Mestrado em Administração
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Item Construções de carreira: trajetórias de vida e vínculos de trabalho na atualidade(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-09-18) Costa, Sílvia Pedroso da; Lopes, Fernanda Tarabal ; http://lattes.cnpq.br/4933468482590261; http://lattes.cnpq.br/9483034344491394; Machado, Ludmila de Vasconcelos; Oliveira, Sidnei Rocha deEste estudo teve por objetivo central refletir sobre a construção das carreiras na atualidade. Para tanto, o trabalho realizado teve como condição empírica fundamental o resgate da história de vida, através do recorte em trajetórias, de sujeitos trabalhadores que tinham vivenciado a experiência de escolher dar novos rumos à carreira ao longo de sua vida profissional. O fio condutor desta investigação baseou-se na compreensão dos elementos presentes nas tomadas de decisão de carreira e sua relação com as transformações no mundo do trabalho. Os estudos em carreira são os estudos das mudanças sociais, organizacionais e individuais. A construção das trajetórias profissionais é, então, um fenômeno complexo, que envolve não somente a interligação dos modelos de carreira e das relações de trabalho em determinada sociedade, mas também as diferentes lógicas que podem ser usadas pelos sujeitos nas tomadas de decisão de carreira nos marcos dessas trajetórias ao longo da vida. A partir dos pressupostos da abordagem substantiva de Guerreiro Ramos, e da identificação de elementos das diferentes racionalidades presentes nas tomadas de decisão de carreira dos sujeitos da pesquisa, esta pesquisa propôs responder a questão: Como se dá a construção de carreira dos trabalhadores contemporâneos nos marcos de suas trajetórias profissionais? Como resultados, parece que os processos decisórios dos trabalhadores contemporâneos ao longo da carreira contam com a influência concomitante, e em geral conflituosa, de elementos das lógicas substantiva e instrumental. A busca por autonomia, a relação com o dinheiro, os padrões sociais de sucesso e as questões éticas aparecem como elementos de destaque que permeiam as decisões; enquanto a maternidade aparece como principal marco de carreira. A opção pelos vínculos flexíveis, em oposição ao vínculo celetista, apresenta-se como um artifício encontrado por esses trabalhadores para viverem num mundo organizacionalmente planejado, sem perder seu espaço de atualização pessoal, aproximando-os do modelo do homem parentético. Por fim, são apresentadas perspectivas de pesquisas futuras.Item Uma proposta metodológica para a projeção de séries temporais no cálculo do custo de capital do setor brasileiro de distribuição de energia elétrica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-09-27) Silva, Lucas Machado Coelho; Correia, Laíse Ferraz; Amaral, Hudson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3459819354945294; http://lattes.cnpq.br/3555901127891549; http://lattes.cnpq.br/5819408346559100; Raad, Lucélia Viviane Vaz; Souza, Sílvio Alves de ; Souza, Antônio Artur deO processo de tomada de decisões financeiras dos investidores passa, primeiramente, por uma avaliação das condições de risco e retorno que são oferecidas pelo mercado. Investir implica escolher um projeto ou ativo em detrimento de outro. Nesse contexto, a estimação do custo de capital permitirá aos investidores tomarem decisões ancoradas na relação de risco e retorno adequada para um projeto ou ativo. O objetivo deste trabalho foi propor uma nova metodologia para a projeção das variáveis adotadas no cálculo do custo de capital do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro. Para estabelecer o percentual de retorno que compense os investidores pelo risco assumido ao se investir no segmento de distribuição de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) utiliza o Capital Asset Pricing Model (CAPM) juntamente com o Weighted Average Cost of Capital (WACC) como metodologia de cálculo do custo de capital regulatório aplicável nos Ciclos de Revisões Tarifárias Periódicas (CRTPs), que ocorrem em média a cada quatro anos. Para conduzir o cálculo do custo de capital regulatório, a ANEEL precisa definir, previamente, os parâmetros adequados para representar os componentes das equações CAPM e WACC. Adicionalmente, a ANEEL precisa projetar, com base em dados históricos, um valor para cada variável que represente a melhor estimativa futura do respectivo parâmetro. Atualmente, a agência reguladora determina, de maneira discricionária, a janela temporal para o cálculo da média ou mediana dos componentes da equação WACC. Entretanto, as séries temporais longas de alguns componentes não apresentam comportamento estacionário, ou seja, não apresentam média e variância constantes ao longo do tempo, assim como não mostram ausência de autocorrelação. Dessa maneira, a adoção da média ou mediana pela ANEEL para projetar valores pode não indicar a melhor estimativa para o custo de capital regulatório, visto que tais medidas estatísticas não levam em consideração alterações nas características das séries temporais. Considerando esse contexto, propôs-se a utilização de modelos de séries temporais – AR, MA, ARMA e ARIMA – pelo órgão regulador, que tratam, tanto as séries temporais estacionárias, quanto as não estacionárias, para calcular o valor dos componentes integrantes do WACC regulatório. O resultado da projeção das séries longas por meio de modelos de séries temporais indicou valores diferentes daqueles estimados pela ANEEL para o custo de capital regulatório. Apesar do valor médio do WACC real dos cinco CRTPs estimado neste estudo (10,0502%) ser maior em 0,8741% em relação ao valor médio do WACC real estimado pela ANEEL (9,1761%), os componentes projetados, assim como o WACC regulatório apresentaram maior oscilação ao longo dos CRTPs, enquanto os componentes e o WACC regulatório estimados pela ANEEL apresentaram um comportamento mais estável. A maior oscilação do WACC regulatório pode gerar incertezas no mercado e, consequentemente, afetar a percepção de risco dos investidores. Tal comportamento deve-se à captura das condições de mercado mais recentes pelos modelos de séries temporais propostos, enquanto o modelo utilizado pela ANEEL busca tirar a média dos ciclos econômicos passados, suavizando efeitos de mercado de curto prazo.Item Políticas para aquisição de materiais médico-hospitalares em uma rede hospitalar pública(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-25) Fonseca, Jaqueline Daniela de Oliveira; Sá, Elisangela Martins de; http://lattes.cnpq.br/4686246805500174; http://lattes.cnpq.br/8559939394286387; Sá, Elisangela Martins de; Sanches Júnior, Paulo Fernandes; Mendonça, Fabricio Molica deEste trabalho teve por objetivo propor políticas de gerenciamento de aquisição e estoque, por meio de classificações de materiais com o uso da matriz ABC/XYZ, em uma rede hospitalar. Neste estudo também foram testados alguns modelos para otimizar as entregas de tais itens às unidades da rede, a partir do almoxarifado central. Trata-se de um estudo aplicado, desenvolvido na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), a maior rede de hospitais públicos da América Latina, e que considerou os materiais médico-hospitalares. Construiu-se a matriz ABC/XYZ, obtendo-se classificações dos insumos que permitiram sugerir políticas de reposição para a Fundação e, consequentemente, estabelecer estoques de segurança, ponto de pedido e lotes de compras, considerando os recursos financeiros, a manutenção das atividades assistenciais e as atuais regras de aquisição impostas aos órgãos e entidades públicas, como o sistema de registro de preços. Concluiu-se que observar exclusivamente o valor financeiro (Curva ABC) dos insumos não é o mais adequado para classificação do inventário, uma vez que se constatou a existência tanto de itens caros e que são usados com menor regularidade como de materiais relativamente mais baratos e com demanda regular, evidenciando que outros critérios devem ser analisados. A classificação feita com o uso da matriz ABC/XYZ é relevante dada a variabilidade dos itens e para permitir uma gestão mais condizente com a utilização e a rotatividade dos insumos. Quanto à distribuição dos materiais, após testados alguns cenários, ficou demonstrado que a adoção de veículos com maior capacidade pode otimizar as entregas, reduzindo os custos do contrato.Item A decisão de colaborar: interação e maturidade no aglomerado turístico de Pirapora/MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-25) Silva, Daniel Rocha; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; http://lattes.cnpq.br/3907444622760280; Mendonça, Fabrício Molica de; Sá, Elisangela Martins de; Silva, Gustavo MeloEste trabalho objetivou investigar como as interações entre os diversos agentes que atuam na atividade turística de Pirapora/MG afetam a maturidade desse aglomerado produtivo e contribuem para o desenvolvimento local por meio da decisão de colaborar. O turismo é uma atividade que procura atender a demanda de pessoas que buscam felicidade, descanso e lazer. Em Pirapora/MG, a formação de um Arranjo Produtivo Local (APL) turístico parece ser o caminho mais simples para criar uma oferta organizada que objetiva um produto turístico completo, previamente concebido para um mercado básico e, consequentemente, aumentar o emprego e a renda de sua população. O trabalho em conjunto em espaços geográficos enquanto manifestações territoriais surgiram ressaltando os termos Distrito Industrial nas versões Marshalliana e italiana, clusters e Arranjos Produtivos Locais. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, de cunho descritivo e analítico, por meio da pesquisa participante, pesquisa documental e de campo como instrumentos de coleta de dados. Em relação à unidade de análise, ela tem características turísticas, já que o Ministério do Turismo do Brasil em sua classificação mais recente a considerou integrante do novo mapa do turismo brasileiro. Os resultados apontaram que: a) a cidade possui potenciais produtos turísticos que ainda não estão formatados para oferta; b) as entidades relacionadas ao turismo participam e se envolvem em partes com o planejamento e atuação no turismo regional; c) a interação entre elas afeta o desenvolvimento do turismo, contudo, da forma como tem sido conduzida, não é suficiente para alavancá-lo porque precisa de mais organização e realização de atividades conjuntas dentro de um planejamento de curto, médio e longo prazo; d) a cidade apresenta carências relevantes no setor, como o baixo envolvimento da comunidade e a falta de preparo da população para receber o turista; e e) a problemática ambiental em relação ao volume de água e de peixes tem afetado diretamente os atrativos naturais da região e tem servido de justificativa, pelos moradores, do não aproveitamento do potencial turístico. Dessa forma, no aglomerado turístico de Pirapora/MG as interações decorrentes da decisão de cooperar têm relação direta com o seu desenvolvimento e maturidade e podem levar a um processo articulado capaz de, no logo prazo, desenvolver o aglomerado.Item “Eu caço e mato um leão por dia”: um estudo ergológico da trajetória de vida de um empreendedor(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-28) Carmo, Luana Jéssica Oliveira; Assis, Lilian Bambirra de; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/0893740952843691; Assis, Lilian Bambirra de; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Lopes, Fernanda Tarabal; Bianco, Mônica de FátimaO objetivo desta dissertação foi compreender, pela perspectiva ergológica, o que a história de vida de um empreendedor tem a revelar sobre o empreendedorismo. O campo de estudos do empreendedorismo teve como marco histórico a década de 1970, quando mudanças políticas, econômicas, sociais e tecnológicas fizeram com que o fenômeno ganhasse notoriedade, se tornando objeto dos estudos de gestão. Foi possível refletir sobre o alinhamento das teorias administrativas aos interesses do capital, desde a escola clássica da Administração até o modelo de produção flexível. Atualmente, o debate se dá em torno da ideia do empreendedorismo, da gestão de si. O resgate histórico dá indícios de que o empreendedorismo é uma ideologia depositária da racionalidade neoliberal, que tenta ocultar os conflitos existentes entre capital e trabalho. Isso pode ser confirmado pelo seu auge em um momento de globalização e aumento da concorrência, o que resultou em demissões em massa nas empresas que não conseguiram acompanhar o novo cenário concorrencial. Assim, emergiram os discursos estimuladores do empreendedorismo como uma forma de se alcançar o sucesso, na tentativa de camuflar a crise do desemprego. Esses discursos influenciam os processos decisórios dos sujeitos por serem pautados em conselhos, imperativos e normas de conduta que funcionam como um sistema de dominação e fazem com que os indivíduos assumam comportamentos compatíveis com os valores neoliberais. Ao adotar a abordagem ergológica para enxergar o empreendedorismo como uma ideologia, vê-se um desequilíbrio entre os polos do sistema tripolar (político, mercado e atividade), já que tanto o Estado quanto o indivíduo passam a ser guiados pelos valores do mercado. Nesta dissertação buscou-se jogar luz à atividade do empreendedor e para isso foi adotado o método história de vida como caminho metodológico. A história de vida de Tux evidencia que suas narrativas são influenciadas pela ideologia do empreendedorismo. Entretanto, ao contar sua história, emergiram os conflitos, debates de normas, usos de si por si e pelos outros, contradições entre os valores mercantis e valores do bem comum, o que afeta seus processos decisórios. Demonstrou-se como a história de vida pode ser utilizada como um dispositivo ergológico no que tange a convocar o trabalhador para produzir conhecimentos sobre sua atividade. A história de vida de Tux também representa as histórias de vida de muitos outros empreendedores brasileiros, que lutam para manter as suas empresas em funcionamento mesmo perante um cenário desfavorável.Item O descarte de lâmpadas fluorescentes das indústrias da região metropolitana de Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-19) Leopoldino, Carolina Calazans Lopes; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; http://lattes.cnpq.br/1250305624942898; Mendonça, Fabrício Molica de; Campos, Sanny Rodrigues Moreira; Siqueira, Paulo Henrique de LimaO uso de lâmpadas fluorescentes apresentou crescimento significativo após a crise energética de 2001. Isso representa, por um lado, a redução do consumo energético e o aumento da competitividade para as organizações e, por outro, uma preocupação para a sociedade moderna, visto que o descarte irregular dessas lâmpadas pós-consumo pode provocar danos ambientais e à saúde humana. Nesse sentido, este trabalho teve por finalidade analisar o processo de descarte de lâmpadas fluorescentes das indústrias usuárias e não geradoras deste produto, localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte. O estudo foi realizado dentro de uma abordagem quantitativa e qualitativa, de cunho descritivo, e a coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada, aplicação de questionário estruturado e visita técnica. Os participantes foram representantes da Gerência de Resíduos Especiais, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da empresa de descontaminação de lâmpadas industriais e das indústrias usuárias e não geradoras de lâmpadas fluorescentes da região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados indicam que o descarte das lâmpadas fluorescentes ainda não ocorre de forma adequada. O lixo comum ainda é a opção predominante (33% do total), e muitos respondentes desconhecem a legislação ambiental prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Lei de Crimes Ambientais. As indústrias também destacaram dificuldades para a implementação da logística reversa, sendo a ausência de programas do poder público para o descarte correto citada por quase todas as empresas (95%). Assim, o descarte permanece inadequado, e faltam comunicação e fiscalização por parte do poder público.Item Fim de jogo?: a transição de carreira de ex-atletas e o exercício da função gerencial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-20) Silva, Amanda Fontes; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/2684995233766147; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Paiva, Kely César Martins de; Assis, Lilian Bambirra deO objetivo deste estudo foi compreender a influência da carreira esportiva no desempenho da função gerencial a partir da percepção de ex-atletas. A relevância deste estudo reside em inserir uma discussão ainda pouco explorada na literatura brasileira, analisando a transição de carreira do atleta para a função gerencial e as peculiaridades da profissão. Para viabilizar a análise realizada neste trabalho, foi necessário o entendimento sobre carreira, transição de carreira e função gerencial. Para atingir o objetivo, foram entrevistados seis ex-atletas que ocupavam o cargo de gestor no período em que a pesquisa foi realizada. Foram selecionados apenas aqueles para os quais a carreira esportiva também tenha sido uma carreira profissional. Com base no referencial teórico, foram considerados como gestores os profissionais que exerciam algumas funções sequenciais dirigidas para a organização (planejamento, implantação, operação e avaliação) e direcionadas para os participantes (estimulação, coordenação e controle). A partir dos objetivos propostos, optou-se pela condução de uma pesquisa qualitativa e descritiva. As entrevistas foram feitas de forma semiestruturada e foram tratadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). A análise das entrevistas foi dividida em três categorias – carreira esportiva, carreira de gestor e relação entre carreiras – e oito códigos. Constatou-se que a carga de competições e treinos, o desenvolvimento do trabalho em equipe, a liderança, o conhecimento dos próprios limites foram determinantes para a construção da carreira atual e influenciam no entendimento do que é a função gerencial. Entende-se que a maior contribuição desse estudo resida na compreensão de que, após a transição de carreira, o ex-atleta que assume uma função gerencial utiliza recursos da carreira anterior que permitem superar os desafios da gestão. Em adição, foi possível identificar que a experiência no esporte é um diferencial para os gestores que atuam direta ou indiretamente nessa área.Item Processo decisório de inovação: o caso da indústria da moda de Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-26) Campos, Rita de Cássia Leal; Araújo, Uajará Pessoa; http://lattes.cnpq.br/3898285928077336; http://lattes.cnpq.br/4513763139846631; Araújo, Uajará Pessoa; Gomes, Almiralva Ferraz; Assis, Lilian Bambirra deAlém de estar intimamente ligada ao consumo, a moda é responsável por movimentar a indústria têxtil e de confecção, representando assim uma importante atividade econômica. A moda é caracterizada pelo novo, pela mudança e pela efemeridade, o que a torna indissociável da inovação. Portanto, um dos maiores desafios para os gestores desse ramo é a diferenciação dos produtos, tornando-se necessário tomar decisões estratégicas orientadas para o mercado. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre a tomada de decisão de gestores da indústria de moda feminina de Belo Horizonte quanto à seleção de alternativas de inovação. A investigação teve como base teorias relacionadas aos seguintes assuntos: inovação, inovação na indústria da moda, tomada de decisão nas organizações, processo decisório de seleção de ideias inovadoras e mimetismo institucional. O foco da pesquisa está voltado para o primeiro subprocesso da inovação – conhecido como Front End, ou linha de frente – pois é nele que ocorre a identificação e seleção das oportunidades de inovação. Essa é uma etapa considerada crítica, pois é determinante para o resultado final da inovação. O estudo conduzido possui abordagem qualitativa e caráter descritivo. Investigou-se o caso da indústria da moda de Belo Horizonte, tendo em vista que a cidade se destaca como referência nacional na produção de moda. Para a coleta de dados, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas inseridas no contexto competitivo da indústria da moda. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um roteiro semiestruturado contendo questões pertinentes sobre a aplicação prática dos conceitos discutidos. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo com auxílio do software QDA Miner. As entrevistas foram transcritas na íntegra e carregadas no programa, iniciando-se o processo de leitura e categorização dos trechos. O material foi dividido em categorias e subcategorias de análise, definidas a partir do referencial teórico e das verbalizações contidas nas entrevistas, respectivamente. Visando enriquecer a análise dos dados, empregou-se a técnica “nuvem de palavras”, por meio da qual foram identificadas as palavras mais recorrentes no discurso de cada entrevistada. Com os resultados e discussões desta pesquisa foi possível obter uma maior compreensão da tomada de decisão no contexto da moda, contribuindo assim para o estado da arte da literatura científica e para a melhoria dos processos organizacionais nesse setor. No decorrer da construção da base teórica, levantaram-se alguns pressupostos que nortearam a investigação à medida que foram confrontados com os resultados obtidos na pesquisa de campo. Desse modo, concluiu-se que a inovação é considerada fundamental na indústria da moda, visto que é a principal estratégia de competitividade utilizada pelos gestores para obter diferenciação no design dos produtos. A moda em Belo Horizonte está ligada a aspectos sociais, econômicos e culturais e as empresas atribuem um valor simbólico à marca para se tornarem únicas no mercado. Frequentemente incremental, o processo de inovação na indústria da moda se dá coletivamente e de modo mais informal, seguindo um modelo processual de tomada de decisão. A seleção de ideias para o desenvolvimento de novas coleções ocorre por meio de critérios definidos e geralmente é realizada pelo proprietário da marca com o apoio de sua equipe. Para tomar decisões, os gestores utilizam pesquisas de mercado e de tendências, mas também se baseiam em suas intuições, habilidades e experiências. Além da estratégia inovativa, é também comum o emprego da estratégia imitativa na indústria da moda como forma de diminuir riscos e incertezas. Desse modo, o gestor opta por aquela que mais condiz com a proposta da marca e o perfil de seu público-alvo.Item Precificação do risco de liquidez em mercados emergentes(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-05-31) Carvalho, Gabriel Augusto de; Amaral, Hudson Fernandes; Pinheiro, Juliano Lima; http://lattes.cnpq.br/1502532753574854; http://lattes.cnpq.br/3459819354945294; http://lattes.cnpq.br/3097210573149816; Amaral, Hudson Fernandes; Pinheiro, Juliano Lima; Souza, Antônio Artur de; Paiva, Felipe Dias; Correia, Laíse FerrazAmihud e Mendelson (1986) propõem que ações com menor liquidez de mercado representam um maior risco para o investidor, tal fato deve-se à dificuldade de se transacionar estes ativos sem que seja necessário um deságio em seu valor. Desse modo, a liquidez de mercado das ações afeta tanto a tomada de decisão dos investidores, que demandam retornos maiores para ativos de menor liquidez, quanto a tomada de decisão dos gestores, dado que as reações dos investidores afetam o retorno esperado e, por consequência, o custo de capital da empresa. Dentre os estudos desenvolvidos com a temática do efeito liquidez, destaca-se a divergência de resultados entre os trabalhos desenvolvidos no contexto de mercados emergentes. Jun, Marathe e Shawky (2003) e Correia, Amaral e Bressan (2008) são exemplos de autores que encontram uma relação positiva entre liquidez e retorno, ao passo que Machado e Medeiros (2011) e Amihud et al. (2015) encontram uma associação negativa entre estas variáveis no contexto de mercados emergentes. Com isso, essa dissertação teve como objetivo geral verificar se a liquidez das ações é um fator de risco sistemático precificado nos mercados de capitais dos países emergentes da América Latina. A amostra inicial do estudo foi composta por todos os ativos negociados entre 1º junho de 1999 e 30 de junho de 2017 nos mercados dos países da América Latina que integravam o Emerging Markets Index da Morgan Stanley Capital International em agosto de 2018. Para mensurar a liquidez foram consideradas duas proxies alternativas, a saber: a Iliquidez Ajustada de Kang e Zhang (2014) e o índice Turnover Padronizado proposto por Liu (2006). Após calcular estas proxies, foi testada a inclusão de um fator para a liquidez referente a cada medida de liquidez nos modelos de três fatores de Fama e French (1993), quatro fatores de Carhart (1997) e cinco fatores de Fama e French (2015). A estimação dos modelos se deu por meio da metodologia de dois passos, proposta por Fama e MacBeth (1973). Nesta metodologia, o primeiro passo envolve a estimação de regressões de séries temporais, com a finalidade de se obter os coeficientes, que posteriormente são empregados como variáveis explicativas no segundo passo, que faz o uso de regressões em cross-section para testar as hipóteses dos modelos. O teste de Gibbons, Ross e Shanken (1989) foi então empregado para avaliar os resultados dos modelos. Observou-se que, em geral, os modelos que contavam com a presença de um fator para a liquidez apresentaram um melhor poder preditivo, sendo que os modelos com o fator construído a partir do Turnover Padronizado apresentaram um maior poder de explicação em comparação aos modelos com a adição de um fator para a liquidez fundamentado na Iliquidez Ajustada. Os resultados destes modelos foram robustos em relação ao efeito janeiro e, quando considerada a amostra segmentada em dois períodos iguais, foi evidenciado que a liquidez se tornou um fator mais significativo na segunda metade da janela temporal. Quando estimadas as regressões cross-section, ou modelos do segundo passo, os resultados apontaram que nenhum modelo foi capaz de explicar completamente o excesso de retorno médio dos portfólios. Além disso, o maior coeficiente de determinação obtido para estes modelos referia-se ao modelo de cinco fatores com a adição do fator construído a partir da Iliquidez Ajustada. Desse modo, apesar dos resultados das regressões cross-section, fica evidenciado que a liquidez é um fator de risco precificado nos mercados estudados, com isso investidores, gestores e regulamentadores de mercado devem considerar este fator em sua tomada de decisão, buscando ações que minimizem o custo decorrentes da iliquidez dos ativos.Item Desempenho de modelos fatoriais na precificação de anomalias no mercado de capitais Brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-26) Maciel, Claudia Faria; Correia, Laíse Ferraz; http://lattes.cnpq.br/3555901127891549; http://lattes.cnpq.br/6500029386042296; Correia, Laíse Ferraz; Roma, Carolina Magda da Silva; Raad, Lucélia Viviane VazEm meados dos anos 80, diversos estudos passaram a fornecer evidências de comportamentos anormais no retorno dos ativos financeiros, indicando que havia prêmios de risco associados a diferentes fatores no mercado. Tais anomalias geravam resultados que contrariavam os pressupostos básicos do Capital Asset Pricing Model (CAPM) e não eram por ele explicadas. A relevância desses fatores fez com que diferentes modelos de precificação de ativos surgissem na literatura, buscando melhorar o poder explicativo dos retornos. Essa discussão tornou-se ainda mais intensa a partir dos estudos seminais de Fama e French (1993) e Carhart (1997), que apresentaram novos modelos fatoriais baseados em indicadores fundamentalistas, os quais incorporaram variáveis com base nas anomalias mais debatidas na literatura financeira. Considerando essas discussões, esta dissertação propôs verificar, por meio de testes empíricos, qual modelo, dentre o de três fatores de Fama e French (1993), o de quatro fatores de Carhart (1997) e o de cinco fatores de Fama e French (2015), apresenta desempenho melhor na explicação das anomalias tamanho, valor (book-to-market), momento, lucratividade e investimento no mercado acionário brasileiro. Este estudo buscou agregar novas contribuições sobre a precificação de ativos e sobre modelos que explicam o processo gerador de retornos das ações, auxiliando a tomada de decisão financeira em situações de risco. De forma a testar os modelos, utilizou-se de metodologia de teste preditivo, que aplica regressões de dois passos – série temporal e cross-section –, desenvolvida por Fama e MacBeth (1973). Nos modelos testados, foram utilizadas como variáveis independentes os fatores de mercado, tamanho, book-to-market, momento, lucratividade e investimento, e como variáveis dependentes o excesso de retorno dos portfólios em relação à taxa de juros livre de risco. Os resultados observados para as regressões do primeiro passo e para o teste de Gibbons, Ross e Shanken (1989) apontaram que o modelo de cinco fatores de Fama e French (2015) apresentou melhor desempenho na explicação dos retornos médios em comparação aos demais. O modelo que apresentou pior desempenho, para essa etapa, foi o de três fatores de Fama e French (1993). Quando estimadas as regressões cross-section, foi possível verificar que, apesar do modelo de cinco fatores ter apresentado maior poder preditivo, nenhum dos modelos foi suficiente para explicar as variações dos retornos dos portfólios formados.Item Os padrões de decisão dos gerentes de projetos e as dimensões do triângulo de talentos do PMI®(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-06-28) Brandão, Moisés Luna; Araújo, Uajara Pessoa; Sartorelli, Isabel Cristina; http://lattes.cnpq.br/4068127357780521; http://lattes.cnpq.br/3898285928077336; http://lattes.cnpq.br/9558990900895422; Araújo, Uajara Pessoa; Sartorelli, Isabel Cristina; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Salume, Paula KarinaO gerente de projetos (GP) é a figura dentro da organização que dialoga com os níveis hierárquicos mais altos, exercendo influência no processo de tomada de decisão. Por isso, torna-se fundamental entender como esses profissionais tomam decisões e se existe um “padrão decisório” ao qual eles são mais inclinados. O estudo se baseou no Triângulo de Talentos (TT), desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), que define três dimensões de competências (conhecimento técnico; liderança e gerenciamento estratégico e de negócios), necessárias para responder às complexidades dos projetos e do mercado. Essas competências possuem uma estreita relação com a tomada de decisão. Assim, este estudo tem como objetivo investigar a relação entre o padrão de decisão dos GPs dos setores de Engenharia e TI e suas preferências no que tange às dimensões do TT. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi adotada a Teoria do Processo Dual modificada (TPD-m), que pressupõe que cada indivíduo pode ter um padrão decisório mais proeminente dentre três possibilidades: padrão analítico, padrão intuitivo e padrão emocional. Buscando recursos de pesquisa que poderiam dialogar com a teoria TPD-m, foram adotadas duas ferramentas que possuem suas bases na psicologia: 1) o Teste psicométrico DMI (Decision Making Inventory), que objetivou investigar os padrões de decisão do GP, e 2) a Metodologia Q, que visou, entre outros objetivos, capturar aspectos subjetivos ao sugerir aos participantes que estabelecessem os itens mais prioritários das dimensões do TT. Os resultados confirmam a preponderância do padrão analítico entre os GPs investigados e apontam, ainda, uma inclinação leve ao vértice estratégico do TT. Essa discussão permitiu dar ênfase a um assunto por vezes relegado a segundo plano, que é a tomada de decisão como processo cognitivo no campo do gerenciamento de projetos (em sintonia com a linha de pesquisa em processos e sistemas em arranjos organizacionais do PPGA do CEFET-MG), permitindo aprofundar os estudos de competência nesse campo e estabelecendo uma ponte entre conceitos de mercado e estudos no meio acadêmico.Item Participação e deliberação online: uma análise de um programa de inovação em uma universidade pública(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-28) Quirino, Fernando Gustavo da Silva; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; http://lattes.cnpq.br/3836203930867479; http://lattes.cnpq.br/7230737316200760; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e; Zambalde, AndréPropôs-se neste trabalho investigar a tomada de decisão dos gestores do setor público no que tange à participação institucional e à deliberação dos debates nos ambientes virtuais. A participação e a deliberação são temas de estudos desde a década de 1960. No Brasil, as lutas no campo social culminaram no reconhecimento de diversos direitos cidadãos na Constituição Federal promulgada em 1988. Este mesmo documento institucionalizou a participação social ao convocar a população para a tomada de decisão no setor público por meio dos conselhos deliberativos temáticos associados a programas de cunho participativo construídos a partir da década de 1980, com destaque para o Orçamento Participativo. Com o incremento da tecnologia da informação, desde o princípio do século XXI foram criados instrumentos de participação no ambiente virtual, dentre os quais o programa considerado para análise nesta dissertação. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar quais as tipologias de participação e o nível de deliberatividade verificados no âmbito desse programa aplicado em uma universidade pública do Brasil, enquanto instância de participação institucional e deliberação pública online. O estudo possui um viés qualitativo, seguindo uma abordagem interpretativista. Para a coleta de dados foram utilizadas fontes documentais sobre o sítio eletrônico do programa e a plataforma de interação, sobre o edital que regulamentou a participação no programa e sobre as postagens dos usuários da plataforma. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo com auxílio do software Atlas.ti, versão 7.5.16. As categorias de análise para codificação foram baseadas em Dahlberg (2004) e Dahlberg (2011), dividindo-se em Consumidor Liberal, Deliberativo, Anti-Público e Marxista Autônomo. Foram analisadas a constituição da plataforma e o instrumento convocatório com as regras do programa. Observou-se uma frequência muito alta em participações classificadas como Consumidor Liberal, o que demonstra que havia maior interesse na premiação do que nas mudanças que o programa poderia propor no âmbito da universidade. Com os resultados e discussões desta pesquisa, pretende-se contribuir para uma maior compreensão dos processos decisórios nas organizações públicas no ambiente virtual.Item Competência do diretor escolar na rede estadual de Minas Gerais: o processo de certificação ocupacional à luz da ergologia(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-30) Matos, Bruno de Almeida; Assis, Lilian Bambirra de; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/6504354976686588; Assis, Lilian Bambirra de; Oliveira, Kamila Pagel de; La Falce, Jefferson LopesO objetivo desta dissertação é compreender, por meio de uma visão ergológica, o processo de certificação dos diretores escolares da rede estadual de Minas Gerais. Iniciado em 2006, o processo de certificação ocupacional de diretores de escolas estaduais em Minas Gerais busca identificar se o profissional possui as competências necessárias para assumir determinado cargo ou função e se atende aos quesitos técnicos, com suas respectivas responsabilidades e atividades. A escolha por uma abordagem ergológica nesta pesquisa foi feita, sobretudo, para dar centralidade e voz ao diretor escolar, de modo a expor sua visão sobre o processo de certificação. Considerada uma démarche, um caminho a ser percorrido, a ergologia se propõe a compreender melhor e intervir nas situações de trabalho para transformá-las, trazendo para o centro das atenções o trabalhador no exercício da atividade, privilegiando os saberes construídos e buscando entender os debates vividos por eles na execução do trabalho. Tendo em vista o objetivo do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores escolares da rede estadual da região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, por ter como objeto de estudo a certificação ocupacional, o trabalho aborda a organização da educação brasileira, o histórico e os processos de escolha da figura do diretor escolar, bem como a literatura que se propõe a identificar as competências exigidas para a administração escolar no Brasil. Conclui-se que a implantação da certificação ocupacional estudada foi realizada a reboque de um movimento nacional voltado à melhoria dos resultados do ensino no Brasil, que instituiu uma sistemática de métricas e controles para avaliar a evolução da qualidade da educação no país. Esse movimento é um claro exemplo da injeção de valores do mercado — valores individuais passíveis de quantificação — sobre o polo político, que envolve valores não quantificáveis e o bem comum. Verificada a relação entre as competências e qualidades do gestor escolar e essa melhoria, a certificação ocupacional passou a ser o selo de qualidade do profissional que ocupa o cargo, validando os esforços do governo estadual para a melhoria do ensino. Entretanto, a certificação não consegue abarcar a realidade do trabalho desses profissionais de forma a preparar plenamente os candidatos para a nomeação no cargo.Item Investimentos em projetos de geração de energia distribuída solar fotovoltaica: impactos da tomada de decisão(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-30) Cruz, Ivan Fernandes da; Paiva, Felipe Dias; http://lattes.cnpq.br/1422795875369677; http://lattes.cnpq.br/2065818759785366; Paiva, Felipe Dias; Januzzi, Flávia Vital; Raad, Lucélia Viviane VazAtualmente, a matriz elétrica brasileira é predominantemente formada por hidrelétricas, com participação superior a 63%, o que gera elevada dependência climática e leva ao acionamento de usinas térmicas em momentos de racionamento, elevando o custo da tarifa. Por outro lado, observa-se que a geração distribuída solar fotovoltaica — para a qual o Brasil possui recursos abundantes, como vasto território e bom nível de irradiação — ainda tem participação incipiente na matriz elétrica, em torno de 0,14%, conforme o Balanço Nacional de Energia (2018). Assim, este estudo teve como objetivo estruturar uma modelagem de viabilidade financeira para apoiar a tomada de decisão em investimentos de geração distribuída solar fotovoltaica, além de analisar os impactos para a distribuidora de energia e para o Estado (nas esferas federal e estadual). A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma investigação quantitativa, com amostra de 1.973.766 unidades consumidoras (UCs) em 773 municípios de Minas Gerais, área de concessão da Cemig Distribuidora S.A., na faixa de consumo de 151 kWh a 500 kWh, considerando o ano de 2018. A análise de viabilidade contemplou três perspectivas — consumidor, distribuidora de energia e Estado — com base nos indicadores Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e *payback* descontado, além da Simulação de Monte Carlo (SMC) para as variáveis preço de equipamentos e instalação, inflação e taxa mínima de atratividade. De forma complementar, foram considerados cenários com variação no preço do kWh. Conclui-se que, na perspectiva do consumidor, para um horizonte de 25 anos (adotado no fluxo de caixa), todas as UCs apresentaram viabilidade financeira; o menor *payback* e a maior TIR, por mesorregião, foram de 6,36 anos e 22,19%, respectivamente, e a aplicação da SMC resultou em mudança positiva modesta nos resultados, em torno de 3% em relação ao cenário-base. Na perspectiva da distribuidora e do Estado, a análise incluiu, além da SMC, cenários considerando a redução da tarifa e a tomada de decisão baseada no *payback* descontado, o que permitiu verificar redução da perda de receita e da arrecadação, possibilitando ainda discutir o *trade-off* entre reduzir tarifas para reter consumidores no sistema atual ou manter as tarifas, permitindo a migração para o sistema de geração distribuída solar fotovoltaica.Item O impacto da toxicidade dos fluxos de ordens sobre a liquidez dos contratos futuros de DI e dólar comercial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-30) Ribeiro, João Eduardo; Correia, Laíse Ferraz; http://lattes.cnpq.br/3555901127891549; Correia, Laíse Ferraz; Francisco, José Roberto de Souza; Matos, Getúlio Alves de SouzaO aumento das transações em alta frequência e o crescimento do número de bancos de dados com informações *tick by tick* têm impulsionado as pesquisas sobre microestrutura de mercado, especialmente as que tratam da liquidez e da assimetria informacional presente nas transações. Diante disso, diversos estudos, motivados pela possível influência que a assimetria informacional exerce sobre a liquidez, passaram a buscar formas de identificar sua ocorrência nos mercados. Uma dessas formas é o modelo *Volume-Synchronized Probability of Informed Trading* (VPIN), proposto por Easley, Prado e O’Hara (2012), que mensura diretamente o grau de toxicidade dos fluxos de ordens, ou seja, a probabilidade de haver assimetria informacional na negociação. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o impacto da toxicidade dos fluxos de ordens dos contratos futuros de DI e de Dólar Comercial negociados na B3 sobre a liquidez de mercado desses ativos. Para tanto, foram utilizados dados intradiários de setembro de 2018 a agosto de 2019 e aplicado um modelo de regressão linear múltipla. Os resultados obtidos indicam que, nos dois modelos estimados — DI Futuro e Dólar Comercial Futuro —, a relação entre a VPIN e o *bid-ask spread* foi positiva. Assim, observa-se que a VPIN é um dos fatores que impactam a liquidez nas negociações desses contratos futuros.Item Modelos de otimização aplicados ao problema de máxima cobertura: estudo de caso do SAMU-BH(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-27) Oliveira, Charles Paulino de; Sá, Elisangela Martins de; Martins, Flávio Vinícius Cruzeiro; http://lattes.cnpq.br/3199420233273400; http://lattes.cnpq.br/4686246805500174; http://lattes.cnpq.br/2320689907792949; Sá, Elisangela Martins de; Martins, Flávio Vinícius Cruzeiro; Paiva, Felipe Dias; Silva, Pedro Marinho SizenandoO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) exerce função importante para o sistema de saúde brasileiro, fornecendo atendimento a demandas emergenciais da população por serviços de primeiros socorros, transporte de vítimas ou transferência de pacientes entre hospitais. Para que o atendimento às vítimas que demandam por este serviço seja bem-sucedido, é essencial que as ambulâncias cheguem aos locais de incidentes com agilidade. Um dos fatores que podem contribuir para que as ambulâncias cheguem até as vítimas de forma mais rápida refere-se às localizações das mesmas em locais que as permitam cobrir adequadamente suas demandas. Por isso, os gestores do SAMU devem estar atentos quanto à localização das bases de ambulâncias e à quantidade de veículos destinados a cada base, a fim de oferecer cobertura efetiva às demandas pelo serviço. Para auxiliar a tomada de decisão neste campo, a Pesquisa Operacional (PO) oferece um conjunto de métodos e ferramentas que podem indicar locais ideais para a instalação de bases e determinar a melhor forma de alocar ambulâncias. Por conseguinte, este trabalho visa a aplicar o Problema de Localização de Facilidades no SAMU da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento de modelos de otimização que dividem o dia em multiperíodos para tratar do problema de localização de bases, alocação e realocação de ambulâncias, de forma a maximizar a cobertura da demanda dentro de tempos de resposta satisfatórios. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório que se vale de duas técnicas da PO, a Simulação e a Programação Matemática. Baseados em referências da literatura, dois modelos são apresentados. A primeira formulação possui uma abordagem determinística enquanto a segunda se vale de uma abordagem estocástica. Além disso, aplica-se ao problema uma análise multiobjetivo que visa maximizar a cobertura da demanda enquanto o número de bases instaladas é minimizado. Por fim, um simulador é empregado, permitindo que as configurações propostas na otimização sejam comparadas entre si e também com as configurações atuais de operação. Os resultados obtidos na otimização indicam que a instalação de novas bases e/ou o deferimento para que as ambulâncias se alternem entre as bases ativas podem elevar o nível de cobertura do sistema em até 30% (para a formulação determinística) e em até 24,6% (para a formulação estocástica). Por meio da simulação é possível inferir que o modelo estocástico sem realocação gera os melhores resultados de cobertura e que, dadas as configurações atuais de instalação das bases, a proposta de realocação sugerida pelo modelo estocástico é a que produz melhores resultados.Item Contexto de trabalho e tomada de decisões em laboratórios de ensino e pesquisa de uma instituição federal de ensino superior(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-28) Dutra, Cleusa da Silva Fonseca; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/6016191104570384; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Dias, Sirley Aparecida AraújoA presente pesquisa teve como objetivo compreender as percepções e as tomadas de decisões dos trabalhadores de laboratórios de ensino e pesquisa de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) acerca de seu contexto de trabalho. Tal objetivo fundamentou-se nas discussões sobre riscos presentes nestes contextos. Partiu-se do pressuposto de que, em função da própria característica de suas atividades, tais laboratórios estão imersos em riscos físicos, químicos e biológicos, dentre outros. Isto porque convivem neste ambiente, pessoas, equipamentos, reagentes, soluções, agentes e amostras biológicas e resíduos gerados nessas atividades, o que torna esses locais profícuos para a ocorrência de diversos tipos de acidentes. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso que contou com as técnicas de pesquisa documental, observação sistemática, entrevista semiestruturada e aplicação da Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho para levantamento de dados. A sua base teórica foi a Ergonomia da Atividade, cujas dimensões analíticas “contexto de trabalho”, “indivíduo” e “trabalho” compreendem que a melhoria do bem-estar no trabalho e a garantia da eficiência e eficácia produtiva só serão possíveis se tomarmos para análise essas dimensões fundamentais que possibilitam olhar o indivíduo em seu contexto de trabalho. Os achados quantitativos apontaram que as dimensões do contexto de trabalho assumem resultados críticos para a organização do trabalho e as condições de trabalho, e resultado satisfatório para as relações socioprofissionais. As análises qualitativas apontaram os seguintes aspectos particulares do contexto de trabalho estudado: na organização do trabalho, a valorização das normas para execução das tarefas; nas condições de trabalho, a atenção à segurança no trabalho; e nas relações socioprofissionais, a autonomia do trabalhador limitada pela forte normatização. Na análise da atividade de trabalho, foram identificadas tomadas de decisões fundamentadas na experiência profissional, nos saberes formados nas vivências no trabalho e nos valores pessoais. Quanto às suas finalidades, as tomadas de decisões observadas se destinaram à busca de novos conhecimentos para realização das tarefas, aos cuidados com a precisão e qualidade nos resultados e à resolução de problemas ocasionados pela variabilidade das condições de trabalho. Conclui-se que o contexto de trabalho está em constantes adequações que culminam naturalmente em tomadas de decisões relacionadas à organização de trabalho, às condições de trabalho e às relações socioprofissionais ou à atividade de trabalho, dimensões que se constituem de modo interdependente.Item Confrontar o trabalho no trânsito: um estudo ergológico da atividade de agentes de trânsito no município de Betim-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-03-13) Costa, Angélica da Silva; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/2288628358654142; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Assis, Lilian Bambirra de; Bianco, Mônica de FatimaA profissão de agentes de trânsito surgiu em 1997, a partir do Código de Trânsito Brasileiro que determinou a municipalização da fiscalização, engenharia e educação para o trânsito por meio da descentralização administrativa na prestação desses serviços. Desde então, o trabalho desses agentes é normatizado em diferentes documentos, como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito e as legislações municipais. Entretanto, tais normas não são capazes de antecipar o que é feito do trabalho no espaço da vida real, o que é preciso mobilizar de si para realizar a atividade, sobretudo, tendo em vista as condições de trabalho que o serviço público oferece. Isso demanda que os agentes mobilizem saberes, valores, fazendo usos de si para realizar a atividade. Embora alguns aspectos deste trabalho tenham sido estudados sob as perspectivas microscópicas, notadamente nos campos da psicodinâmica, da ergonomia da atividade e da psicossociologia do trabalho, em torno de fenômenos como o envelhecimento precoce, vivências de prazer e sofrimento, absenteísmo e exposição à violência, buscamos aqui aspectos mais invisíveis da atividade dos agentes a partir da perspectiva ergológica, que constitui-se em um projeto de melhor conhecer e, sobretudo, de melhor intervir sobre as situações de trabalho, para transformá-las. O objetivo desta dissertação era investigar o trabalho dos agentes de trânsito do município de Betim a partir da compreensão ergológica de atividade. Como método, tratou-se de estudo qualitativo, descritivo, que empregou como instrumento de produção de dados a técnica da autoconfrontação simples e cruzada. A amostra foi composta pelas confrontações realizadas entre uma dupla de trabalho. Como principais resultados, foi possível observar como a confrontação entre os trabalhadores e sua imagem em trabalho permitiu que eles revivessem as experiências de suas escolhas e da forma de mobilizar seu saber, seus valores, sua compreensão do contexto e, sobretudo, do que é requerido de seu corpo no trabalho. As confrontações mostraram que os agentes de trânsito têm uma particular compreensão sobre seu papel na articulação de interesses entre os polos de valores com e sem dimensão, sobre o caráter enigmático e diversificado da própria atividade, além de revelar como, diante dos contextos de escassez de recursos e dos problemas culturais do trânsito no município, os trabalhadores agem, fazendo uso de si, mobilizando o que podem para atender à demanda da população e à própria satisfação com seu trabalho. Os resultados também mostraram que a atividade dos agentes emerge no debate de normas sempre singulares que se expressam nas arbitragens que realizam entre as diferentes prescrições que os constrangem e as compreensões sobre a própria forma de fazer. Estas arbitragens são microescolhas realizadas na atividade que constituem o cerne das contribuições da abordagem ergológica para os processos decisórios sobre a organização do trabalho dos agentes de trânsito.Item Desflexibilização da jornada de trabalho: vivências de servidores em uma instituição federal de ensino(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-07-28) Souza, Gustavo Carvalho; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; La Falce, Jefferson Lopes; http://lattes.cnpq.br/6293113259634794; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/6596698860482155; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; La Falce, Jefferson Lopes; Oltramari, Andrea Poleto; Sant'Anna, Anderson de Souza; Lopes, Fernanda TarabalNas últimas décadas, o processo de reestruturação produtiva tem reorganizado os sistemas de produção e gestão das organizações do trabalho, priorizando a institucionalização de relações flexíveis no ambiente laboral, para atender às demandas voláteis do neoliberalismo. Uma pauta importante desse cenário que vem ganhando espaço nos instrumentos legais globais, bem como na literatura acadêmica, é a flexibilização da jornada de trabalho. Pesquisas científicas sobre os impactos de jornadas flexíveis na saúde do trabalhador têm direcionado para diferentes resultados, que trazem evidências tanto sobre os ganhos significativos de qualidade de vida, como sobre formas elaboradas de exploração e precarização do trabalho. No entanto, não foram encontrados estudos empíricos que tratem do inverso, ou seja, do processo de “desflexibilização” da jornada de trabalho. Considerando essa lacuna de trabalhos científicos, a presente pesquisa objetiva compreender as vivências dos servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) de uma Instituição Federal de Ensino (IFE) no contexto de desflexibilização de jornada de trabalho. O processo de desflexibilização – compreendido aqui como um retorno à jornada de trabalho que uma vez fora flexibilizada – finalizou-se em 2017 na IFE pesquisada. Como norte teórico, foi utilizada a abordagem teórica da Psicodinâmica do Trabalho, de Christophe Dejours, tendo em vista seu avançado entendimento sobre a centralidade do trabalho, assim como sobre o papel da organização do trabalho na promoção da saúde do trabalhador. Metodologicamente, recorreu-se ao uso da triangulação de métodos, em uma abordagem quanti-qualitativa, dada a complexidade do cenário da pesquisa. Optou-se pela aplicação do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (MENDES; FERREIRA, 2007) para se compreender o cenário geral da instituição e, posteriormente, constituiu-se um grupo focal no intuito de aprofundar e explicar os resultados encontrados. Para análise dos dados quantitativos, utilizou-se a estatística descritiva, e, para os dados qualitativos, a análise de conteúdo. Como um dos resultados finais, foi possível confirmar empiricamente a proposição de que as vivências de sofrimento patogênico têm se estabelecido no trabalho efetivo dos TAEs da IFE, e que o processo de desflexibilização contribuiu para o prejuízo das vivências de prazer dos servidores.Item O gerenciador de maturidade íris como suporte a processos decisórios em uma instituição pública(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-07-31) Oliveira, Marcos Lins; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; http://lattes.cnpq.br/5082126680289562; Mendonça, Fabrício Molica de; Assis, Lilian Bambirra de; Oliveira, Saulo Bárbara deEste estudo teve como objetivo geral implantar a Ferramenta Gerenciadora de Maturidade de Processos Íris, que articula os modelos 8 OMEGA ORCA e Balanced Scorecard (BSC), para auxiliar na tomada de decisão dos gestores do CEFET-MG em relação aos objetivos estratégicos da Instituição e na busca pela melhoria contínua de seus processos. Por isso foi adotado o enfoque exploratório da natureza dos objetivos metodológicos, tendo a pesquisa-ação como insider, na modalidade de Desenvolvimento Organizacional, como estratégia de pesquisa. Os dados foram gerados a partir da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental, de reuniões executivas com representante da alta direção e de questionário estruturado. Este questionário eletrônico de avaliação de maturidade dos processos foi respondido por 26 gestores e facilitadores designados pela Instituição para Gestão por Processos. Os resultados indicaram que sete dos nove elementos organizacionais avaliados encontram-se no estágio inicial de maturidade (níveis 1 a 3). Os elementos Comprometimento da Alta Direção e Organização e Estrutura alcançaram o nível intermediário 4. O nível de maturidade geral da Instituição é 3, classificado como Desenho, de acordo com a classificação do modelo. Metas para cada elemento foram traçadas para um período de cinco anos. As metas traçadas intencionam um nivelamento de todos os elementos e pilares organizacionais nos estágios intermediários, ao término do próximo ciclo estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Após a análise das lacunas, o modelo apontou diretivas para a ação em relação aos pilares da estratégia, pessoas, processos e tecnologia. As diretivas podem contribuir para a definição dos objetivos estratégicos institucionais que serão desenvolvidos pela equipe de trabalho do PDI. Recomendou-se a utilização do Balanced Scorecard (BSC) para a gestão estratégica de longo prazo dos processos críticos da organização – segunda parte da ferramenta Íris – para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025). O estudo validou a ferramenta Íris como uma alternativa viável para que outras instituições de ensino e órgãos da administração pública possam avaliar seus níveis de maturidade de processos e, a partir de planos de ações confiáveis, monitorar seu desempenho em direção à melhoria contínua.