Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Alves, Flávia Linhares"
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Item Percepções de docentes da educação profissional técnica de nível médio do CEFET-MG sobre a Base Nacional Comum Curricular(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-08-20) Alves, Flávia Linhares; Costa, Maria Adélia da; Lima, Natália Valadares; http://lattes.cnpq.br/4153249514742856; http://lattes.cnpq.br/9187464228520381; http://lattes.cnpq.br/7654673435783370; Costa, Maria Adélia da; Lima, Natália Valadares; Araújo, Abelardo Bento; Silva, Adriano Gonçalves daA pesquisa que dá origem a esta dissertação apresenta como objeto as percepções de docentes que lecionam disciplinas da formação geral em cursos técnicos integrados no CEFET-MG sobre a implementação, a organização e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Tem como ponto de partida a obrigatoriedade de implementação da BNCC na etapa do nível médio, conforme trata a Lei 13.415/2017, conhecida também como Lei da Reforma do Ensino Médio. Justifica-se por averiguar o impacto e o processo de implantação dessa normativa nacional e obrigatória numa escola da Rede Federal de Ensino Profissional, Científica e Tecnológica. Pretendeu-se elucidar o seguinte questionamento: quais são as percepções dos docentes das disciplinas da formação geral sobre a BNCC para o Ensino Médio? A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo descritiva, na qual o universo e o lócus da pesquisa foram os 176 docentes efetivos e lotados nos Departamentos da Formação Geral em oito câmpus do CEFET-MG. Os dados foram coletados por questionários on-line, com perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. As interpretações dos resultados dos questionários e das entrevistas foram baseadas em técnicas metodológicas de análise de conteúdo. Os resultados encontrados foram a insatisfação predominante dos docentes participantes em relação à BNCC do Ensino Médio, sugerindo melhorias necessárias. Os desafios para implementar essa normativa nas disciplinas de formação geral são destacados, incluindo preocupações com desigualdades sociais e a falta de integração entre os aspectos técnicos e de formação geral do currículo. Fica evidente a necessidade de um maior envolvimento dos docentes na revisão curricular e uma crítica à padronização dos conteúdos da BNCC, que não considera as diversidades culturais e regionais do Brasil.