Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Almeida, Bruno Vasconcelos de"
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Item A moralidade dos artefatos técnicos: reflexões sobre a educação tecnológica a partir da Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-08-27) Silva, Ana Paula da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Szczepanik, Gilmar Evandro; Almeida, Bruno Vasconcelos deEsta pesquisa procura associar os conceitos de “moralidade”, “artefatos técnicos” e “educação tecnológica” sob a perspectiva teórica da Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia. Especificamente, o trabalho busca investigar aspectos nos quais essa Escola Filosófica contribui para a Educação Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisa bibliográfica e da descrição de um estudo de caso do desenvolvimento de um etilômetro no Centro Federal de Educação Tecnológica de Divinópolis em Minas Gerais. Um novo capítulo na reflexão filosófica sobre os artefatos, especialmente com o programa de pesquisa “A Natureza Dual dos Artefatos” encampado pela Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia, surgiu no século XXI. O Programa Dual detalhou o aspecto funcionalestrutural dos artefatos e apontou como os objetos técnicos seriam, essencialmente, materializações de intencionalidades. Os filósofos holandeses questionam a neutralidade da tecnologia argumentando que a moralidade também pode estar nas “coisas” atribuindo, dessa forma, moralidade aos artefatos técnicos e desenvolvendo uma abordagem internalista aos mesmos através do desenvolvimento de um design responsável. No geral, a tese da moralidade dos artefatos defende uma conexão entre design e ética que, por sua vez, implica uma reorientação na compreensão da visão comum segundo a qual artefatos técnicos são neutros e engenheiros meros produtores de artefatos. Nesse sentido, é possível estabelecer-se um diálogo entre a Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia e o terreno da Educação Tecnológica.Item Imagens técnicas e gestos fotográficos: uma análise flusseriana de astrofotografias do GEDAI CEFET/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-13) Pereira, Sérgio Ribeiro; Ferreira, Débora Pazetto; França, Cláudia Gomes; http://lattes.cnpq.br/4019915718800339; http://lattes.cnpq.br/8292039196009295; http://lattes.cnpq.br/0682774876539749; Ferreira, Débora Pazetto; Almeida, Bruno Vasconcelos de; Abrahão, Luiz Henrique de LacerdaEste trabalho resulta de uma reflexão em torno da astrofotografia, levando em consideração suas intersecções entre Artes, Ciências e Tecnologias na divulgação astronômica, a partir da obra do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. O objetivo central deste estudo foi analisar a astrofotografia por meio dos conceitos flusserianos de imagens técnicas e gestos fotográficos. Nesta dissertação, os conceitos de imagens técnicas e gestos fotográficos serão importantes para analisar o uso da astrofotografia na divulgação astronômica, bem como os aspectos técnicos e metodológicos utilizados na produção de imagens astrofotográficas – tanto para os processos de codificação e transcodificação envolvendo o complexo fotógrafoaparelho, quanto para o deciframento e interpretação dos conceitos articulados na superfície imagética de astrofotografias, por parte de seus receptores. No desenvolvimento desta pesquisa, foram identificadas propriedades de mediação da imagem astrofotográfica para a transmissão de conhecimentos científicos, estéticos e tecnológicos. Assim, na consecução deste trabalho, verificou-se de quais maneiras a astrofotografia se estabelece como convergência entre artes, ciências e tecnologias para a divulgação astronômica, considerando suas interconexões com os conceitos de imagens técnicas e gestos fotográficos, teorizados por Flusser. Espera-se que possa contribuir com pesquisas na área da Divulgação Científica, em conexão com a Estética e o uso das tecnologias. Nesta perspectiva, busca-se colaborar com a ampliação de abordagens interdisciplinares/transdisciplinares da Astronomia em processos de comunicação pública da ciência e contribuir com os processos de aprendizagem e ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o objetivo de extrapolar os aspectos técnicos e científicos, fomentando o debate sobre a importância da percepção e da experiência sensível – da dimensão estética – para a construção de conhecimentos. Deste modo, pretende-se ampliar as possibilidades de leitura em astrofotografias para diversos públicos, inclusive, para aqueles que não estão envolvidos diretamente nessas áreas.