formação, Ensino médio, Ensino técnico, Ensino profissional

Citação