Mestrado em Estudos de Linguagens
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Navegando Mestrado em Estudos de Linguagens por Autor "Arão, Lílian Aparecida"
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Item A construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos durante a copa do mundo de 2014(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Loyola, Renata Pinheiro; Lessa, Cláudio Humberto; http://lattes.cnpq.br/0878316792233407; http://lattes.cnpq.br/2054251998838372; Lessa, Cláudio Humberto; Arão, Lílian Aparecida; Reis, Alcione Roque; Rolim, Wiliane ViriatoEste presente trabalho apresenta uma investigação acerca da construção de imagens de brasilidade em comerciais televisivos no período da Copa do Mundo 2014. Para a investigação, optamos por um caminho proposto pela análise do discurso, que considera a existência de uma intencionalidade na linguagem. Nessa perspectiva, sugere ao pesquisador relacionar o discurso com a situação que o criou em relação à língua e à sociedade, com o objetivo de buscar esclarecer o que o texto diz e como diz, a partir dos valores inerentes ao texto e por marcas no enunciado. Na primeira parte, apresentamos os fundamentos da Análise do Discurso, proposto por Eni Orlandi e Sírio Possenti, e explicamos os conceitos de sujeito, contrato de comunicação e modos de organização do discurso, sob a perspectiva do teórico Patrick Charaudeau. Na segunda parte, aprofundamos nos conceitos relacionados ao discurso publicitário. Inicialmente, caracterizamos, a partir dos autores Armando Sant’anna e José Benedito Pinho, em que perspectiva a publicidade se insere como uma forma de comunicação, e posteriormente, recorremos ao contrato de comunicação publicitário proposto por Jean-Claude Soulages, para entender de que forma os parceiros do discurso compõem a proposta de persuasão. Ainda nessa segunda parte, explicamos os efeitos produzidos na publicidade, à luz da teoria dos imaginários sociodiscursivos de Patrick Charaudeau. Desse modo, na terceira parte, apresentamos detalhadamente a análise dos comerciais televisivos que compõem o corpus desta pesquisa, e ressaltamos ainda, o caminho da produção de efeitos interpretativos, a partir de estratégias discursivas, que incitam, por meio da emoção, a construção de imagens de brasilidade a partir de diversidade, união, sensualidade, jovialidade e negritude, com a temática do futebol. Como o resultado da investigação, podemos confirmar nossa hipótese de que a publicidade apresenta marcas discursivas, que revelam a presença de uma intencionalidade.Item Análises discursivas dos papéis sociais de gênero no seriado Os Simpsons(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-22) Rezende, Gabriela Ferreira; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/3402761820708877; Lessa, Cláudio Humberto; Melo, Mônica Santos de Souza; Arão, Lílian AparecidaAntes mesmo do nascimento dos indivíduos e ao longo de toda vida, a característica gênero é considerada socialmente um fator essencial para traçarmos a trajetória de vida de um bebê e para construirmos certa expectativa (menina ou menino? rosa ou azul? frágil ou viril?). Para Santos (2010), o comportamento esperado de uma pessoa de um determinado sexo é fruto de convenções sociais acerca do gênero, essas ideias do que se espera de homens e mulheres são produzidas através das relações sociais. Diante dessas expectativas sociais acerca do homem e da mulher, o tema deste trabalho é a representação social de gênero no seriado Os Simpsons, seriado da TV americana conhecido pelo seu teor de criticidade. Ao longo deste trabalho, examinaremos a construção dos papéis atribuídos aos homens e as mulheres na sociedade que são representados ao longo do desenho (a partir dos imaginários instaurados no universo social). Pretende-se analisar a construção das estratégias sócio-discursivas (imaginário, ethos, interdiscurso) ao longo da narrativa de três episódios, a saber: Lisa e a boneca falante- 5ª Temporada, Episódio 14 (1994), Humofobia- 8ª Temporada, Episódio 15 (1997) e Grande Marge -14ª Temporada, Episódio 4 (2002) e investigaremos os efeitos de produção de sentido do desenho animado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, realizada através de transcrição e análise de dados coletados. Para subsidiar a análise, nos basearemos nos conceitos propostos por Dominique Maingueneau (2014), Patrick Charaudeau (2013), Ruth Amossy (2005) e Steven Keslowitz (2007). Verificaram-se críticas a comportamentos marcados a respeito de como a mulher deve se comportar nas relações parentais da infância à vida adulta (brinquedos que reforçam estereótipos, atividades domésticas, relações sexuais, ditadura da beleza, necessidade de agradar o parceiro). Além da identificação do processo de criação de uma criança do sexo masculino, por vezes, arraigados em estereótipos machistas, verificou-se também interferências de estigmas referentes ao universo homo afetivo.Item Brasil pós-impeachment: um novo discurso para a transparência? - análise de enunciados sobre transparência em notícia do Portal da CGU 2015 e do MTFC 2016(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-09) Menezes, Lilia Gomes Ferreira; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/5350629459944665; Arão, Lílian Aparecida; Rolim, Wiliane Viriato; Lessa, Cláudio Humberto; Silva, Giani David; Silva, Renato Caixeta daEsta pesquisa tem como propósito analisar comparativamente o discurso da transparência apropriado, diacronicamente, pelo órgão responsável por fomentar políticas de transparência, acesso à informação e controle social no Brasil: a Controladoria-Geral da União (CGU), em 2015, ou Ministério da Transparência Fiscalização e Controle (MTFC), em 2016. A mudança no nome e no status implementada em marco de 2016, logo após o impeachment, foi o combustível para o delineamento da proposta de análise. Partimos do entendimento de que a atribuição de fomentar o cumprimento Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) coloca o órgão na posição de emissor que detém destacada legitimidade para proferir discursos relatados sobre a legislação relativa à transparência e ao acesso à informação. Entendemos ainda que boa parte das ideias e dos discursos que circulou e circula no contexto social sobre o tema foi conformada a partir dos ditos desse órgão. Foram três as hipóteses de pesquisa: a de que, em 2015, o discurso da transparência era mais frequentemente entrecortado pelo da participação social e, em 2016, pelo de combate à corrupção; a de que o cidadão, em ambos os períodos, era interlocutor raramente posicionado como agente indispensável no processo; e a terceira hipótese foi a de que os discursos propagados, tanto em 2015 como em 2016, tinham como prioridade atender interesses institucionais, projetando ethé diversos, especialmente os de credibilidade e eficiência. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. O corpus em análise é composto por 243 notícias, produzidas pela CGU e, posteriormente, pelo MTFC sobre a atuação, as competências, os projetos e as ações empreendidas pelo órgão. No conjunto total de 243 notícias, foram comparados aspectos relativos às restrições contratuais, especificamente em relação aos sujeitos e à legitimidade, seguido por estratégias de seleção de temas, com aporte teórico na Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2015). Um conjunto menor, de 37 notícias, tematizadas como "transparência pública", foi objeto de análise da frequência de aplicação da palavra "transparência" e sentidos atribuídos a ela, índices de interdiscursividade e de atribuição de imagem de si (ethos), com base em conceitos de interdiscurso e intertextualidade (MAINGUENEAU, 1997), heterogeneidade (AUTIER-REVUZ, 2004) e ethos discursivo e pré-discursivo (MAINGUENEAU; AMOSSY, 2013). Os resultados apontam que, nos dois períodos, é possível identificar índices de intertextualidade com os discursos prescritos, porém, em 2015, a democracia participativa era a formação discursiva a partir da qual enunciava-se mais frequentemente. Os ethé mais atribuídos ao órgão foram de liderança democrática e de articulador social. Em 2016, os índices discursivos mais marcantes apontam a democracia representativa como formação discursiva de onde mais se enunciou naquele período. O foco era projetar ethos de eficiência.Item Edição televisiva: análise discursiva de estratégias de uma mídia feminista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-23) Maia, Marcos; David, Giani; http://lattes.cnpq.br/8863282319980625; http://lattes.cnpq.br/7513085988579111; Mendes, Simone de Paula dos Santos; Arão, Lílian Aparecida; Parreiras, Vicente AguimarEste estudo apresenta uma análise discursiva sobre as estratégias de edição de um programa feminista, partindo da produção do "Programa Mulhere-se", da "Rede Minas de TV", uma TV pública do Estado de Minas Gerais. Foi proposto um estudo de caso sobre um episódio representativo do programa, que aborda o manifesto "Uma por minuto" em que seis entrevistadas, se revezam em declarações a respeito do assunto, construindo, portanto, as projeções etóticas e seus imaginários nas falas. Nos interessa entender também o modo de organização discursiva do episódio, conforme o tratamento dado pela edição. Para entendermos as escolhas e estratégias de edição, vamos analisar, com as mesmas categorias de análise, o material bruto referente ao episódio em questão. Partimos do referencial teórico e metodológico da análise de discurso, a partir da Semiolinguística de Charaudeau (2010), de onde selecionamos como principais categorias de análise, os imaginários sociodiscursivos e os modos de organização discursiva, além da categoria do ethos, a partir de Maingueneau (2014). Buscamos entender as diferenças marcantes entre o material bruto e o material editado para encontrar pistas sobre alinhamento ideológico ou as possíveis identificações feministas, pois o Programa Mulhere-se, conforme divulgação, considera-se o primeiro programa feminista do Brasil. Sendo os feminismos, múltiplos e diversificados, possuindo diversas correntes de pensamento e práticas, qual a imagem de feminismo e de feminista que é projetada por essa mídia feminista? Para nos aproximarmos da resposta, analisamos tanto as falas das entrevistadas, quanto o enredamento dado no episódio editado. Ao buscar entender se o discurso do programa abarca a multiplicidade de representações e vozes, chegamos à conclusão de que há uma tendência a alguns feminismos específicos e de que se evitam outros, assim como podemos perceber que as crenças, experiências e saberes são mobilizados de forma a legitimar certas falas e a construir um argumento. Além do referencial teórico e metodológico, abordamos também o conhecimento produzido sobre os feminismos, sobre televisão e sobre os processos de edição televisiva.Item Máfia Azul: as imagens discursivas dos líderes da torcida organizada(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-29) Alvarenga, Thiago Madureira de; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/4746944995248173; Arão, Lílian Aparecida; Moreira, Carla Barbosa; Campos, Priscila Augusta Ferreira; Silva, Renato Caixeta daNesta dissertação, temos por objetivo analisar as imagens de si - o ethos, segundo Maingueneau (2008) e Amossy (2005) - no discurso de líderes da torcida organizada Máfia Azul, maior organizada ligada ao Cruzeiro Esporte Clube, a partir do depoimento do fundador, Eder Toscanini, dolíder nos anos 2000,o francês Jean Marc Gougeuil,e do mandatário atual, Daniel Sales. Como as organizadas têm espaço escassona mídia (LOPES, 2012), entendemos que era necessário dar voz aos dirigentes da Máfia Azul, entrevistando-os, reconstituindo momentos de suas vidas. Os líderes do passado e do presente foram selecionados porque os principais membros da organizada são referências, tendo forte ascendência sobre os outros integrantes. Com os dados coletados, os discursos foram divididos em cinco eixos: violência, representação midiática dos torcedores organizados, elitização do futebol, afirmação de identidades e ideologia e doutrina. O quadro teórico-metodológico utilizado foi constituído de acordo com as contribuições da Teoria Semiolinguística, de Patrick Charaudeau (1983; 1996;2001; 2004; 2008), e no entendimento da pesquisadora mineira Ida Lúcia Machado (2009; 2014; 2019; 2017) sobre a união desta teoria à Narrativa de Vida. Para análise, três operadores foram selecionados: (i) imaginários sociodiscursivos, cuja função é a representação dos acontecimentos da vida, segundo o pesquisador Charaudeau (2007); (ii) efeitos patêmicos, com o objetivo de identificar as emoções como uma estratégia discursiva, também com base em Charaudeau (2010); e (iii) subjetivemas (afetivos e axiológicos), para pontuar as marcas e avaliações dos sujeitos no discurso, porKerbrat-Orecchioni (1997). A junção dos três conceitos contribuiu para pensar os possíveis ethé dos líderes da torcida organizada. Por meio da análise, apesar da diferença entreas gerações, encontramos imagens em comum dos torcedores em cada um dos eixos de análise. Os líderes da Máfia Azul sugerem imagens de agressivos e viris (embora em muitas vezes preguem a paz) no eixo violência, prejudicados e vítimas da cobertura midiática, frustradoscom a elitização do futebol, fanáticos quando observamos o segmento afirmação de identidades e fieis à torcida organizada e aos seus valores na parte ideologia e doutrina.Item O discurso das roupas: os ethé construídos pela imprensa a partir das indumentárias das primeiras damas brasileiras(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-07-11) Drumond, Kelly Fernanda Mayrink; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/6532862497801869; Pinto, Julio César Machado; David, Giani; Rolim, Wiliane Viriato; Silva, Renato Caixeta daA maneira de se vestir de uma primeira-dama pode suscitar questões discursivas. As roupas, por serem passíveis de leituras que extrapolam sua funcionalidade primária, de proteção do corpo, implicam também questões de valoração subjetiva. Graças a essa dimensão argumentativa implícita nas roupas, é possível identificá-las como vocalizadoras de discursos políticos. Por intermédio da indumentária, (re)constroem-se autorretratos discursivos que propiciam a análise sobre a ideação de uma possível imagem de si que seja legitimadora de identidades sociais. Nesse contexto, nesta dissertação, analisamos as interpretações midiáticas acerca das imagens de si das primeiras-damas brasileiras, detectando, dessa maneira, os principais ethé depreendidos a partir de elaborações discursivas materializadas por meio de suas indumentárias. Consideramos como corpus de análise, reportagens veiculadas pelos jornais O Globo, Folha de S.Paulo e pela revista Veja referentes ao modo de se vestir das primeiras-damas Rosane Collor (governo Fernando Collor, de 1990 a 1992), Ruth Cardoso (governo Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 2002), Marisa Letícia da Silva (governo Luiz Inácio Lula da Silva, de 2003 a 2010) e Marcela Temer (governo Michel Temer, de 2016 a 2018). A análise incidiu sobre o sentido discursivo do vestuário das primeiras-damas interpretado por esses veículos, ou seja, sobre o desvendamento das indumentárias e suas intenções de uso registradas pela imprensa, trazendo à tona possíveis imaginários e projeções etóticas desses sujeitos enunciadores. Nesse contexto, tratamos da construção da imagem de si pelo discurso de "outrem", visto que temos um sujeito que fala de outro sujeito. A depreensão dos ethé acerca das primeiras-damas se deu a partir do discurso da imprensa, pela forma como tais composições indumentárias foram reverberadas. Ao se referir à vestimenta de uma primeira-dama, o autor do enunciado midiático dota sua fala de um tom avaliativo, meticulosamente crítico, pertencente ao campo das ideias e dos valores. A análise discursiva das reportagens nos permitiu identificar que os veículos de comunicação participam ativamente da reprodução e da manutenção de estereótipos acerca dessas mulheres, configurando um ethos coletivo a partir de um imaginário patriarcal.Item Representações sociais do professor: análise semiolinguística de discurso propagandista(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-05) David, Heuler Jesus; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/5154686772777552; Arão, Lílian Aparecida; Parreira, Vicente Aguimar; Rolim, WilianeO objetivo desta pesquisa foi analisar, por meio da Análise de Discurso de linha francesa, as representações dos professores no discurso das propagandas veiculadas pela mídia televisiva no Brasil através dos canais de TV: Rede Globo, TV Escola e Canal Futura. Nossa metodologia consistiu em estudar os conceitos, principalmente, de situação de comunicação, contrato comunicacional, modos de organização do discurso e imaginários sociodiscursivos, a partir da Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2004, 2008 (2), 2010, 2010 (2)). Também abordamos as noções de estereótipo e ethos, segundo Amossy (2014), e de representações sociais, por Moscovici (2003). De acordo com nosso estudo, a propaganda estudada é um gênero de discurso que veicula imagens sobre professores, construídas sobre representações, Reforçando certos imaginários sociodiscursivos sobre os professores no Brasil. Como resultado, foi possível verificar que as propagandas não criam representações, mas se aproveitam das representações existentes em nosso imaginário social. Sua função seria fazer veicular as representações nesses imaginários, colaborando para a permanência dessas no meio social.