Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Admardo Bonifácio Gomes Júnior"
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Item Corpo-si sexuado?: o que narram as mulheres da tecnologia da informação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-02-12) Boschetti, Graciela de Andrade; Gonçalves, Raquel Quirino; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Admardo Bonifácio Gomes Júnior; Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e Silva; Bianca RückertEsta dissertação objetivou compreender as relações sociais de sexo e seus mecanismos de segregação e exclusão das mulheres na área da Tecnologia da Informação (TI), a partir de dramáticas dos usos do corpo-si de mulheres que trabalham nesse setor terciário da economia. O estudo segue um viés teóricometodológico do feminismo materialista de origem francófona e da ergologia, com o uso das narrativas de vida como recurso principal desta pesquisa de caráter qualitativo, estruturada pela Linha 3 Processos formativos em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG). Para tanto, procuramos compreender o trabalho pelo ponto de vista da atividade humana situada, por meio do estudo de caso de duas mulheres da área da TI. A investigação permitiu a reflexão sobre os essencialismos inerentes às diferenças biológicas que falaciosamente hierarquizam socialmente mulheres e homens em favor destes últimos, a falta de reconhecimento da qualificação técnica do trabalho realizado por elas, além de apresentar dinâmicas cotidianas realizadas no campo de trabalho como ações de enfrentamento a objetificação de seus corpos e propriedades intelectuais.Item Potencialidades do conceito de ciborgue para pensar o corpo na educação tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-13) Moraes, Uéverson Luiz Melato de; Ferreira, Débora Pazetto; http://lattes.cnpq.br/8292039196009295; Débora Pazetto Ferreira; Bruno Vasconcelos de Almeida; Admardo Bonifácio Gomes JúniorEsta dissertação trata das contribuições acerca do conceito de ciborgue, tal como construído por Donna Haraway em sua obra Manifesto Ciborgue (2009), para a educação tecnológica. O ciborgue de Haraway se apresenta como híbrido de humano e máquina, o que representa o corpo tecnológico na contemporaneidade. Esse mito de ficção e de realidade social incorpora artefatos tecnológicos que são capazes de transformar o humano e sua relação com o mundo, podendo assim criar uma noção de um corpo que é símbolo de uma sociedade potencialmente tecnológica. Da ficção à realidade, o ciborgue se faz presente nos espaços sociais e tem sua existência marcada por atividades antes vistas como puramente humanas, como a política, as relações sociais, o trabalho, a subjetividade, a educação etc. A metodologia de pesquisa adotada para responder sobre as possíveis contribuições do conceito de ciborgue para a educação tecnológica foi a revisão bibliográfica, a partir do levantamento do estado da arte, em que foram analisadas as pesquisas ocorridas no Brasil cujo tema central é o conceito de ciborgue cunhado por Donna Haraway. A partir daí, foram analisadas as obras que poderiam contribuir com a perspectiva da educação tecnológica. A educação tecnológica, por sua vez, tem sido observada por ressignificar a educação já que ela própria traz em seu ensejo a tecnologia como princípio de estudo. Como resultado desta pesquisa, propõe-se a análise de como o corpo, na sociedade contemporânea, incorpora artefatos tecnológicos, modificando a si próprio e, ao mesmo tempo, provocando indagações que impactam na educação. Essas modificações ocorridas nos corpos leva a proposta de se repensar uma aprendizagem que insira o conceito de ciborgue para pensar os corpos, alunxs e professorxs, e que corresponda a uma aprendizagem ciborguiana.