Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Almeida, Bruno Vasconcelos de"
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Item A moralidade dos artefatos técnicos: reflexões sobre a educação tecnológica a partir da Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-08-27) Silva, Ana Paula da; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Szczepanik, Gilmar Evandro; Almeida, Bruno Vasconcelos deEsta pesquisa procura associar os conceitos de “moralidade”, “artefatos técnicos” e “educação tecnológica” sob a perspectiva teórica da Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia. Especificamente, o trabalho busca investigar aspectos nos quais essa Escola Filosófica contribui para a Educação Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de pesquisa bibliográfica e da descrição de um estudo de caso do desenvolvimento de um etilômetro no Centro Federal de Educação Tecnológica de Divinópolis em Minas Gerais. Um novo capítulo na reflexão filosófica sobre os artefatos, especialmente com o programa de pesquisa “A Natureza Dual dos Artefatos” encampado pela Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia, surgiu no século XXI. O Programa Dual detalhou o aspecto funcionalestrutural dos artefatos e apontou como os objetos técnicos seriam, essencialmente, materializações de intencionalidades. Os filósofos holandeses questionam a neutralidade da tecnologia argumentando que a moralidade também pode estar nas “coisas” atribuindo, dessa forma, moralidade aos artefatos técnicos e desenvolvendo uma abordagem internalista aos mesmos através do desenvolvimento de um design responsável. No geral, a tese da moralidade dos artefatos defende uma conexão entre design e ética que, por sua vez, implica uma reorientação na compreensão da visão comum segundo a qual artefatos técnicos são neutros e engenheiros meros produtores de artefatos. Nesse sentido, é possível estabelecer-se um diálogo entre a Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia e o terreno da Educação Tecnológica.Item Circulação de saberes e valores da Engenharia civil no youtube: um atlas de inspiração ergológica do canal “Engenheiro ajuda!”(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-06-23) Florentino, Junio César; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/7769689350139674; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Almeida, Bruno Vasconcelos de; Vieira, Estela Aparecida OliveiraBilhões de usuários acessam mensalmente o YouTube em busca de conteúdos que satisfaçam seus interesses econômicos, políticos e sociais, consumindo diariamente mais de um bilhão de horas do seu acervo audiovisual. No Brasil, milhões de pessoas conectam-se à plataforma sociodigital objetivando, dentre outros interesses, o aperfeiçoamento de habilidades ou novas aprendizagens. O desejo pela informação assertiva engaja os usuários nas produções organizadas em listas de reprodução dos canais estabelecidos no YouTube. A fim de desvelar circulações de saberes e valores, cartografamos um canal de engenharia civil hospedado nesta rede de interação virtual. Para tal, analisamos criticamente, sob a perspectiva ergológica, as práticas de produção e compartilhamento de conteúdos da engenharia civil no canal “Engenheiro Ajuda!”. Antigamente, a circulação de saberes e valores da engenharia civil era restrita aos grupos organizados – acadêmicos, profissionais do setor e associações de classe. Atualmente, acessar o YouTube e pesquisar canais de engenharia civil em busca de tutoriais orientativos estão ao alcance das mãos. Buscando dar visibilidade à difusão dos conhecimentos no território sociodigital, elaboramos um atlas de inspiração ergológica do canal “Engenheiro Ajuda!”. A presente pesquisa insere-se na linha I do PPGET, que desenvolve estudos sobre os Fundamentos da Técnica, da Tecnologia e do Trabalho no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para confeccionar o atlas ergológico do canal de mídia audiovisual fundado no YouTube selecionamos conceitos da démarche ergológica, entendidos como “pistas ergológicas”, que foram utilizadas como categorias analíticas, permitindo a localização e o mapeamento das linhas de forças que suportam e veiculam produtos audiovisuais, difusores de saberes e valores da engenharia civil nesse ambiente digital colaborativo. A cartografia das linhas de forças evidenciou tanto as normas – reguladoras, prescritoras e moduladoras – que incidem sobre as interações e produções humanas, quanto as renormalizações empreendidas pelos interagentes que constroem, diversificam e amplificam os patrimônios reunidos nos arquivos digitais do canal supracitado. Logo, a circulação de saberes e valores da engenharia civil no YouTube envolve atores humanos e corporativos, gerando heranças que servem aos projetos de vida da sua comunidade.Item Imagens técnicas e gestos fotográficos: uma análise flusseriana de astrofotografias do GEDAI CEFET/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-13) Pereira, Sérgio Ribeiro; Ferreira, Débora Pazetto; França, Cláudia Gomes; http://lattes.cnpq.br/4019915718800339; http://lattes.cnpq.br/8292039196009295; http://lattes.cnpq.br/0682774876539749; Ferreira, Débora Pazetto; Almeida, Bruno Vasconcelos de; Abrahão, Luiz Henrique de LacerdaEste trabalho resulta de uma reflexão em torno da astrofotografia, levando em consideração suas intersecções entre Artes, Ciências e Tecnologias na divulgação astronômica, a partir da obra do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser. O objetivo central deste estudo foi analisar a astrofotografia por meio dos conceitos flusserianos de imagens técnicas e gestos fotográficos. Nesta dissertação, os conceitos de imagens técnicas e gestos fotográficos serão importantes para analisar o uso da astrofotografia na divulgação astronômica, bem como os aspectos técnicos e metodológicos utilizados na produção de imagens astrofotográficas – tanto para os processos de codificação e transcodificação envolvendo o complexo fotógrafoaparelho, quanto para o deciframento e interpretação dos conceitos articulados na superfície imagética de astrofotografias, por parte de seus receptores. No desenvolvimento desta pesquisa, foram identificadas propriedades de mediação da imagem astrofotográfica para a transmissão de conhecimentos científicos, estéticos e tecnológicos. Assim, na consecução deste trabalho, verificou-se de quais maneiras a astrofotografia se estabelece como convergência entre artes, ciências e tecnologias para a divulgação astronômica, considerando suas interconexões com os conceitos de imagens técnicas e gestos fotográficos, teorizados por Flusser. Espera-se que possa contribuir com pesquisas na área da Divulgação Científica, em conexão com a Estética e o uso das tecnologias. Nesta perspectiva, busca-se colaborar com a ampliação de abordagens interdisciplinares/transdisciplinares da Astronomia em processos de comunicação pública da ciência e contribuir com os processos de aprendizagem e ensino da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o objetivo de extrapolar os aspectos técnicos e científicos, fomentando o debate sobre a importância da percepção e da experiência sensível – da dimensão estética – para a construção de conhecimentos. Deste modo, pretende-se ampliar as possibilidades de leitura em astrofotografias para diversos públicos, inclusive, para aqueles que não estão envolvidos diretamente nessas áreas.