Mestrado em Administração
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Navegando Mestrado em Administração por Autor "Andrade, Carolina Riente de"
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Item Gestão do desempenho no contexto da modernização do setor público: um estudo sobre Chile e Portugal(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-31) Gomes, Patrícia Albuquerque; Assis, Lilian Bambirra de; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/0462559704169996; Assis, Lilian Bambirra de; Andrade, Carolina Riente de; Custódio, Luciana Silva; Oliveira, Kamila Pagel deEsta dissertação teve como objetivo geral analisar como ocorre a gestão do desempenho no contexto da modernização do setor público federal do Chile e de Portugal. Para isso, o estudo se baseou em um referencial teórico que aborda desde a modernização da administração pública até a gestão do desempenho, passando pela gestão de pessoas. A gestão do desempenho, assim como os demais subsistemas de gestão de pessoas, é criticada por utilizar ferramentas do setor privado, com base em uma lógica orientada para resultados. A partir desse apontamento, compreende-se que certas práticas privadas, no que tange à medição do desempenho, não podem ser simplesmente inseridas no cenário da administração pública. A gestão do desempenho pode ser considerada um enigma ou paradoxo, ora abordada de forma implícita nos estudos sobre gestão por resultados, ora focada apenas na avaliação de desempenho, desvinculada da gestão (BOUCKAERT; HALLIGAN, 2008). Para além dessa crítica, a gestão do desempenho pode contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos dos países, com foco ascendente, tendência evidenciada pelos manuais produzidos, pelo interesse de consultores e organizações profissionais, públicas e privadas, e por avaliações da OCDE que indicam que os países desenvolvidos enfatizam o desempenho e não apenas os processos, visando atender melhor às necessidades dos cidadãos (OCDE, 2003; Carneiro, 2013). Em Portugal, a reforma da administração pública foi implementada durante o Governo Constitucional (2005-2009), com objetivo de reestruturar a gestão de recursos humanos, enfatizando sua integração à gestão do orçamento, alinhada às tendências da OCDE. No Chile, as práticas de gestão de recursos humanos (GRH) são menos direcionadas aos ministérios do que a média dos países da OCDE, e o setor central de GRH coordena políticas e é responsável por questões como pagamento e sistemas de classificação. O Chile utiliza menos práticas estratégicas de GRH do que a média da OCDE, e destaca-se pela descentralização dos órgãos públicos, conferindo autonomia, mas fragmentando a implementação de políticas e práticas. A pesquisa constituiu-se em um estudo qualitativo-descritivo, com 16 entrevistas semiestruturadas nos países estudados, além da análise de documentos e legislações relevantes. A análise indicou que Chile e Portugal possuem práticas e políticas de gestão de pessoas que fazem referência à gestão do desempenho, semelhantes a outros países da OCDE, mas ainda enfrentam desafios na implementação, especialmente em processos como avaliação de desempenho e remuneração.Item Profissionalização dos dirigentes públicos: reflexões sobre Chile e Portugal(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-09-01) Martins, Mariana Geisel; Assis, Lilian Bambirra de; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/2667669614557121; Assis, Lilian Bambirra de; Andrade, Carolina Riente de; Custódio, Luciana Silva; Oliveira, Kamila Pagel deObjetivou-se com essa dissertação analisar, no contexto das reformas do setor público, as políticas de profissionalização de dirigentes públicos. A partir das experiências do Chile e de Portugal procura-se analisar tais políticas, buscando entender quais seus alcances e suas limitações. A profissionalização dos dirigentes tem sido um dos principais focos das reformas no setor público de diversos países. Esses dirigentes aparecem como elementos de condução e permanência de mudanças na medida em que auxiliam na consolidação da gestão estratégica e proporcionam o acúmulo das capacidades institucionais e a atemporalidade das políticas. A promoção de mudanças dentro das organizações demanda dirigentes capazes de orientar as pessoas em prol dessas mudanças. A profissionalização de dirigentes públicos depende de reformas na estrutura organizacional, nas regras de recursos humanos, nas formas de seleção, nas competências gerenciais, na gestão do desempenho e do desenvolvimento, bem como na cultura política e organizacional do setor público. O estudo constituiu-se em uma pesquisa qualitativa-descritiva em que foram utilizados documentos e 16 entrevistas semiestruturadas como forma de coleta de dados no Chile e em Portugal. A partir da análise dos dados foi possível perceber que ambos os países percorrem o caminho da profissionalização de dirigentes públicos com similaridades. Os elementos e variáveis que levam a essa profissionalização, desde a estruturação de sistemas direcionados a dirigentes até a adoção de novas práticas de recrutamento e seleção, se assemelham nos países indo ao encontro das tendências mundiais encontradas na literatura. O principal ponto de convergência na profissionalização dos dirigentes de ambos os países é a busca pelo mérito e pela combinação de critérios profissionais e políticos na seleção e gestão desses dirigentes. No entanto, os países também se aproximam nas limitações encontradas durante essa profissionalização. Os resultados sugerem que, apesar da tentativa de introdução de elementos meritocráticos, ficam dúvidas em relação à efetividade dessa implementação. Não se percebe um equilíbrio entre critérios políticos e profissionais. A influência política parece interferir na dinâmica e em todo o processo de profissionalização dos dirigentes, tendendo a balança entre Administração e Política, para a confiança em detrimento do mérito. O equilíbrio parece ser uma questão ainda a ser conquistada.