Mestrado em Educação Tecnológica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Aguiar, Vivian Emanuelle Alves de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Formação profissional do eletricista de linhas e de redes aéreas: desenvolvimento de competências(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-03-10) Aguiar, Vivian Emanuelle Alves de; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; Antipoff, Renata Bastos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3178056393415175; http://lattes.cnpq.br/6507114081255256; Antônio de Pádua Nunes Tomasi; Renata Bastos Ferreira Antipoff; Raquel Quirino; Geraldo Márcio Alves dos SantosEsta dissertação tem como objetivo analisar a formação profissional do eletricista de linhas e de redes aéreas da Companhia Energética de Minas Gerais, num curso composto por aulas teóricas e práticas, visando verificar a efetividade deste modelo no desenvolvimento de competências. As mudanças no mundo do trabalho, desde o auge do modelo capitalista industrial, têm gerado discussões sobre o papel e o impacto da formação profissional para o desenvolvimento de competências para o trabalho. Constata-se que a formação profissional no Brasil vem de uma tradição voltada tanto para um aprendizado teórico, sem espaços de aprendizagem sobre o uso deste em situações reais, quanto para uma formação baseada em normas e procedimentos restritas ao posto de trabalho. Esta última é geralmente um treinamento de conteúdo raso, que não tem o objetivo de aprofundar na compreensão dos conceitos teóricos que subsidiam a técnica. Ainda, não oferece condições para a construção de outros conhecimentos e ampliação das estratégias cognitivas que possam ajudar os trabalhadores a agirem de forma mais consciente e reflexiva em relação aos aspectos conceituais da atividade, e nas mais diversas situações da prática. Esses modelos de formação não condizem com as mudanças no mundo do trabalho no final do século XX, caracterizadas pela globalização, aumento da competitividade e desenvolvimento tecnológico, que passam a demandar trabalhadores que dominam suficientemente a área na qual intervém e que saibam identificar problemas, entendam as razões e origens deles, para assim poderem decidir com segurança o momento e a maneira de intervir. Isso traz um desafio para a formação profissional, que deve preparar profissionais técnicos para agir com segurança compreendendo a lógica por trás do fenômeno, um dos pontos chaves para ser competente. Este estudo destaca que uma formação que possibilite o entrelaçamento entre teoria e prática para resolução de problemas, mediados por um profissional experiente, parece ser um modelo eficaz para o desenvolvimento dessas competências. A metodologia qualitativa utilizada foi a Análise da Atividade, que se baseia em análises da ação dos sujeitos em atividade, e seus métodos consistem em observação e entrevista em autoconfrontação. Dois estudos de caso das aulas práticas permitiram analisar situações de solução de problemas. Os resultados demonstram que os conhecimentos teóricos, as regras operacionais, as dicas verbais em sala de aula são importantes para uma ação eficaz, consciente e reflexiva, mostrando a necessidade deste tipo de aprendizagem na formação técnica de profissionais, sobretudo quando vem acompanhada da aprendizagem na e pela prática. As tarefas realizadas em campo com os colegas e com a mediação do formador é o momento para a aprendizagem do uso dos saberes teóricos e técnicos, onde aparecem as dúvidas, os erros, o sentido das normas e procedimentos, além da educação dos sentidos do corpo. Este modelo de aprendizagem teórico-prático, que visa à aprendizagem e ao desenvolvimento de conceitos científicos e saberes práticos, se mostrou eficaz no desenvolvimento de competências essenciais para os profissionais do setor elétrico. Os casos analisados demonstraram como a formação profissional da UniverCemig cumpre com esses requisitos contribuindo de forma satisfatória para a ação eficaz dos trabalhadores.