Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Adelson de Paula Silva"
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Item A cibercultura e suas relações com o conhecimento científico: um estudo de caso no curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-16) Silva, Tamara Simões; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; José Geraldo Pedrosa; Adelson de Paula SilvaO rápido avanço das ferramentas provenientes do mundo digital possibilitou alterações relevantes nos relacionamentos sociais e nas ações cotidianas. O século XX, nesse sentido, foi marcado por eventos importantes, principalmente na terceira revolução industrial, na qual o digital foi concebido e tornou-se cada vez mais presente. Nesse cenário, a internet foi criada, padronizada e disponibilizada em todo o mundo, em diversos dispositivos diferentes. Diante disso, a digitalização e a desterritorialização permitiram que um número muito maior de informações pudesse ser transmitido, independente das distâncias territoriais antes impostas. Então, a internet faz parte do que Lévy (2010b) denomina como ciberespaço, sendo mais que uma rede mundial, mas um meio de comunicação no qual não está somente a técnica, mas a sociedade, uma vez que a utiliza, a atualiza e gera novas informações. Os modos de vida praticados em tempos de ciberespaço são discutidos, também pelo mesmo autor, como cibercultura. As práticas associadas à educação também sofreram importantes mudanças com o ciberespaço, de forma que novas técnicas foram criadas e cada vez mais utilizadas, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e os Sistemas de Gestão de Aprendizagem, para apoio ao ato de aprender dentro ou fora dos espaços escolares. Também se destaca que essas técnicas motivaram a discussão de outras modalidades pedagógicas, como a Educação a Distância (EaD), as Metodologias Ativas (MA) e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Contudo, é importante verificar como o digital impacta nas relações que envolvem a educação, mesmo com diferentes formas de praticá-la, que buscam provocar o ímpeto investigativo dos alunos, necessário à sociedade. Com isso, esta pesquisa desenvolveu um estudo sobre as implicações decorrentes do uso de tecnologias digitais, presentes no ciberespaço, no processo de aprendizagem de alunos pertencentes a disciplinas dos quatro eixos profissionais do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG. Para tal, o seguinte percurso metodológico foi percorrido: abordagem qualitativa, com pesquisa de tipo descritiva; estudo de caso como procedimento técnico e com os seguintes instrumentos de coleta: análise documental, envolvendo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e hipertextos institucionais, disponíveis na World Wide Web; entrevistas não-dirigidas com os docentes de quatro disciplinas, uma por eixo profissional, devidamente escolhidas por meio das aproximações que fazem com o quadro teórico proposto; e questionários semiestruturados com os alunos matriculados nessas mesmas quatro disciplinas. Os resultados demonstraram que as ferramentas digitais são utilizadas com foco no processo de aprendizagem, visto que as práticas docentes mostraram que essas ferramentas são escolhidas para as aulas de forma planejada, de acordo com o objetivo de aprendizagem a ser atingido. Porém, ressalta-se que o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre as ferramentas digitais, ou Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), é difuso, e isso deve ser considerado pelos professores, tendo em vista que as vivências anteriores por parte dos estudantes podem causar influências nos processos de aprendizagem.Item Mulheres na TI: visões de alunas do curso de engenharia de computação sobre a área(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-03-05) Rezende, Daniela Teixeira; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; http://lattes.cnpq.br/4293384472622240; Raquel Quirino Gonçalves; Kecia Aline Marques Ferreira; Adelson de Paula SilvaEsta pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, objetiva desvelar as visões (motivações, expectativas, temores e preocupações) de alunas do curso de Engenharia de Computação do CEFET-MG em relação ao mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação (TI). Insere-se na “Linha II: Processos Formativos em Educação Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG que tem por objetivo estudar os processos formativos na área da Educação Tecnológica, em uma perspectiva omnilateral, tanto nos âmbitos das instituições educacionais e organizacionais, quanto no exercício do próprio trabalho. Esta dissertação: (1) apresenta um resgate histórico acerca da participação e atuação das mulheres na área de TI, identifica os cursos que formam tais profissionais e o número de mulheres inscritas e concluintes em cada curso nos últimos dez anos; (2) discute as relações de gênero nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T), problematizando as barreiras e obstáculos enfrentados pelas mulheres para a inserção e atuação nesse campo científico-profissional; (3) evidencia que embora a presença feminina nas universidades esteja crescendo nos últimos anos, a participação das mulheres na produção do conhecimento científico e tecnológico é inferior à dos homens, indicando que as áreas de C&T ainda são um reduto hegemonicamente masculino. Os resultados da análise dos relatos colhidos com alunas do curso de computação do CEFET-MG acerca do mercado de trabalho na área de TI sugerem que elas se encontram preparadas para a função e têm conhecimento das dificuldades e desafios que enfrentarão. Espera-se, com este trabalho, contribuir para a reflexão acerca das relações de gênero, tanto na área de formação profissional, quanto de atuação dos/as profissionais de TI, de forma a incentivar uma participação mais igualitária dos gêneros nessa área.Item Percepções de coordenadores, professores e tutores em EAD em uma instituição pública de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-21) Oliveira, Paulo Henrique de; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Adelson de Paula Silva; Vicente Aguimar ParreirasA oferta de vagas em cursos técnicos na modalidade educação a distância (EaD) impulsionada pelo governo federal através da Rede e-Tec Brasil, trouxe nova demanda de atenção ao corpo acadêmico sobre o tema evasão escolar. Com isso, trouxe também, novas exigências quanto aos parâmetros utilizados na identificação antecipada de alunos com potencial de evasão. Segundo o Censo EaD 2014, existe uma ausência de adaptação à metodologia, considerada como uma das principais causas da evasão nesta modalidade, o que neste trabalho foi motivação para a escolha do tema, e, além disso, este tema tem sido pouco abordado e pesquisado em dissertações de mestrado e em teses de doutorado. Neste contexto, esta dissertação teve como objetivo analisar a percepção dos coordenadores, professores e tutores em EaD quanto a evasão escolar no curso Técnico de Informática para Internet oferecido na modalidade EaD pela Rede e-Tec Brasil em uma instituição pública de Minas Gerais. Para que esse objetivo fosse alcançado, utilizou-se como metodologia de pesquisa uma abordagem qualitativa e foram utilizados como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico e o estudo de caso. Como instrumento para coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionários ao corpo acadêmico do curso Técnico de Informática para Internet da instituição pesquisada. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos que alcançaram melhor desempenho na disciplina Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conseguem maior progressão em seu curso, o que abre diferentes possibilidades para atuação do corpo acadêmico. Constatou-se também que a própria disciplina AVA pode auxiliar na identificação do aluno com risco de evasão. Ficou também evidenciado que o corpo acadêmico considera que a instituição pesquisada possui uma plataforma virtual que atende de forma satisfatória a seus alunos, no entanto, este mesmo corpo acadêmico reconhece que todos seus alunos, em maior ou menor grau, enfrentaram dificuldades na utilização do mesmo, sendo este um fator considerado de significativa influência no processo de evasão escolar.