Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Ailton Vitor Guimarães"
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Item A formação crítica do jornalista: uma análise dos projetos pedagógicos e currículos da UFMG e da PUC-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-28) Cruz, Adriano Boaventura; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/5193597280200557; Sabina Maura Silva; Ailton Vitor Guimarães; Leovegildo Pereira LealEste trabalho é resultado de pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal em Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), e tem por objeto a formação profissional do jornalista, com objetivo de analisar os projetos pedagógicos e estruturas curriculares dos cursos de jornalismo da UFMG e da PUC-MG. Buscou-se compreender como os currículos foram organizados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de jornalismo, fixadas por meio da Resolução CNE-CES 1/2013, proporcionando tanto formação técnica quanto crítica ao jornalista, conforme determina o referido documento. O instrumental teórico que embasou essa investigação foram as teorias do currículo, mais precisamente as teorias críticas, com as quais observamos se as concepções pedagógicas e componentes curriculares dos referidos cursos possibilitam a formação requerida aos estudantes dos cursos de jornalismo da UFMG e PUCMG. De caráter qualitativo, os procedimentos metodológicos utilizados para o desenvolvimento desse trabalho foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. O tratamento dos dados foi feita por meio da análise de seus conteúdos. Ao final desta pesquisa, concluímos que, atendendo ao prescrito nas DCN fixadas na Resolução CNE-CES 1/2013, os projetos pedagógicos e curriculares da UFMG e PUC-MG possibilitam, a par da formação técnica necessária ao ofício do jornalismo, formação crítica, oferecendo aos estudantes um conjunto de disciplinas que problematizam as relações sociais da realidade na qual estão inseridos, a sociedade capitalista, possibilitando aos egressos dos cursos de jornalismo fixar critérios para o exercício crítico de sua profissão.Item Educação permanente em saúde: estudo de caso de uma maternidade pública mineira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-02-22) Rabelo, Érika Marina; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/3010484498684085; Sabina Maura Silva; Heloiza Maria Siqueira Rennó; Ailton Vitor GuimarãesEste estudo de caso simples de caráter quanti-qualitativo teve como objetivo compreender como são desenvolvidas as ações de Educação Permanente em Saúde para a formação no trabalho da equipe interdisciplinar de uma maternidade pública mineira. Como referenciais teóricos para a pesquisa têm-se: a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, a dimensão educativa do trabalho e a reflexão sobre as práticas profissionais. A política citada parte do pressuposto de que a educação permanente é a educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços de saúde para promover o desenvolvimento do trabalhador da saúde e, consequentemente, a melhoria da saúde das populações. A dimensão educativa do trabalho refere-se ao potencial transformador que o trabalho proporciona aos trabalhadores ao serem transformados pelo e para o trabalho- tais concepções se sustentam no explicitado por Karl Marx acerca do trabalho. A reflexão sobre as práticas profissionais estão ancoradas nos pressupostos da formação do profissional reflexivo e da reflexão-na-ação de Donald A. Schön. O campo de estudo foi a Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, e teve como participantes do estudo: 180 trabalhadores da equipe interdisciplinar da saúde e 03 informantes-chave. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental nos arquivos da maternidade, aplicação de questionário estruturado aos trabalhadores da equipe interdisciplinar e realização de entrevista com as informantes-chave. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais com os pareceres nº 1.414.032 , nº 1.446.379 e nº 1.628.872. Os dados foram analisados segundo a Análise Temática de Conteúdo proposta por Bardin e foram identificadas cinco categorias de análise: A concepção da Educação Permanente em Saúde; Demandas de formação e planejamento das ações educativas; Operacionalização das ações educativas; Reflexão do processo de trabalho pela equipe interdisciplinar de saúde; e Transformações profissionais por meio das ações educativas. A análise dos dados apontou para a não integração do trabalhador da saúde no levantamento de demandas e no planejamento das ações educativas desenvolvidas na instituição, com persistência para a centralidade das ações de formação oriundas nas necessidades das chefias/coordenações dos setores. Observou-se, desse modo, a pouca compreensão pelos trabalhadores e informantes-chave acerca dos objetivos e premissas da Educação Permanente em Saúde. Não foi possível captar por meio dos questionários aplicados se há reflexão sobre os processos de trabalho pelos trabalhadores da saúde do serviço estudado, contudo os mesmos relataram impactos positivos em suas práticas profissionais advindas das ações educativas que já participaram na instituição. Desse modo, para que a Educação Permanente em Saúde seja real e se torne instrumento para transformações nas práticas profissionais considera-se importante que haja problematização das práticas profissionais pelos próprios trabalhadores da saúde e que a necessidades de formação no trabalho sejam identificadas por estes profissionais. E ainda entende-se que seja importante a definição de objetivos e programação institucional acerca do desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde na instituição pesquisada, para que as atividades educativas desenvolvidas na mesma tenham integração com as necessidades dos trabalhadores da saúde.Item Evasão escolar na educação profissional: trajetórias e motivos que levam ao abandono definitivo ou temporário dos cursos técnicos de nível médio(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-08) Silvas, Juliana Alvarenga; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/0691746539998567; Sabina Maura Silva; Ailton Vitor Guimarães; Mônica Hallak Martins da Costa; Cristiane Oliveira Pisani MartiniO presente trabalho é resultado de pesquisa realizada no Centro Federal em Educação Tecnológica de Minas Gerais que teve como objetivo investigar e compreender o fenômeno da evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio. A produção intelectual que versa sobre os processos de exclusão escolar revela a existência de múltiplas variáveis que interferem na trajetória de formação dos jovens que abandonam definitiva ou temporariamente determinado nível ou modalidade de ensino. Considerou-se a necessidade de conhecer, por meio da narrativa dos sujeitos, como estes elaboram e expressam suas experiências, orientações e reposicionamentos frente à ruptura da vivência escolar. Os procedimentos técnicos de coleta e análise de dados utilizados envolveram entrevistas realizadas com estudantes que abandonaram os cursos da educação profissional técnica de nível médio na modalidade presencial, levantamento bibliográfico, estudo documental da instituição escolhida como campo empírico, além de entrevistas individuais semiestruturadas com profissionais responsáveis por setores de apoio e acompanhamento social e pedagógico dos estudantes. A partir do estudo realizado foi possível perceber que os estudantes evadidos atribuem a ruptura com os estudos a diferentes fatores, sejam individuais, sociais e/ou institucionais, corroborando com a literatura acadêmica, no sentido de que a evasão escolar é decorrente de múltiplos fatores sociais, econômicos, familiares, institucionais e pessoais, os quais se reforçam mutuamente. Embora questões ligadas ao relacionamento interpessoal com professores, dificuldade de aprendizagem, falta de organização e outros aspectos relacionados ao cotidiano acadêmico exerçam significativa influência para o abandono do curso, o estudo evidenciou que as estratégias institucionais adotadas para enfrentamento da evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio ainda são insuficientes. Em síntese, o trabalho revela o indispensável e permanente desafio da escola em propiciar condições de permanência, desenvolvendo políticas e estratégias efetivas, oportunizando a realização de diálogos e acompanhamentos para compreender as necessidades reais demandadas. Na tentativa de estabelecer um novo olhar sobre a questão, argumenta-se que a evasão escolar não é determinada exclusivamente pela decisão pessoal do sujeito, mas pressupõe efetivo acompanhamento pedagógico e assistencial, visando à melhoria da aprendizagem e à produção de informações que subsidiem a identificação dos sinais da evasão e a criação de mecanismos de prevenção.Item Formação de jovens, trabalho e educação: a percepção dos jovens sobre o ProJovem Urbano em Santa Luzia, no período de 2009 a 2013(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-30) Costa, Giovanna Isabel Fernandes; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; http://lattes.cnpq.br/3958616303043942; Sabina Maura Silva; Ailton Vitor Guimarães; Mônica Hallak Martins da CostaO presente estudo vincula-se à linha de pesquisa “Processos Formativos em Educação Tecnológica”, no Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET - MG). De caráter qualitativo, esta pesquisa teve como objetivo geral compreender o processo de formação de jovens em relações de trabalho e educação: a experiência no ProJovem Urbano (PJU), no município de Santa Luzia, no período de 2009 a 2013. O referencial teórico que subsidiou a análise é sustentado por reflexões sobre trabalho e educação, aliado à produção acadêmica sobre juventude, cuja abordagens levam em conta o foco central deste estudo. A pesquisa foi realizada com a participação de jovens egressos do PJU no município de Santa Luzia, como sujeitos de pesquisa. Os dados foram coletados nos documentos oficiais que criam o PJU, estabelecem normas e critérios de funcionamento, bem como discorrem sobre a metodologia do Programa e por meio de entrevistas com os jovens. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo e foram identificadas 7 categorias de análise: Adversidades; Mundo do Trabalho; Processo Educativo; O que significou a experiência do PJU; Projeto de Vida; Contribuição do PJU na formação dos jovens; Dimensão da Cidadania. O PJU surge no contexto de aumento da preocupação com a realidade social dos jovens brasileiros, com proposta de possibilitar a inclusão social de jovens por meio da elevação da escolaridade, da qualificação profissional e do exercício da cidadania. O PJU foi apresentado como proposta para desenvolver uma política nacional integrada e de inclusão social, tendo como meta o rompimento do ciclo de reprodução das desigualdades. Por meio da análise documental do Projeto Pedagógico Integrado do PJU (PPI do PJU), foi possível identificar que o PJU construiu proposta de um processo formativo com abordagem voltada, especificamente, para jovens, fato de destaque tendo em vista que não se tem conhecimento de programas e projetos direcionados ao público jovem, que tiveram êxito nesse quesito. O conteúdo de ensino também teve êxito na relação entre a formação básica para a conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional e a participação cidadã. A análise evidenciou, entretanto, que o programa não conseguiu ter êxito em garantir a permanência de jovens que necessitam conciliar trabalho e estudos para sobreviverem e, dessa forma, não conseguiu atingir a meta de romper com o ciclo de reprodução das desigualdades sociais.Item Inserção de egressos do ensino técnico subsequente no mundo do trabalho: um olhar a partir da formação profissional em hospedagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-02) Araújo, Aline Passos; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/8164845235453312; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Ailton Vitor Guimarães; Sabina Maura Silva; Daniel Braga HubnerEsta pesquisa objetivou identificar e compreender o processo de inserção profissional dos egressos de um curso do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer (THL), na modalidade subsequente, em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do extremo sul da Bahia. A metodologia foi de abordagem qualitativa exploratória, lançando mão da pesquisa bibliográfica e documental e da coleta de dados a partir de aplicação de questionários, grupo focal e de entrevistas semiestruturadas. Buscou-se, no contexto da pesquisa, caracterizar o perfil do egresso, identificando também os seus anseios ao se revelarem as relações que estabelecem entre a escola, a profissão e o mundo do trabalho. Ao se constatar que há poucos estudos na produção acadêmica que abordem a formação técnica de nível médio na modalidade subsequente, relacionada ao eixo THL, o referencial teórico que serviu de base para este estudo traz, inicialmente, uma breve abordagem sobre a história da Educação Profissional no Brasil, chamando atenção para o lugar que a modalidade subsequente vem ocupando nessa trajetória. O contexto histórico é direcionado para a formação em turismo e, por conseguinte, para as discussões sobre o trabalho no setor de serviços e as características da “classe-que-vive-do-trabalho” no turismo. Os resultados destacaram que, ao contrário do que se pode esperar, esses jovens e adultos não almejam encontrar apenas oportunidade de emprego com a nova profissão, e reconhecem que a formação trouxe mudanças na percepção de mundo e na relação com o trabalho. Apresentam ainda, de forma geral, uma visão crítica sobre as relações entre formação, mercado e trabalho no setor.Item Internet e mídias sociais na divulgação científica: saber(es) e tecnologia(as) na prática de docentes pesquisadores(as) na educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-11) Silva, Daisy Batista; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; Ailton Vitor Guimarães; Luiz Henrique de Lacerda Abrahão; Yurij CastelfranchiEste trabalho teve por objetivo analisar as formas de divulgação do conhecimento científico utilizadas pelos professores(as) pesquisadores(as) atuantes na Educação Tecnológica em relação aos seus modos de uso nas redes sociais. De caráter qualitativo, a pesquisa procurou entender os modos de uso em redes e mídias sociais de docentes pesquisadores(as) vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Ao longo da pesquisa foram abordados temas como a produção do conhecimento na educação profissional e tecnológica; internet, mídias sociais, redes sociais e produção do conhecimento; divulgação e produção do conhecimento científico. Os apontamentos da pesquisa indicam que os docentes entrevistados utilizam as redes sociais com intuitos diversos, entre eles: fonte de pesquisa, divulgação do trabalho e de assuntos pessoais. Particularmente, em relação à divulgação científica nas redes, apontam para os modos como são divulgados e compartilhados eventos, trabalhos realizados, como são produzidos canais nas redes de trato do conhecimento científico, entre outros, não sendo possível afirmar, no entanto, que existe um trabalho específico para a popularização do conhecimento científico junto ao público não especialista, à população em geral.Item O lugar da educação profissional e tecnológica nos projetos político-pedagógicos de cursos de pedagogia de instituições públicas federais brasileiras(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-17) Sousa, Denisse Aparecida dos Santos; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; Ailton Vitor Guimarães; José Geraldo Pedrosa; Jacks Richard de PauloEsta pesquisa teve como objetivo situar o lugar da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos projetos pedagógicos de cursos de Pedagogia de instituições públicas no Brasil considerados de alta qualidade pela avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017. Assim, foram examinados 14 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) no que diz respeito ao lugar da EPT. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental descritiva; no tratamento dos dados obtidos, considerou-se parte da perspectiva da análise do conteúdo, de modo que foram utilizadas as seguintes categorias de análise, identificadas a partir dos documentos: estrutura curricular e ementas das disciplinas; projetos de extensão; projetos de iniciação científica; interdisciplinaridade; estágios; perfil do egresso. Encontramos como resultados: dois PPCs com a temática EPT em maior evidência; nos demais PPCs, a EPT aparece de forma inexpressiva ou não aparece. Concluímos que há necessidade de discussões continuadas a respeito da formação inicial do pedagogo a fim de repensar sua estrutura e capacidade de proporcionar a egressas(os) formação adequada e de qualidade, principalmente, no que se refere à atuação na EPT.Item Saber docente ambiental: análise dos saberes de professores que lecionam em um curso técnico de nível médio em meio ambiente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-02) Freitas, Caio Cesar Bitencortt de; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; http://lattes.cnpq.br/5848560827839957; José Geraldo Pedrosa; Ailton Vitor Guimarães; Doralice Barros PereiraEsta dissertação se situa no âmbito do Mestrado em Educação Tecnológica, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e está vinculada à linha de pesquisa “Ciência, Tecnologia e Trabalho: abordagens filosóficas, históricas e sociológicas”. O tema, por sua vez, associa o saber ambiental aos saberes docentes de professores que lecionam em um Curso Técnico de Nível Médio em Meio Ambiente em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A noção de “saber ambiental” é definida nos termos propostos por Leff (2015) e consiste no pensamento crítico e complexo que integra os processos de ordem natural, técnica e social sem os uniformizar e sim, valorizando a multiplicidade de experiências e práticas de cada cultura. Este saber estrutura a racionalidade ambiental ao propor um novo modo de pensar e agir que nega a lógica da mercantilização da natureza e propõe um conjunto de significações, valores, sentidos e ações socioculturais que promovam a sustentabilidade. Já a noção de “saberes docente” aqui incorporada é oriunda de Tardif (2014), e está relacionada à formação profissional do professor, mais especificamente à sua identidade, à sua experiência de vida e história profissional, e também, à sua relação com os alunos em sala de aula e com os outros agentes escolares. Tais saberes consistem nos conhecimentos, no saber-fazer, nas competências e nas habilidades que os professores mobilizam no dia a dia das salas de aula e de outros ambientes de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi compreender as interfaces, ou pontos de convergências, entre o saber ambiental de professores que lecionam no curso técnico em Meio Ambiente e os saberes docentes dos mesmos. Para isso, dez professores foram submetidos a uma entrevista semiestruturada com perguntas que evidenciaram as interpretações dos professores acerca da complexidade ambiental; o envolvimento pessoal e profissional dos mesmos com a temática ambiental; e as experiências docentes nas disciplinas lecionadas. Além disso, em sintonia com o objetivo proposto, foi formulado o conceito de saber docente ambiental que é fruto da convergência e influência do saber ambiental sobre os saberes docentes. Isto posto, quando o saber ambiental passa a ser associado ao desenvolvimento do professor tem-se aí, o saber docente ambiental, um saber em constante formação que pode fomentar mudanças no modo de exercer e pensar a docência. A expectativa em relação a este saber é de que ele seja indutor de práticas didático-pedagógicas (de ensino e de ambientes de aprendizagem) que primem pela sustentabilidade, interdisciplinaridade e pela integração entre a tecnologia, a ciência e a sociedade. Contudo, os resultados dessa pesquisa mostram que nem todos os professores do curso técnico em Meio Ambiente encontram-se comprometidos com os princípios e valores propostos pelo saber docente ambiental.