Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Almeida, Délcio Julião Emar de"
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Item Competências digitais e inteligências múltiplas no contexto da educação profissional e tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-10-23) Coelho, Ednna de Paiva Repolês; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/9038767658729825; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Valentim, Silvani dos Santos; Almeida, Délcio Julião Emar deEsta dissertação de mestrado nasceu em um contexto de modificações profundas, no qual a aprendizagem requer o desenvolvimento de competências digitais. Reconhecendo que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e comunicação (TDIC) redefine e molda a maneira de pensar, ensinar e aprender, o referencial teórico apoia-se nos estudos das capacidades mais amplas do pensamento humano, descritas por Gardner, em 1983, na teoria das Inteligências Múltiplas. Essa teoria apresenta a compreensão do conceito de inteligência em uma dimensão maior do que aquela observada na resolução de um determinado teste psicológico para mensuração de Quociente Intelectual (QI), o qual é considerado inato e imutável. Diante disso, torna-se importante explorar a intersecção entre as competências digitais e a teoria das Inteligências Múltiplas, contribuindo para o campo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso se justifica por ser a EPT um estrato específico da Educação Básica, que expressa a interação entre trabalho, cultura, ciência e tecnologia. Dessa forma, o questionamento que direcionou esta dissertação de mestrado foi: de que maneira as competências digitais se relacionam com a teoria das Inteligências Múltiplas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica? Para responder esse questionamento foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar de que maneira as competências digitais, necessárias em um contexto de aprendizagem na EPT, se relacionam com as Inteligências Múltiplas considerando os conhecimentos da neurociência cognitiva. O seguinte caminho metodológico direcionou esta dissertação de mestrado: uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva. A pesquisa empregou a triangulação como estratégia de investigação, permitindo estudar o tema sob diferentes ângulos e abordá-lo a partir de múltiplas perspectivas. Quanto ao procedimento técnico escolheu-se a pesquisa documental e bibliográfica. A importância desta pesquisa justifica-se pela necessidade de apontar as tendências, congruências e divergências subjacentes ao tema no contexto da EPT, além de integrar os resultados, apontar as duplicações e lacunas na área visando estimular novas produções, corroborar intencionalmente para a contextualização, problematização e orientação de abordagens futuras. Os resultados desta pesquisa permitiram destacar as áreas cerebrais que são acionadas enquanto determinadas inteligências são utilizadas. Além disso, foi possível identificar a importância de integrar as competências digitais às Inteligências Múltiplas no contexto da EPT, uma vez que são essenciais para a formação de profissionais que possam contribuir efetivamente com o mundo do trabalho contemporâneo. Além disso, a pesquisa enfatiza que essas competências digitais devem ser desenvolvidas de maneira intencional e sistemática no currículo da EPT, inclusive com a valorização das Inteligências Múltiplas, visto que os alunos possuem diferentes estilos de aprendizagens e múltiplas formas de se expressar. Os resultados sugerem ainda que a inclusão dos conhecimentos da neurociência cognitiva na prática educacional pode enriquecer a compreensão dos processos de aprendizagem e contribuir para a eficácia do ensino e da aprendizagem.Item Divulgação científica no Youtube: percepções de estudantes da Educação Profissional e Tecnológica sobre o uso de vídeos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-06-23) Sander, Marcelo Braga; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; http://lattes.cnpq.br/1507603199367319; Ferry, Alexandre da Silva; Almeida, Délcio Julião Emar de; Grossi, Márcia Gorett RibeiroEste estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais, sob a ótica da Teoria Multimodal da Semiótica Social (TMSS) defendida por Gunther Kress, analisou, especificamente, o uso de vídeos de divulgação científica e popularização da ciência no Youtube por estudantes da Educação Tecnológica (Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio - EPTNM). Além disso, a pesquisa lançou luz sobre as formas e circunstâncias em que essa audiência se dá, quais canais costumam ser mais vistos e em quais disciplinas, incluindo se tais visualizações são incentivadas pelos professores ou se essa busca parte dos próprios estudantes. Da mesma forma, como eles promovem a curadoria do conteúdo estudado, ou seja, como é feita a escolha dos vídeos, a efetividade desses conteúdos para o aprendizado e sua frequência, entre outros aspectos. A TMSS lida com entidades em que o significado e a forma aparecem como um todo integrado, um signo, e os signos são sempre produzidos de acordo com os interesses de seus produtores em situações específicas. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso pedagógico do Youtube, notadamente de canais de divulgação científica e popularização da ciência, na contribuição da aprendizagem de maneira efetiva e na motivação dos estudantes junto a esses estudantes. As informações que constituem o corpus da pesquisa foram geradas a partir de formulário online, por meio da plataforma Google Forms, para a coleta de dados qualitativos durante o segundo semestre letivo do ano de 2022. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza básica, com objetivo de explorar um fenômeno (pesquisa exploratória) por meio de uma abordagem qualitativa. Como resultados obtidos, ficou claro que a audiência desses vídeos colabora para um melhor aprendizado. Também foram observadas semelhanças semióticas entre os canais mais assistidos pelos estudantes, notadamente aqueles com maior número de seguidores, com vídeos com maior número de visualizações, entre outros fatores melhor detalhados no capítulo 5. Além disso, também foi constatada uma certa carência, segundo os participantes, de mais indicações de vídeos online por parte dos professores.