Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Aguiar, Fabiane Angélica de"
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Item A aplicação do efeito de espaçamento na educação a distância: estudo de caso de um curso técnico no CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-10) Aguiar, Fabiane Angélica de; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Maria Adélia da Costa; Gustavo Alcântara EliasNos últimos anos, o Governo Federal brasileiro vem buscando ampliar o acesso à educação no país, com o aumento da oferta de carga horária por meio da educação a distância. No entanto, apesar de seu crescimento, o Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil do ano de 2016 (Censo EaD.BR 2016) revela que os indicadores de qualidade mostram que há uma necessidade em melhorar o desempenho dos alunos, e que tal necessidade esbarra em vários fatores, sendo o principal desafio a inovação em abordagens pedagógicas. Áreas tais como as Neurociências e a Psicologia Experimental tem se dedicado a buscar compreender o processo de aprendizagem, e a memória é um importante fator nesse processo. Assim, o esquecimento é algo indesejável e que deve ser minimizado através de revisões ou repetições espaçadas: o efeito de espaçamento. A partir de tais apontamentos, chega-se à questão da aplicação do efeito de espaçamento na EaD. O objetivo geral da presente dissertação, então, foi analisar o desenho instrucional do curso de Informática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância (EPTNM-EaD) do CEFET-MG, a fim de identificar a presença do efeito de espaçamento nas atividades de revisão das diversas disciplinas do curso. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia de pesquisa com natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, por meio da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: na 1" etapa, realizou-se um levantamento bibliográfico do aporte teórico subjacente ao tema. Na 2ª etapa, realizou-se a observação online não participativa das dinâmicas de interação e postagens realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, a fim de levantar as atividades pedagógicas de revisão disponíveis no curso de Informática da Educação Profissional Técnica de Nível Médio a distância (EPTNM-EaD) do CEFET-MG. Na 3ª etapa, as atividades pedagógicas de revisão disponíveis no curso em questão foram verificadas uma a uma, levando em consideração a frequência com que apareciam, a fim de entender se atendiam aos preceitos do Efeito de Espaçamento. Na 4° etapa, a fim de verificar a percepção do corpo pedagógico sobre o efeito de espaçamento, foi aplicado um questionário. Como última etapa da pesquisa, apontou-se quais recursos são mais utilizados para revisões de conteúdo, comparando-os com aqueles selecionados pelos docentes na seção quatro do questionário online. Os resultados encontrados permitiram concluir que há a ocorrência do efeito de espaçamento nas atividades de revisão presentes no módulo observado, embora não sejam todos os docentes que conheçam o conceito. Foi permitido verificar também que as atividades de revisão utilizadas eram divididas em implícitas ou explícitas, e controladas e não-controladas. Por fim, também notou-se que os recursos didáticos utilizados, em sua maioria, apresentavam baixa interatividade e que no AVA as interações foram quase inexistentes.