A docência no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais: análise reflexiva sobre a construção e mobilização dos saberes docentes no curso de formação de oficiais

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Data

2021-02-26

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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho teve por objeto de estudo o processo de construção e mobilização de conhecimentos e saberes inerentes ao exercício da docência em uma instituição de ensino militar. Foi adotado como lócus da pesquisa de campo a Academia de Bombeiro Militar de Minas Gerais e, como sujeitos, foram selecionados 17 docentes das disciplinas práticas de salvamento terrestre, salvamento aquático, salvamento em altura e combate a incêndio urbano; além de 34 discentes do ano de 2020. Os sujeitos docentes desta pesquisa não exercem a função docente com dedicação exclusiva, sendo que muitos deles ainda trabalham em jornada de trabalho na atividade fim da instituição. O referencial teórico alicerçou-se a partir das descrições de Shulman (1987; 2004; 2005; 2007) quanto ao conhecimento pedagógico de conteúdo, Tardif (2010; 2014) e Pimenta (2000; 2009) em relação aos saberes atrelados à função docente. Utilizou-se ainda as concepções de Libâneo (2007) para melhor entender quanto aos aspectos da pedagogia e o papel do processor. O caminho metodológico enveredou-se na análise de documentos normativos, como o Projeto Político Pedagógico do Curso, plano de disciplinas das matérias apontadas, bem como na coleta de dados a partir de questionários semiestruturados aplicados a todos os sujeitos e entrevista aberta ao corpo docente titular das disciplinas. A análise dos dados quantitativos foi realizada no programa SPSS, enquanto que, para os dados qualitativos, foi adotada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os instrutores (docentes) lecionam por possuírem curso técnico na área específica, embora não possuam qualquer formação pedagógica (64,7%) e apresentam, em sua maioria, a graduação como nível máximo de escolaridade (70,6%). Os dados apontam, ainda, que muitos aprendem a ser professor durante o exercício da prática docente, sendo que as experiências vividas no ambiente de trabalho prático (operacional) são levadas e vivenciadas em sala de aula, influenciando diretamente o processo de ensinar. Pode-se concluir que os processos que envolvem ensino e aprendizagem sofrem interferências pela construção do ser docente e influenciam diretamente a formação do profissional Bombeiro.

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Palavras-chave

Bombeiros - Formação, Corpo de bombeiros - Estudo e ensino, Professores - Formação, Ensino superior, Identidade social

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