Mestrado em Administração
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Item A atuação do observatório social no monitoramento das compras públicas em tempos de pandemia da Covid-19: estudo de caso em um município mineiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-05-17) Araújo, Gilson Luiz de; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; http://lattes.cnpq.br/3836203930867479; http://lattes.cnpq.br/5704787554735919; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Mesquita, Daniel Leite; Oliveira, Virgílio Cézar da Silva eNo cenário da pandemia de Covid-19, as compras públicas se mostraram imprescindíveis para salvar vidas. No Brasil, devido à necessidade de simplificar e agilizar os processos para se obter celeridade nas aquisições de combate ao coronavírus, foram implementadas inovações na legislação de licitações e contratações públicas. Na vigência do estado de calamidade pública, os gestores puderam decidir, justificadamente, pela dispensa de licitação, o que, por outro lado, poderia facilitar o desvio de recursos públicos. Diante disso, evidencia-se a importância do monitoramento dos gastos pela sociedade nas aquisições e contratações públicas. Neste sentido, entende-se que a entidade Observatório Social (OS) pode contribuir no processo decisório, promovendo uma governança pública norteada pelos valores de ética, clareza e integridade no cumprimento de obrigações e responsabilidade ao se prestar contas. Nesta dissertação, questionou-se como se desenvolveu a atuação do OS no monitoramento das compras públicas de um município mineiro em tempos de pandemia da Covid-19. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi compreender a atuação do OS no monitoramento das compras públicas de um ente político municipal no enfrentamento do coronavírus. O estudo teve como objetivos específicos: 1) caracterizar as compras públicas no combate da Covid-19; 2) verificar o cumprimento dos requisitos legais nas dispensas de licitação; 3) descrever a atuação do OS no monitoramento das compras públicas; e 4) analisar as implicações da atuação do OS na tomada de decisões dos gestores públicos. Para realização do estudo, foi adotada uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo por arcabouço as teorias da decisão de Simon e da governança pública. Os dados foram coletados por meio de documentos e relatórios no portal da prefeitura e outros sítios, observação participante e entrevistas. Para a organização dos dados, foi elaborada planilha de mapeamento e checklist, gráficos e tabelas. A interpretação das entrevistas foi tratada por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a maioria dos fornecedores não é do município investigado, que os dados no Portal da Transparência e no sítio da prefeitura foram apresentados de forma sintética e não apresentavam informações detalhadas de dispensa de licitações. Constatou-se que o OS atuou no monitoramento das compras públicas, questionando sobre o destino dos gastos, investigando os fornecedores envolvidos, recomendando a modalidade de pregão eletrônico e contribuindo para a prevenção de irregularidades. Concluiu-se que sua atuação impactou direta e indiretamente nas decisões dos gestores públicos, uma vez que o OS tem disseminado os valores de accountability, compliance e transparência na gestão municipal.Item A contribuição da participação dos clientes nas decisões como antecedente de qualidade e valor: uma análise em serviços de consultoria fitness(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022) Cunha, Thaís Ligieri Zagnoli; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2990415350413529; Sá, Elisangela Martins de; Monteiro, Plínio Rafael ReisO objetivo desta pesquisa foi identificar em que medida o comportamento de usuários de serviços de consultoria fitness caracterizado por um processo de cocriação impacta a qualidade e o valor percebido. A investigação estruturada da pesquisa desenvolveu-se em três fases: (1) revisão de literatura, (2) pesquisa qualitativa e (3) pesquisa quantitativa. A revisão de literatura abordou os fundamentos do processo de tomada de decisão e da tomada de Decisão Comportamental, como uma forma de embasar papel do comportamento no processo de tomada de decisão. Em seguida, apresentou-se o caminho percorrido das relações de trocas, até o surgimento da Lógica Dominante do Serviço e a Cocriação de valor, para, enfim, apresentar os aspectos da Qualidade do Serviço e do valor percebido. A pesquisa qualitativa teve como proposta identificar como se dá o processo de tomada de decisão do serviço de consultoria, de modo a evidenciar a participação do cliente. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de uma Survey, que se desdobrou em um banco de dados analisado por meio de estatística multivariada de dados, sendo especificamente tratados via Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem por Equações Estruturais. Os resultados qualitativos descrevem o processo do serviço a partir das ações do consultor, que propõe valor, e do usuário, que definem a funcionalidade das proposições de valor do serviço de consultoria fitness online, de acordo com a proposta e integração do serviço que definem os sinais de satisfação e insatisfação do usuário. Os resultados quantitativos definem a funcionalidade das proposições de valor do serviço de consultoria fitness online por meio do comportamento de cocriação dado os reflexos das estimativas na qualidade do serviço e valor percebido pelo usuário durante o processo de consultoria fitness online. Observou-se, portanto, que a experiência de cocriação é a base para a criação de valor, principalmente em serviços do tipo personalizado. A experiência do consumidor de serviços fitness é fundamentada na cocriação, pois seu programa de treinamento personalizado (TP) é desenvolvido com base em um processo de serviço particular e especializado, preparado e acompanhado por um profissional de educação física que respeita a individualidade biológica de cada cliente, dentro de um contexto interativo e individualizado no processo do serviço. O consultor virtual de treinamento personalizado interage com seu cliente, assim, a experiência de uso do cliente é o que determina o valor em uso. Tal aspecto desenvolve uma característica particular no processo decisório nesse tipo de serviço, ou seja, um processo de tomada de decisão participativo fica estabelecido entre prestador de serviço e cliente, com impacto no valor percebido e qualidade do serviço.Item A farça adoece?: um estudo de caso sobre depressão em uma organização militar.(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-20) Lana, Daniela da Silveira Martins de ; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado ; Sant'Anna, Anderson de Souza ; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado ; Sant'Anna, Anderson de Souza ; Falce, Jefferson Lopes La ; Colomby, Renato Koch ; Sarayed-Din, Luiza Farnese LanaO transtorno depressivo, conhecido como depressão, é uma condição que pode ser desencadeada por uma série de fatores simultâneos. Tem-se tornado cada vez mais comum que ela surja como um adoecimento mental relacionado às atividades laborais, agravando-se quando o trabalhador não recebe o tratamento adequado, o que pode levá-la a ser classificada como doença ocupacional. Esta pesquisa está intrinsecamente ligada aos processos decisórios, uma vez que seu foco reside na análise da depressão no ambiente de trabalho de militares que buscaram assistência médica em uma Organização Militar da Aeronáutica em Lagoa Santa. A escolha desse tema se revela altamente relevante considerando as mudanças nos padrões de saúde e doença que têm surgido no contexto global, suscitando preocupações entre profissionais de diversas áreas. O adoecimento psicológico e mental, muitas vezes decorrente da exaustiva jornada de trabalho, pode resultar em depressão. Essas preocupações são fundamentais para os processos de tomada de decisão relacionados à saúde e ao bem-estar dos militares. A metodologia adotada baseou-se em um estudo de caso com abordagem de pesquisa descritiva. A amostra incluiu 195 profissionais ativos da Força Aérea Brasileira em Lagoa Santa. Para avaliar o nível de depressão na amostra, utilizou-se um questionário interno da FAB que segue os padrões e critérios da Escala de Beck. Os resultados obtidos por meio do estudo empírico realizado na FAB, em Lagoa Santa, apontam para níveis significativos de depressão, com taxas particularmente elevadas entre militares do CIAAR (29,69%) e PAMA-LS (29,69%), praças (47%), do sexo masculino (81%), com idades entre 18 e 22 anos (36%), e com o ano de 2019 apresentando a maior ocorrência (31%). Como conclusão, é possível afirmar que diversos fatores contribuem para o desenvolvimento da depressão em militares, e esses achados têm implicações importantes nos processos decisórios relacionados à gestão de recursos humanos, saúde ocupacional e políticas de bem-estar nas Forças Armadas. O ambiente de trabalho, as demandas excessivas, a sobrecarga de tarefas, a exposição a situações desafiadoras e questões humanas, sociais e familiares desempenham papéis cruciais na saúde mental dos militares, influenciando a necessidade de tomadas de decisão estratégicas voltadas para a promoção da saúde e prevenção da depressão.Item A Influência da Propriedade Estatal na Divulgação de Informações sobre ESG por Companhias do Mercado de Capitais Brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-06-07) Costa, Daniel Pondé e Silva; Correia, Laíse Ferraz; http://lattes.cnpq.br/3555901127891549; http://lattes.cnpq.br/0784903004197941; Correia, Laíse Ferraz; Peixoto, Fernanda Maciel; Francisco, José Roberto deEste estudo analisa como a propriedade estatal influencia a divulgação de informações de ESG (environmental, social and corporate Governance) de uma amostra de empresas listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), para o período de 2010 a 2020. Elaborou-se um indicador de disclosure baseado em características da realidade brasileira para, em seguida, avaliar o impacto da propriedade estatal na divulgação de informações, por meio do método de regressão linear. Paralelamente, foi conduzida regressão logística para examinar se a propriedade estatal aumenta a probabilidade de divulgação de informações sobre ESG. No que se refere à regressão linear, a participação acionária estatal apresentou uma relação negativa e estatisticamente significativa com o volume de informações divulgadas. O tipo de participação (majoritária ou minoritária) guarda relação positiva apesar de não estaticamente significativa com a extensão de informações divulgadas. A forma de participação (direta ou indireta) revelou ter relação positiva e estatisticamente significativa com o nível de disclosure de informações ESG. A rentabilidade tem um impacto negativo e significativo no volume de informações ESG divulgado. O tamanho da empresa tem uma relação positiva e estaticamente significativa com a extensão da divulgação de informações sobre ESG. A alavancagem financeira tem um impacto positivo e altamente significativo na profundida de informações publicadas. Quanto à regressão logística, a participação acionária estatal não aumenta as chances de divulgação de informações sobre ESG. No entanto, o tipo de participação (majoritária ou minoritária) e as formas de participação (direta ou indireta) aumentam a probabilidade de companhias divulgarem informações de ESG. A rentabilidade não aparenta ter influência positiva na divulgação de informações de ESG. Empresas maiores têm maiores chances de publicação, ao passo que empresas mais alavancadas têm probabilidade menor de aderência à divulgação. Os resultados sublinham a complexidade das relações entre os diferentes elementos corporativos e a divulgação de informações ESG, apontando para áreas onde políticas e práticas empresariais podem, no âmbito do processo decisório, ser ajustadas para promover maior transparência e responsabilidade social. Ademais o estudo evidencia que a propriedade estatal em companhias pode estar alinhada aos interesses de todo o seu público-alvo, em sincronia com a teoria dos stakeholders. Para além da contribuição acadêmica quanto à literatura de finanças que, com frequência, aborda o disclosure de informações e seus efeitos no processo decisório, o contributo deste estudo reside em gerar insights sobre tópico comumente investigado internacionalmente e no campo privado, mas pouco explorado na esfera nacional e pública. Por último, as evidências encontradas nesta pesquisa podem fornecer subsídios para que novos trabalhos sejam conduzidos no Brasil, cooperando para o desenvolvimento do conhecimento acerca do fenômeno estudado, em prol de uma economia socialmente responsável.Item A Influência de um Minipúblico nas Decisões Públicas em um Município(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-16) Souza, Kelly Valerio; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Rezende, Vânia Aparecida; Zwick, ElisaEste trabalho busca analisar de que modo as práticas institucionais de um minipúblico podem influenciar as decisões públicas em um município. A relação Estado-sociedade em uma perspectiva democrático-participativa (onde se enseja um maior controle social advindo de práticas cidadãs ativas) remete a contribuições à governança pública exercidas por instituições sem fins lucrativos. Neste estudo, a experiência de um observatório social (OS) é analisada à luz do conceito de minipúblico – qual seja o desenho institucional composto por cidadãos comuns que se organizam em pequenos grupos para deliberar assuntos de interesse da sociedade, vindo a aperfeiçoar as tomadas de decisões públicas. Como objetivos específicos, busca-se: mapear as características do desenho institucional do Observatório Social do Brasil - Pará de Minas (OSB-PM) através das oito escolhas para minipúblicos; descrever a atuação do OSB-PM junto ao poder público no município de Pará de Minas (MG); analisar as influências e contribuições geradas pelo OSB-PM na governança pública municipal. Pelo levantamento documental, observação não-participante e entrevistas semiestruturadas, pretende-se compreender o papel de um observatório social diante da tomada de decisão pública, analisando as influências advindas da sua atuação como organização voluntária, apartidária e sem fins lucrativos. A partir dos dados coletados e à luz do arcabouço teórico selecionado para categorização e análise, o OSB-PM preencheu e correspondeu às oito escolhas para minipúblicos, especialmente às de Empoderamento e Monitoramento, revelando uma grande conexão desta instituição com o Estado. Verificou-se no intervalo analisado uma sequência consistente de deliberações que obtiveram reflexos decisórios favoráveis do poder público municipal, dos órgãos de controle como o Tribunal de Contas, e do Ministério Público. Nisso, as influências percebidas no estudo pela ação institucional dos observadores sociais em Pará de Minas trouxeram contribuições à governança pública municipal, tais como no seu caráter de participação (quantidade, viés e qualidade); no seu modo de acesso à informação (pelos representantes, pelos cidadãos, e no estímulo à cidadania); e na forte conexão das suas deliberações na efetiva ação estatal (accountability, justiça das políticas e eficácia). Este estudo visou contribuir na ampliação do interesse acadêmico em práticas institucionalizadas de controle social, tais como dos observatórios sociais; e na percepção da importância de os cidadãos comuns se apropriarem das temáticas de natureza pública em seus municípios.Item A Influência do Planejamento de Vendas e Operações no Processo Decisório do Abastecimento de Insumos na Indústria Cimenteira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-17) Santos, Rodrigo Balod dos; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; Oliveira, Solange Riveli de; Siqueira, Paulo Henrique Lima; Mendonça, Fabrício Molica deA indústria cimenteira tem como características a necessidade de produção em escala e a intensa aplicação de capital. Este trabalho teve por objetivo compreender como o processo de planejamento de vendas e operações influencia o processo decisório de abastecimento de insumos em empresa da indústria cimenteira. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com a utilização do método de estudo de caso e tendo a análise de conteúdo como a técnica metodológica utilizada para compreender os dados obtidos. Por fim, foram identificados diversos pontos que ratificam a influência do planejamento de vendas e operações no processo decisório. Entre eles, a visibilidade da cadeia de suprimentos, seguida pela identificação da necessidade de abastecimento, tendência de variações no plano de vendas e análise prévia dos riscos envolvidos.Item A precarização do trabalho feminino a partir da prática empreendedora: tomada de decisão ou sobrevivência?(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-07-13) Rodrigues, Lyvia Renata; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Ferraz, Janaynna de Moura; http://lattes.cnpq.br/6047443183161152; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/2674273345624382; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Ferraz, Janaynna de Moura; Barros, Carolyne Reis; Sarayed-Din, Luiza Farnese Lana; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães deO objetivo deste trabalho foi compreender o processo de pauperização do trabalho feminino, considerando as mulheres-mães inseridas na prática empreendedora na atualidade. Metodologicamente, essa pesquisa teve um caráter qualitativo. A abordagem qualitativa foi realizada por meio do recolhimento de trajetórias de vida laboral a fim de se apreender os processos subjetivos e espaço-temporais referentes aos esforços, frustrações, desafios e oportunidades ocupacionais das atividades de mulheres-mães empreendedoras, a partir da tomada de decisão por empreender. Através do diário de campo, das reuniões realizadas juntamente ao coletivo investigado e do recolhimento das trajetórias de vida laboral de duas mulheres-mães inseridas na prática empreendedora, chegamos a três categorias de análise: Contexto, Trabalho Reprodutivo e Maternidade e Prática Empreendedora. Essas categorias evidenciaram o processo de pauperização dessas mulheres enquanto mães e trabalhadoras. Evidenciamos também que essas mulheres não se reconhecem como parte da classe trabalhadora, detentora de direitos, embora façam parte dela. E que, diferentemente do que o empreendedorismo prometia – uma vida melhor e até uma ascensão social com melhoria na sua cesta de consumo, essas mulheres estão livres, embora desvinculadas de qualquer proteção social. Uma das grandes contribuições deste trabalho é o avanço das discussões conceituais sobre o empreendedorismo feminino, especialmente de mulheres-mães e seu processo de tomada de decisão. Por fim, foi possível apresentar uma perspectiva de compreensão do fenômeno alternativa à gerencialista/funcionalista, contribuindo para avanços teóricos no campo da administração.Item "Além de preto, é viado?": interseccionalidade e processos decisórios na trajetória profissional de homens negros gays de Mariana(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022) Carvalho, Alexsandre Gustavo da Silva; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Teixeira, Juliana Cristina; http://lattes.cnpq.br/3705084565039896; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/4533106068054700; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio ; Carrieri, Alexandre de Pádua ; Oliveira, Josiane Silva deEsta dissertação procurou analisar como a interseccionalidade de sistemas de opressão impacta a trajetória pessoal e profissional de homens negros gays pobres que trabalham no setor da mineração em Mariana-MG. Utilizando uma abordagem interseccional, são apresentadas e analisadas as histórias de vida de João e Felipe e a influência que as categorias de gênero, raça, sexualidade e classe exerceram sobre os seus processos de tomada de decisão. O homem é a categoria de gênero dotada de privilégios no binário sistema patriarcal vigente, que construiu historicamente pressupostos de uma masculinidade hegemônica. Entretanto, as masculinidades são diversas e a hegemonia está atrelada não apenas ao gênero (ser homem), mas também a raça (ser branco), a sexualidade (ser heterossexual) e a classe (ser da classe dominante). Nesse contexto, homens negros gays pobres são marginalizados e subalternizados pela sociedade, em decorrência dos marcadores interseccionais os atravessam. Os resultados deste trabalho apontam que as categorias de gênero, raça, sexualidade e classe influenciaram fortemente as tomadas de decisão de João e Felipe, agindo como limitadores de tais processos ou estimulando-os a resistir às opressões inerentes à estrutura na qual estão inseridos. Observou-se também que os indivíduos alinhados aos padrões hegemônicos (que aparecem nas histórias de João e Felipe) muitas vezes têm as suas tomadas de decisão pautadas na manutenção dos privilégios dos grupos socialmente dominantes. Ao apresentar as histórias dos participantes sobre como a diversidade é tratada no mercado de trabalho, espera-se que esta dissertação contribua com os estudos organizacionais a respeito da sociedade e subjetividade, bem como sobre a influência dos marcadores interseccionais sobre os processos decisórios. Espera-se que esta dissertação abra caminhos para futuros estudos da Administração sobre homens negros gays pobres, considerando a inexistência de trabalhos da área que tratem especificamente sobre estes indivíduos. Pretende-se que a elucidação e a análise das experiências dos sujeitos de pesquisa integrem o coro de trabalhos que estudam as violências cotidianas sofridas por indivíduos interseccionados por categorias de opressão, acreditando que o conhecimento pode promover a mudança e a garantia de tratamentos equalitários para todo ser humano.Item "Alguém vai ouvir a gente": implicações organizacionais e psicossociais da tomada de decisão do fechamento de sedes de um órgão público federal na vivência dos servidores(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-15) Barbosa, Esther Silva; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/5708406177054790; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Facas, Emílio Peres; Soldera, Lucas Martins; Colomby, Renato KochO objetivo desta pesquisa foi compreender as implicações organizacionais e psicossociais da tomada de decisão do fechamento de sedes do Ministério Público Federal (MPF) na vivência dos servidores sob a perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho. O Ministério Público, de acordo com a Constituição de 1988, é instituição essencial à aplicação da Justiça e tem o dever de fiscalizar o cumprimento da legislação brasileira. O órgão é composto por membros (procuradores) e servidores, responsáveis por garantir a consecução dos seus objetivos institucionais e o seu adequado funcionamento. Trata-se de instituição de grande relevância para a sociedade, e para o bom desenvolvimento de suas atividades, é primordial garantir aos seus profissionais boas condições de trabalho físicas e mentais. No entanto, algumas situações representam potenciais fatores de riscos psicossociais no trabalho e podem causar danos à saúde dos trabalhadores. No ano de 2023 a instituição tomou a decisão de fechar/deslocar mais de cinquenta sedes de unidades municipais do MPF. Tal medida impactou a vida dos servidores e procuradores em várias cidades do Brasil, mas não da mesma maneira, já que aos procuradores é garantida constitucionalmente a inamovibilidade (direito de não ser removido sem a sua anuência para outra cidade ou município), mas para os servidores não existe essa garantia. De modo que o fechamento foi determinado com a participação dos procuradores mas os servidores não tiveram papel na tomada de decisão e também não foram ouvidos. Buscando compreender as implicações dessa tomada de decisão, a pesquisa foi desenvolvida, metodologicamente, em duas etapas de coleta. Na primeira etapa foi adotado método quantitativo com aplicação do questionário Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho - PROART. Na segunda etapa da pesquisa foi adotado método qualitativo, com a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos resultados foi realizada com análise estatística para o método quantitativo e análise de conteúdo para o método qualitativo. Os resultados demonstraram que a decisão do fechamento de sedes sem a participação dos servidores, que não tiveram chance de se expressar sobre o assunto, aumentou os fatores de risco psicossociais, trazendo sofrimentos aos envolvidos e também para aqueles que testemunharam o processo. Dentre as principais contribuições dessa pesquisa podemos citar: institucionalmente, a percepção de como o fechamento de sedes poderia ter sido melhor conduzido em termos de tomada de decisão com a criação de critérios objetivos a serem seguidos, com a garantia de transparência do processo e com a escuta dos servidores; academicamente, com a comprovação da eficácia do PROART no diagnóstico dos riscos psicossociais; e socialmente, por permitir aos servidores serem ouvidos e expressarem seus sentimentos.Item Análise da gestão e fiscalização de contratos de obras públicas: reflexões sobre o processo decisório a partir da teoria dos stakeholders(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-16) Faria, Ana Rute Ribeiro Matos de; Paula, Carolina Riente de Andrade; Assis, Lilian Bambirra de; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/6684054111759393; http://lattes.cnpq.br/9323923076429739; Paula, Carolina Riente de Andrade; Assis, Lilian Bambirra de; Ribeiro, Livia Maria de Padua; Ckagnazaroff, Ivan BeckEsta dissertação teve como objetivo analisar as atividades de gestão e fiscalização de contratos de obras públicas a partir da perspectiva da teoria dos stakeholders. Em termos metodológicos realizou-se estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior (Ifes). Foram feitas quatro entrevistas semiestruturadas com fiscais, gestor de contratos e preposto de uma empresa contratada. Os dados foram analisados qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que os problemas incidentes na gestão e fiscalização, identificados na revisão de literatura, também ocorrem na instituição pesquisada. Três aspectos surgiram mais expressivamente na fala dos participantes como determinantes da boa execução contratual: a capacidade do empreiteiro em realizar o objeto contratado; o perfil dos fiscais e do gestor de contratos; e a confiança nas relações entre os stakeholders. Evidenciou-se a centralidade do gestor de contratos como decisor nas interações com as partes interessadas para obtenção de um resultado positivo na execução das obras. A análise das atividades de gestão e fiscalização de contratos públicos por meio da teoria das partes interessadas tem potencial para contribuir para melhor compreensão dos processos organizacionais, além de proporcionar maior clareza para a tomada de decisão de alocação de recursos.Item Análise das incongruências no processo decisório empregado na habilitação de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais (TPICs) por concurso ou nomeação ad hoc: um estudo de caso(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-18) Freitas, Dora Anchieta; Mendonça, Fabrício Molica de; http://lattes.cnpq.br/9496154537888733; http://lattes.cnpq.br/7412906223435653; Mendonça, Fabrício Molica de; Borba, Erika Loureiro; Bertassi, Andre LuisEste trabalho teve por objetivo principal analisar o processo de nomeação ad hoc de Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais realizados por uma autarquia do Estado de Minas Gerais no período de outubro de 1988 a maio de 2009, de modo a descrever os principais critérios adotados pelo gestor desta autarquia mineira na decisão pela realização de concurso público para habilitação de TPICs em substituição à nomeação ad hoc, à luz dos estudos de Ronald Dworkin sobre discricionariedade e decisão baseada em regras e princípios. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, longitudinal, abarcando o período de outubro de 1988 a maio de 2009. A metodologia de pesquisa é o estudo de caso simples, com a técnica de coleta de dados pesquisa documental, seguida de análise documental e análise de conteúdo. Nos resultados, o estudo aponta para a ponderação entre os princípios da legalidade e da eficiência como critério para viabilizar nomeações ad hoc, em função da rotina atribuída ao procedimento. Uma vez alterado o padrão de aprovação social, houve equilíbrio entre as normas conflitantes, para chegar ao cumprimento da regra que obriga à realização do concurso, ou seja, o tudo-ounada, nos termos de Ronald Dworkin.Item Construções de carreira: trajetórias de vida e vínculos de trabalho na atualidade(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-09-18) Costa, Sílvia Pedroso da; Lopes, Fernanda Tarabal ; http://lattes.cnpq.br/4933468482590261; http://lattes.cnpq.br/9483034344491394; Machado, Ludmila de Vasconcelos; Oliveira, Sidnei Rocha deEste estudo teve por objetivo central refletir sobre a construção das carreiras na atualidade. Para tanto, o trabalho realizado teve como condição empírica fundamental o resgate da história de vida, através do recorte em trajetórias, de sujeitos trabalhadores que tinham vivenciado a experiência de escolher dar novos rumos à carreira ao longo de sua vida profissional. O fio condutor desta investigação baseou-se na compreensão dos elementos presentes nas tomadas de decisão de carreira e sua relação com as transformações no mundo do trabalho. Os estudos em carreira são os estudos das mudanças sociais, organizacionais e individuais. A construção das trajetórias profissionais é, então, um fenômeno complexo, que envolve não somente a interligação dos modelos de carreira e das relações de trabalho em determinada sociedade, mas também as diferentes lógicas que podem ser usadas pelos sujeitos nas tomadas de decisão de carreira nos marcos dessas trajetórias ao longo da vida. A partir dos pressupostos da abordagem substantiva de Guerreiro Ramos, e da identificação de elementos das diferentes racionalidades presentes nas tomadas de decisão de carreira dos sujeitos da pesquisa, esta pesquisa propôs responder a questão: Como se dá a construção de carreira dos trabalhadores contemporâneos nos marcos de suas trajetórias profissionais? Como resultados, parece que os processos decisórios dos trabalhadores contemporâneos ao longo da carreira contam com a influência concomitante, e em geral conflituosa, de elementos das lógicas substantiva e instrumental. A busca por autonomia, a relação com o dinheiro, os padrões sociais de sucesso e as questões éticas aparecem como elementos de destaque que permeiam as decisões; enquanto a maternidade aparece como principal marco de carreira. A opção pelos vínculos flexíveis, em oposição ao vínculo celetista, apresenta-se como um artifício encontrado por esses trabalhadores para viverem num mundo organizacionalmente planejado, sem perder seu espaço de atualização pessoal, aproximando-os do modelo do homem parentético. Por fim, são apresentadas perspectivas de pesquisas futuras.Item Controle e modulação de comportamento no uberismo: um olhar sobre o gerenciamento algorítmico através de análise de patentes da Uber(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-16) Mattos, Vinicius Souza; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Guimarães, Ludmila Vasconcelos Machado; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/5139046647574838; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Guimarães, Ludmila Vasconcelos Machado; Cunha, Liliana Maria da Silva; Abílio, Ludmila Costhek; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de OliveiraA uberização ou plataformização do trabalho tem sido alvo de pesquisas no campo de Estudos Organizacionais nos últimos anos. Entretanto, nos parece haver uma carência de trabalhos que analisem o fenômeno a partir dos processos gerenciais implementados pelas empresas, investigando quais materialidades operacionalizam o modelo de gestão por algoritmos e as interações desses processos com os trabalhadores. A partir disso, a intenção dessa pesquisa consiste em evidenciar conexões entre gerenciamento algorítmico e intervenção no comportamento dos motoristas e como se operacionalizam tais intervenções nas decisões dos motoristas da Uber. Para alcançar esse objetivo inicialmente realizamos uma descrição da literatura sobre o tema, focando em produções que nos auxiliaram entender a evolução da gestão do trabalho, a disseminação dos algoritmos na contemporaneidade, e os conceitos de controle e modulação de comportamento. Em seguida detalhamos nossa proposta metodológica, descrevendo a análise de patentes como estratégia principal e o levantamento documental a ser realizado por meio do levantamento dos registros de patentes da empresa Uber no United States Patent and Trademark Office (USPTO) entre 2010 e 2020. Como resultados, foram encontrados 499 registros em outubro de 2020, das quais buscamos patentes que descrevessem a dinâmica de extração e análise de dados gerados pelos motoristas visando sua utilização na modulação de comportamento. Dos resultados encontrados, foram escolhidas 8 patentes para demonstrar a proposta de análise, que evidenciaram substancialmente as conexões entre gerenciamento algorítmico e modulação de comportamentos e decisões. Sendo uma pesquisa de inspiração ergológica, articulamos dois conceitos centrais que foram utilizados para interpretar as descrições das patentes na tentativa de melhor compreender a gestão algorítmica e suas interações com os trabalhadores. Buscando dar evidências às discussões e questões apresentadas sobre a temática.Item Dando um Empurrãozinho na Inovação: Nudging e Comportamento Inovador no Setor Público Brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-05-29) Wandermurem, Luciane Vieira; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Martins, Glauciene Silva; http://lattes.cnpq.br/1501108430968820; http://lattes.cnpq.br/2990415350413529; http://lattes.cnpq.br/4627903764070724; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Martins, Glauciene Silva; Assis, Lilian Bambirra de; Silva Filho, Antônio Isidro daNo setor público brasileiro, a inovação vem ocupando lugar de destaque e é considerada uma das principais estratégias para o desenvolvimento das organizações e consequentemente proporcionando entregas de qualidade para a sociedade. Com isso, esta pesquisa apresenta os antecedentes da capacidade de inovação e o uso da abordagem de nudge com a finalidade de influenciar o comportamento humano nos processos decisórios que geram a inovação, o que torna este estudo relevante. Esta dissertação teve como objetivo analisar em que medida o uso da abordagem de nudge pode influenciar o comportamento para a inovação e a inovação no setor público brasileiro. A pesquisa quantitativa foi realizada por meio de survey, com coleta dos dados via questionário estruturado, aplicado a uma amostra de trabalhadores no setor público do Brasil. Os dados foram analisados por meio da modelagem de equações estruturais pelo estimador Partial Least Squares (PLS). Uma das contribuições deste trabalho foi aplicar uma escala para mensurar o uso do nudge para influenciar o comportamento inovador entre os trabalhadores do setor público brasileiro. A pesquisa revela que o uso da abordagem de nudge está fortemente correlacionada com o comportamento para inovação, estimulando o comportamento inovador dentro das organizações do setor público. O comportamento para inovação demonstrou ter uma associação positiva com a implementação de inovação. Em suma, os resultados desta pesquisa são valiosos para a compreensão de alguns determinantes da inovação no setor público. Essas descobertas destacam a importância de políticas e estratégias organizacionais que visem fortalecer o comportamento inovador como meio de impulsionar a inovação no setor público brasileiro.Item Domínio de Critérios Político-Partidários sobre as Nomeações dos Cargos de Confiança: um estudo da rede dos profissionais comissionados da Administração Direta do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-08-30) Sousa Junior, Fernando José de; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de; Raad, Lucélia Viviane Vaz; http://lattes.cnpq.br/6056715886520542; http://lattes.cnpq.br/2642488704355833; http://lattes.cnpq.br/2469389608860234; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de; Raad, Lucélia Viviane Vaz; Oliveira, Kamila Pagel de; Ribeiro, Lívia Maria de PáduaAs dinâmicas dos processos de nomeações para cargos comissionados no setor público suscitam indagações acerca dos critérios empregados na seleção dos profissionais contratados. Além disso, surgem questões que têm potencial para impactar os mecanismos de controle internos, considerando elementos ligados à governança e à governabilidade no contexto da administração pública. É importante notar que uma das expectativas difundidas nas análises sobre as nomeações para os cargos de confiança da burocracia sugere o domínio de critérios partidários. O objetivo deste estudo consiste em investigar se há diferenças significativas entre indivíduos que possuem afiliação partidária, com ênfase na influência conferida pela sua posição dentro da rede social composta pelos funcionários comissionados do Estado de Minas Gerais. Isso inclui uma análise complementar do processo de nomeação no setor público, examinando os critérios de seleção e suas repercussões nos mecanismos de controle internos e na eficácia da governança da administração pública. Para isso, os indivíduos na rede formada pelos comissionados lotados em cargos do “Grupo de Direção e Assessoramento da Administração Direta do Poder Executivo – DAD” foram identificados de acordo com a localização e o nível hierárquico que ocupam na estrutura orgânica do Estado de Minas Gerais. As conexões entre esses agentes foram definidas de acordo com os órgãos e secretarias em que trabalharam simultaneamente. A análise deste trabalho concentrou-se nos tipos e níveis de poder partidário ao longo do tempo, com base na identificação dos indivíduos registrados em partidos políticos. Para isso, consideraram-se as medidas de centralidade dos comissionados desta rede no período compreendido entre 2012 e 2021. Além disso, verificou-se a possibilidade de existirem fluxos ideologicamente orientados de acordo com as alternâncias de poder político-partidárias apresentadas no Estado. Foi adotada uma abordagem metodológica quantitativa com objetivo descritivo, utilizando ferramentas de análise de redes sociais. Os resultados revelaram que a simples filiação partidária dos comissionados nesta esfera da administração pública do Estado está associada a diferentes formas de poder na rede, como maior conectividade, influência e prestígio. No entanto, individualmente, a afiliação ao partido de situação ou a um espectro ideológico mais representativo não demonstrou ter uma importância significativa na distribuição de poder relacionada à posição desses comissionados na rede, embora em certos períodos seja possível observar alguma similaridade ideológica entre o partido de situação e os grupos partidários mais representativos. É importante destacar que os resultados desta pesquisa servem como base instrumental para que a administração pública possa desenvolver controles e mitigar a possibilidade de atender a interesses individuais em detrimento dos interesses sociais, caso haja intenção de alterar a melhor decisão a ser tomada. Além disso, este estudo contribui para aqueles envolvidos nos desafios enfrentados nas esferas governamentais.Item Dramáticas dos usos do corpo-si no trabalho docente em Ambiente Virtual de Aprendizagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-07) Oliveira, Isaac Antônio de; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/6449903633173417; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Lopes, Fernanda Tarabal; Silva, Mariana Veríssimo Soares de Aguiar e; Silva, Vinícius AlvesEste estudo, de natureza qualitativa, teve o objetivo de compreender dramáticas dos usos do corpo- si presentes no trabalho docente na educação à distância (EAD). Para isso, utilizamos a ergologia como base teórico-metodológica em diálogo com os campos da educação e das tecnologias de informação e comunicação (TICS), sobretudo as tecnologias educacionais e ambientes virtuais. A partir do ponto de vista de três professoras de uma instituição confessional privada de educação, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em plataforma de comunicação virtual, a investigação permitiu reflexão acerca das peculiaridades do trabalho docente na modalidade EAD, atravessada por normas que convocam novos saberes para além dos requeridos em sala de aula presencial. Conhecer a ótica dos atores, dos humanos trabalhadores, realizadores da função docente nesse “lugar” como tomadores de decisão no exercício de seus trabalhos, contribui com as tomadas de decisões seja institucional ou socialmente.Item Efeito enquadramento em decisões administrativas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-06-15) Araújo, Liliane Campos de Souza; Araújo, Uajará Pessoa; http://lattes.cnpq.br/3898285928077336; http://lattes.cnpq.br/4017636514193778; Araújo, Uajará Pessoa; Melo, Isotília Costa; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Assis, Lilian Bambirra deO tema desta pesquisa é Efeito Enquadramento. Como objetivo geral, definiu-se: identificar e descrever a reação dos tomadores de decisão, quando submetidos a problemas administrativos que apresentam algum risco, formulados de maneira diferente, mas equivalente. Na fundamentação teórica, destaca-se a Teoria do Prospecto de Kahneman e Tversky, bem como estudos empíricos sobre o Efeito Enquadramento. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, transversal e quantitativa que utilizou o método de escolhas hipotéticas como coleta de dados, através de questionários online e contou com a participação de 87 profissionais e/ou estudantes da área da administração, cujas respostas foram tratadas no software SPSS, submetidas a análise multivariada e ao teste de hipótese. Constata-se nos resultados que as evidências não foram suficientes para denotar o efeito enquadramento nas decisões administrativas, quando formatadas as alternativas sob a perspectiva de oportunidade (ganho) ou problema (perda). A adaptação do método de escolhas hipotéticas sobre o efeito enquadramento dos testes de Kahneman e Tversky sobre o efeito enquadramento, adequadas às questões administrativas, é uma contribuição importante desta pesquisa e, como contribuição social, destaca-se a discussão sobre os efeitos e vieses que fazem parte do processo decisório direcionado para o aperfeiçoamento das decisões de pessoas e organizações que gerem resultados positivos. Os resultados podem ainda despertar discussões em organizações sobre a tomada de decisão com profissionais da área administrativa.Item Ensaios sobre vieses cognitivos na tomada de decisão de investidores que ingressaram na B3 a partir de 2019(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-05-16) Vianna, Melissa Cangussu; Correia, Laíse Ferraz; http://lattes.cnpq.br/3555901127891549; http://lattes.cnpq.br/4531093915399812; Assis, Lilian Bambirra de; Correia, Laíse Ferraz; Costa, Daniel Fonseca; Braz, Douglas Dias; Paiva, Felipe DiasA Economia Comportamental procura mapear e entender os fatores emocionais, sociais e psicológicos, conscientes ou inconscientes, que impactam nas escolhas do ser humano, na perspectiva de Kahneman. Neste sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar as heuristicas e vieses cognitivos presentes na decisão do brasileiro de aderir aos investimentos na bolsa de valores a partir de 2019. Para o alcance desse objetivo, foi necessário estabelecer um referencial teórico que sustentasse conceitualmente a pesquisa, sobre Mercado de Capitais, a Economia Comportamental e suas heuristicas e vieses, e o comportamento do investidor brasileiro no processo da tomada de decisão de investimento. Os resultados da pesquisa são explorados em dois artigos: no primeiro, foi feito o procedimento para validação do questionário "Behavioural biases affecting investors' decision-making process" de Jain et at. (2021) e, como resultado, identificou-se a relevância das diferenças sociais e culturais entre o Brasil e a India, que são um desafio para a validação de questionários entre países. Além disso, levantam-se discussões acerca das possibilidades das Finanças Comportamentais como teoria única para explicar as decisões financeiras. No segundo artigo, foi realizada a análise das respostas do questionário aplicado no Brasil por meio da aplicação de Machine Learning. A partir desse estudo, foi possível concluir que o gênero é fator determinante para definição de quais heurísticas e vieses o investidor está sujeito. O presente trabalho contribui para o campo de estudos da Economia e Finanças Comportamentais por se tratar de uma pesquisa com enfoque prático, suprindo assim um gap de pesquisa identificado pela literatura, além de trazer inovação por meio da aplicação de Machine Learning.Item Impacto da estrutura de capital e da política de dividendos sobre o valor de mercado das empresas abertas do setor elétrico brasileiro(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-03-31) Silva, Lúcia Andréa Costa; Amaral, Hudson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/3459819354945294; http://lattes.cnpq.br/4672057039272907; Amaral, Hudson Fernandes; Correia, Laíse Ferraz; Avelar, Ewerton AlexAs decisões de estrutura capital e de política de dividendos são tratadas pela teoria e evidência empírica de avaliação de empresas como fenômenos relevantes para a determinação do valor de mercado dessas empresas. Isso porque, o processo da tomada dessas decisões impacta o custo de capital próprio das empresas (custo médio ponderado de capital), o qual é utilizado no modelo de avaliação como taxa de desconto dos fluxos de caixa futuros. O setor elétrico necessita de uso intensivo de capital para financiamento das atividades. Diante disso, o objetivo desta dissertação foi verificar o impacto da estrutura de capital e da política de dividendos sobre o valor de mercado das empresas abertas do setor elétrico brasileiro negociadas na B3 no período de 2010 a 2019. A base teórica e empírica sobre precificação de ativos foi fundamentada a partir do CAPM, abrangendo os modelos fatoriais desenvolvidos posteriormente até o modelo de Fama e French (1992), utilizado como base empírica desta dissertação. No tocante a estrutura de capital e a política de dividendos iniciou-se pelos trabalhos de Modigliani e Miller (1958;1961) seguidos pelas principais teorias sobre os temas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com amostra composta por 22 empresas. Os dados das empresas foram coletados na Bloomberg. Utilizou-se o modelo de regressão de Dados em Painel de Efeitos Fixos. A variável dependente foi o Retorno das Ações Ordinárias e as variáveis explicativas foram: Índice Market-to-Book, Tamanho, Índice Preço_Lucro, Beta, Alavancagem Financeira (proxy para Estrutura de Capital), Dividend Yield (proxy para Política de Dividendos), Preço de Liquidação das Diferenças – PLD e a Taxa de Remuneração de Capital Regulatório (WACC). Nos resultados, verificou-se uma relação negativa e com significância estatística a 5% entre a política de dividendos e o retorno das ações e uma relação positiva entre a Estrutura de Capital e os retornos, porém sem significância estatística a 5%. Destaca-se, ainda, a significância estatística das variáveis PLD (com relação negativa) e Índice Market-to-Book (com relação positiva) com os retornos médios. As demais variáveis não foram estatisticamente significativas a 5%. Como conclusão, os resultados corroboraram com as Teoria da Irrelevância da Estrutura de Capital de Modigliani e Miller (1958) e com a Relevância dos Dividendos de Lintner (1956) e Gordon (1959). Palavras-Item Insights Comportamentais nas Organizações Brasileiras: um olhar sobre os processos decisórios de adoção de uma inovação gerencial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-22) Gomes, Jane Henrique Gonçalves Marinho; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Araújo, Uajará Pessoa; Almeida, Fernando Carvalho de; Burcharth, Ana Luiza de AraújoO objetivo desta pesquisa foi analisar o fenômeno da adoção de insights comportamentais nas práticas, processos, técnicas de gestão e estruturas em organizações brasileiras pioneiras nesse campo. A pesquisa abarca dois campos teóricos: de um lado, os fenômenos de difusão e adoção de inovação gerencial e seus respectivos processos decisórios; de outro, as perspectivas teóricas e aplicadas atinentes à tomada de decisão, ciências comportamentais e aos insights comportamentais, buscando-se uma articulação entre tais tópicos de pesquisa. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa, do tipo fenomenológica, com objetivos exploratório-descritivos, apoiada na estratégia de estudos multicasos e com análise temática do conteúdo obtido por entrevistas e análise documental referente a 14 organizações. Os modelos de processos decisórios preconizados pela literatura de geração, adoção e difusão de inovação subsidiaram o entendimento e a comparação dos processos de incorporação de insights comportamentais nessas organizações, de tal forma que, comparados, forneceram a compreensão dos principais fatores das decisões de adoção das práticas baseadas nas ciências comportamentais. Os resultados evidenciam as características e a atuação em rede das organizações pioneiras, as aplicações dos insights aos comportamentos que se buscam influenciar e as técnicas utilizadas, assim como os aspectos éticos e as questões relacionadas à experimentação. A pesquisa contribui ao trazer elementos críticos para o entendimento das possibilidades de uso de insights comportamentais como uma inovação no âmbito organizacional, ao evidenciá-la como uma inovação gerencial, ao sinalizar eventuais lacunas, oportunidades de aplicação e expansão da prática e, mais especificamente, ao ofertar subsídios a gestores e organizações em sua pretensão de inovar considerando aspectos sociais e cognitivo-comportamentais de seus stakeholders. A investigação contribui, ainda, com a teoria e a prática da gestão contemporânea, sugerindo uma ponte mais concisa e legítima entre as ciências comportamentais e a inovação gerencial. O trabalho tem uma contribuição original, pois nenhuma pesquisa foi feita sobre o tema utilizando dados qualitativos por meio de uma abordagem fenomenológica, o que abre um vasto e novo caminho para pesquisas futuras.