Doutorado em Estudos de Linguagens
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Navegando Doutorado em Estudos de Linguagens por Autor "Amaral, Jussara Maria Leão Coelho"
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Item Os imaginários sociodiscursivos e a visão etótica sobre Monteiro Lobato nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental ao médio(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-04-18) Amaral, Jussara Maria Leão Coelho; Villela, Ana Maria Nápoles; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/9859213931576709; Arão, Lilian Aparecida; Lage, Micheline Madureira; Leal, Leiva de Figueiredo Viana; Pinheiro, Marta PassosNesta pesquisa, apresentamos uma análise discursiva de oito coleções de livros didáticos de português do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio, procurando identificar, a partir dos textos e dos elementos linguísticos e semióticos, os imaginários sociodiscursivos e as visões etóticas construídos sobre Monteiro Lobato, mobilizados para formulação de crenças e opiniões sobre esse autor/cidadão e sua obra. O referencial teórico-metodológico utilizado para análise dos dados foi constituído a partir da Semiolinguística de Charaudeau (2007, 2008, 2010a, 2010c), também Amossy (2008) e Maingueneau (2008a, 2008b). Para efeitos didáticos, estruturamos nossas análises em cinco seções: (i) Lobato Editor; (ii) Lobato Nacionalista; (iii) Lobato e a Crítica a Semana de Arte Moderna; (iv) Análise da Natureza das Questões Propostas nas Coleções e sua Relação com a Obra Lobatiana; (v) Análise Geral dos Elementos Imagéticos que também contribuem para a construção dos imaginários sociodiscursivos e os ethé presentes no corpus. A partir do corpus selecionado, podemos concluir que esses autores mobilizam e constroem determinados imaginários sociodiscursivos valorizantes, ou não, sobre Lobato e sua obra. A partir dos textos e dos elementos linguísticos e semióticos dos livros do Ensino Médio, podemos projetar os ethé de Monteiro Lobato que emergem dos imaginários sociodiscursivos como sendo de um homem polêmico, conservador e crítico. Nos livros do Ensino Fundamental I são de um homem inteligente, culto, nacionalista, alegre, inovador, criativo e principalmente, perspicaz que foi capaz de explorar um novo mercado livreiro, suscetível a inovações incomuns à época. Esses imaginários são baseados nos saberes de crença de opinião coletiva, uma vez que partem da opinião dos autores deste livro didático que pode divergir das outras coleções que ainda serão analisadas.