Doutorado em Estudos de Linguagens
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Doutorado em Estudos de Linguagens por Autor "Alve, Mírian Sousa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Sobrevivência da ninfa na era das redes: (no contexto da cultura da arte contemporânea)(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-26) Lacerda, Juliana Andrade de; Silva, Rogério Barbosa da; Porras, Adolfo Enrique Cifuentes; http://lattes.cnpq.br/7256023332368040; http://lattes.cnpq.br/1767099415509838; http://lattes.cnpq.br/3995628406029878; Campos, Daniela Queiroz; Ricardo, Pablo Alexandre Gobira de Souza; Alve, Mírian Sousa; Moreira, Wagner JoséA partir da teoria da sobrevivência da imagem proposta pelo historiador e filósofo Aby Warburg (1866–1929), a presente tese realiza explorações de algumas formas, fórmulas econdensações imagéticas que reaparecem ao longo da História da Arte. Em consonância com a natureza não linear, rizomática e transdisciplinar da metodologia de pesquisa realizada por Warburg e atualizada por Georges Didi-Huberman. Essas imagens reaparecem e são evidenciadas em diversas estratégias de produção da Arte Moderna e Contemporânea, assim como nos ambientes virtuais. Propomos utilizar a mesma forma aleatória e combinatória da internet, em diálogo permanente com imagens clássicas e modernas, além de outros contextos culturais, para discutir sobre as representaões do feminino, contextualizadas nas obras das artistas brasileiras Berna Reale e Rosana Paulino. A pesquisa pretende não simplesmente adicionar um painel a mais ao famoso Atlas Mnemosyne de Warburg, ou uma ninfa a mais ao erudito panteão didihubermaniano, mas continuar explorando e expandindo as potencialidades metodológicas ligadas ao conceito da sobrevivência da imagem. A partir daí realizamos uma exploração das relações entre arte e fotografia (técnica amplamente utilizada por Warburg na elaboração dos seus pain.is), uma vez que ela continua sendo aliada central de diversas formas e estrat.gias de criação artística e de circulação da imagem no contexto das redes e da cultura visual contemporânea.