Mestrado em Administração
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Navegando Mestrado em Administração por Autor "Araújo, Uajará Pessoa"
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Item Aplicação de análise envoltória de dados e teoria de redes como suporte às decisões na pós-graduação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-10-26) Cardoso, Thiago Rafael Nogueira; Araújo, Uajará Pessoa; http://lattes.cnpq.br/3898285928077336; http://lattes.cnpq.br/8174026751249871; Araújo, Uajará Pessoa; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Andrade, Mathes Lemos deOs programas de pós-graduação em organizações de ensino superior brasileiros apresentaram um crescimento considerável nos últimos anos. Com o aumento quantitativo desses programas de pós-graduação, ocorre também uma preocupação com a qualidade dos cursos, bem como na forma de gerenciá-los. No contexto das organizações públicas, nas quais os recursos são sustentados pela contribuição da sociedade, torna-se ainda mais necessário a avaliação da eficiência para que os resultados obtidos estejam de acordo aos recursos empregados. Visando esta avaliação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) afere a qualidade das organizações educacionais por meio de um sistema de pontuação, gerando notas que podem ser comparadas entre programas de pós-graduação da mesma área em diferentes instituições. No entanto, através dessa avaliação da CAPES não é possível a comparação direta de programas de pós-graduação de diferentes áreas, dificultando a gestão interna dos programas de pós-graduação de uma mesma organização educacional. Este estudo tem como objetivo verificar a eficácia da junção da técnica de análise envoltória de dados (DEA) e de redes como ferramentas para comparar a eficiência dos programas de pós-graduação de diferentes áreas, contribuindo para que os gestores de pós-graduação tomem decisões dentro da organização educacional a qual pertencem. A pesquisa tem uma abordagem mista sob um prisma funcionalista. Foi realizado um corte transversal dos anos de 2013 a 2018. A investigação empregou análises descritivas, nuvem de palavras, sociogramas, testes estruturais da teoria de redes (small-world, scale free e homofilia) e análise envoltória de dados como ferramentas de apoio à decisão. Verificou-se que os programas do CEFET apresentam características de small world e identificou-se a presença de homofilia entre os programas. Foi possível mensurar a eficiência dos programas de Pós-graduação através da junção de técnicas DEA e redes. Em ambas as aplicações, o programa benchmark foi mantido após aplicação de indicadores de rede. Foi utilizado modelos de supereficiência para melhorar a distinção dos 6 programas escolhidos, sendo os programas de Educação Tecnológica e Administração aqueles que se mostraram mais eficientes dentro do CEFET-MG, conforme as variáveis escolhidas.Item Efeito enquadramento em decisões administrativas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-06-15) Araújo, Liliane Campos de Souza; Araújo, Uajará Pessoa; http://lattes.cnpq.br/3898285928077336; http://lattes.cnpq.br/4017636514193778; Araújo, Uajará Pessoa; Melo, Isotília Costa; Ribeiro, Lívia Maria de Pádua; Assis, Lilian Bambirra deO tema desta pesquisa é Efeito Enquadramento. Como objetivo geral, definiu-se: identificar e descrever a reação dos tomadores de decisão, quando submetidos a problemas administrativos que apresentam algum risco, formulados de maneira diferente, mas equivalente. Na fundamentação teórica, destaca-se a Teoria do Prospecto de Kahneman e Tversky, bem como estudos empíricos sobre o Efeito Enquadramento. A metodologia consiste em uma pesquisa descritiva, transversal e quantitativa que utilizou o método de escolhas hipotéticas como coleta de dados, através de questionários online e contou com a participação de 87 profissionais e/ou estudantes da área da administração, cujas respostas foram tratadas no software SPSS, submetidas a análise multivariada e ao teste de hipótese. Constata-se nos resultados que as evidências não foram suficientes para denotar o efeito enquadramento nas decisões administrativas, quando formatadas as alternativas sob a perspectiva de oportunidade (ganho) ou problema (perda). A adaptação do método de escolhas hipotéticas sobre o efeito enquadramento dos testes de Kahneman e Tversky sobre o efeito enquadramento, adequadas às questões administrativas, é uma contribuição importante desta pesquisa e, como contribuição social, destaca-se a discussão sobre os efeitos e vieses que fazem parte do processo decisório direcionado para o aperfeiçoamento das decisões de pessoas e organizações que gerem resultados positivos. Os resultados podem ainda despertar discussões em organizações sobre a tomada de decisão com profissionais da área administrativa.Item Insights Comportamentais nas Organizações Brasileiras: um olhar sobre os processos decisórios de adoção de uma inovação gerencial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-22) Gomes, Jane Henrique Gonçalves Marinho; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; Araújo, Uajará Pessoa; Almeida, Fernando Carvalho de; Burcharth, Ana Luiza de AraújoO objetivo desta pesquisa foi analisar o fenômeno da adoção de insights comportamentais nas práticas, processos, técnicas de gestão e estruturas em organizações brasileiras pioneiras nesse campo. A pesquisa abarca dois campos teóricos: de um lado, os fenômenos de difusão e adoção de inovação gerencial e seus respectivos processos decisórios; de outro, as perspectivas teóricas e aplicadas atinentes à tomada de decisão, ciências comportamentais e aos insights comportamentais, buscando-se uma articulação entre tais tópicos de pesquisa. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa, do tipo fenomenológica, com objetivos exploratório-descritivos, apoiada na estratégia de estudos multicasos e com análise temática do conteúdo obtido por entrevistas e análise documental referente a 14 organizações. Os modelos de processos decisórios preconizados pela literatura de geração, adoção e difusão de inovação subsidiaram o entendimento e a comparação dos processos de incorporação de insights comportamentais nessas organizações, de tal forma que, comparados, forneceram a compreensão dos principais fatores das decisões de adoção das práticas baseadas nas ciências comportamentais. Os resultados evidenciam as características e a atuação em rede das organizações pioneiras, as aplicações dos insights aos comportamentos que se buscam influenciar e as técnicas utilizadas, assim como os aspectos éticos e as questões relacionadas à experimentação. A pesquisa contribui ao trazer elementos críticos para o entendimento das possibilidades de uso de insights comportamentais como uma inovação no âmbito organizacional, ao evidenciá-la como uma inovação gerencial, ao sinalizar eventuais lacunas, oportunidades de aplicação e expansão da prática e, mais especificamente, ao ofertar subsídios a gestores e organizações em sua pretensão de inovar considerando aspectos sociais e cognitivo-comportamentais de seus stakeholders. A investigação contribui, ainda, com a teoria e a prática da gestão contemporânea, sugerindo uma ponte mais concisa e legítima entre as ciências comportamentais e a inovação gerencial. O trabalho tem uma contribuição original, pois nenhuma pesquisa foi feita sobre o tema utilizando dados qualitativos por meio de uma abordagem fenomenológica, o que abre um vasto e novo caminho para pesquisas futuras.Item Processo decisório de inovação: o caso da indústria da moda de Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-03-26) Campos, Rita de Cássia Leal; Araújo, Uajará Pessoa; http://lattes.cnpq.br/3898285928077336; http://lattes.cnpq.br/4513763139846631; Araújo, Uajará Pessoa; Gomes, Almiralva Ferraz; Assis, Lilian Bambirra deAlém de estar intimamente ligada ao consumo, a moda é responsável por movimentar a indústria têxtil e de confecção, representando assim uma importante atividade econômica. A moda é caracterizada pelo novo, pela mudança e pela efemeridade, o que a torna indissociável da inovação. Portanto, um dos maiores desafios para os gestores desse ramo é a diferenciação dos produtos, tornando-se necessário tomar decisões estratégicas orientadas para o mercado. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre a tomada de decisão de gestores da indústria de moda feminina de Belo Horizonte quanto à seleção de alternativas de inovação. A investigação teve como base teorias relacionadas aos seguintes assuntos: inovação, inovação na indústria da moda, tomada de decisão nas organizações, processo decisório de seleção de ideias inovadoras e mimetismo institucional. O foco da pesquisa está voltado para o primeiro subprocesso da inovação – conhecido como Front End, ou linha de frente – pois é nele que ocorre a identificação e seleção das oportunidades de inovação. Essa é uma etapa considerada crítica, pois é determinante para o resultado final da inovação. O estudo conduzido possui abordagem qualitativa e caráter descritivo. Investigou-se o caso da indústria da moda de Belo Horizonte, tendo em vista que a cidade se destaca como referência nacional na produção de moda. Para a coleta de dados, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com gestoras de empresas inseridas no contexto competitivo da indústria da moda. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um roteiro semiestruturado contendo questões pertinentes sobre a aplicação prática dos conceitos discutidos. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo com auxílio do software QDA Miner. As entrevistas foram transcritas na íntegra e carregadas no programa, iniciando-se o processo de leitura e categorização dos trechos. O material foi dividido em categorias e subcategorias de análise, definidas a partir do referencial teórico e das verbalizações contidas nas entrevistas, respectivamente. Visando enriquecer a análise dos dados, empregou-se a técnica “nuvem de palavras”, por meio da qual foram identificadas as palavras mais recorrentes no discurso de cada entrevistada. Com os resultados e discussões desta pesquisa foi possível obter uma maior compreensão da tomada de decisão no contexto da moda, contribuindo assim para o estado da arte da literatura científica e para a melhoria dos processos organizacionais nesse setor. No decorrer da construção da base teórica, levantaram-se alguns pressupostos que nortearam a investigação à medida que foram confrontados com os resultados obtidos na pesquisa de campo. Desse modo, concluiu-se que a inovação é considerada fundamental na indústria da moda, visto que é a principal estratégia de competitividade utilizada pelos gestores para obter diferenciação no design dos produtos. A moda em Belo Horizonte está ligada a aspectos sociais, econômicos e culturais e as empresas atribuem um valor simbólico à marca para se tornarem únicas no mercado. Frequentemente incremental, o processo de inovação na indústria da moda se dá coletivamente e de modo mais informal, seguindo um modelo processual de tomada de decisão. A seleção de ideias para o desenvolvimento de novas coleções ocorre por meio de critérios definidos e geralmente é realizada pelo proprietário da marca com o apoio de sua equipe. Para tomar decisões, os gestores utilizam pesquisas de mercado e de tendências, mas também se baseiam em suas intuições, habilidades e experiências. Além da estratégia inovativa, é também comum o emprego da estratégia imitativa na indústria da moda como forma de diminuir riscos e incertezas. Desse modo, o gestor opta por aquela que mais condiz com a proposta da marca e o perfil de seu público-alvo.Item Relação do Excesso de Confiança com a Percepção dos Tomadores de Decisões do Setor Bancário sobre a Gestão de Risco(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-09-13) Leite, Rodolfo Carvalho; Correia, Laíse Ferraz; Araújo, Uajará Pessoa; Correia, Laíse Ferraz; Araújo, Uajará Pessoa; Paiva, Felipe Dias; Costa, Daniel FonsecaO objetivo deste trabalho foi analisar como o viés excesso de confiança de profissionais do setor bancário brasileiro, envolvidos na tomada de decisão sob condições de risco, se associa às suas percepções sobre a Gestão de Riscos dessas instituições. Para o alcance desse objetivo, a discussão compreendeu a teoria e os estudos empíricos sobre os riscos inerentes ao mercado financeiro, gestão de risco em instituições bancárias e processos decisórios – teorias normativas e descritivas – por meio de uma abordagem quantitativa de caráter descritivo. A pesquisa se justifica na medida em que as instituições investigadas (os bancos), que são centrais no sistema financeiro, têm um papel importante para o desenvolvimento e estabilidade da nação e, também, porque elas vêm, diante do avanço tecnológico, lidando com novas ameaças, às quais deveriam ser incorporadas ao quadro de gestão dessas instituições. Para mensurar a percepção de Gestão de Risco e o Viés Excesso de Confiança, com consecutivo estudo da relação entre elas, empregaram-se duas escalas. A percepção da Gestão de Risco institucional entre os bancários foi mensurada através da escala da Macquarie University, que compreende quatro dimensões – Valorização, Desconsideração, Proatividade e Gerência. A mensuração dos níveis do viés excesso de confiança ocorreu por meio de um questionário com 21 questões dicotômicas, seguidas de mensuração do grau de certeza, conforme a perspectiva teórico-metodológica do trabalho Calibração de Probabilidades. Os resultados evidenciaram a presença do viés de excesso de confiança em bancários, além de uma percepção de valorização da gestão de riscos dentro das organizações, nas quais problemas e eventos de riscos são proativamente identificados e abordados; contudo, alguns problemas de riscos e violações de políticas ocasionalmente são ignorados, minimizados ou dispensados. Nessas organizações, o gerente imediato quase sempre é um modelo eficaz de comportamento desejável de gerenciamento de riscos. Por fim, não foram encontradas evidências de que o viés excesso de confiança tenha impacto significativo na percepção dos riscos e seu gerenciamento em profissionais do setor bancário. Dessa forma, não se corrobora a hipótese central deste trabalho, que propunha uma interferência negativa. Espera-se que este estudo contribua para além do enfoque tradicional de gestão de risco, ao investigar uma nova forma de risco à qual as instituições financeiras estão expostas. Ademais, espera-se ampliar as técnicas de avaliação de riscos através de uma visão botton-up da atual percepção da Gestão de Riscos.Item Tomadores de decisão nas organizações e seu senso de justiça(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-19) Barros, David Chester Carvalho; Araújo, Uajará Pessoa; http://lattes.cnpq.br/3898285928077336; http://lattes.cnpq.br/4687167649113018; Araújo, Uajará Pessoa; Carvalho, Eveline Barbosa Silva; Assis, Lilian Bambirra deTema: Pesquisa sobre a relação do Efeito Halo e a percepção de justiça em tomadores de decisão. Objetivo: Investigar a interveniência de atributos e características na percepção do tomador de decisão em seu senso de justiça. Fundamentação: Abrangeu quatro tópicos essenciais relacionados ao comportamento humano na tomada de decisões organizacionais. Primeiramente, explorou a tomada de decisão e a racionalidade limitada conforme apresentada por Herbert Simon. Em seguida, discutiu o uso de heurísticas como atalhos mentais e seus impactos nas decisões, incluindo os vieses cognitivos resultantes, com ênfase no Efeito Halo. O terceiro ponto abordou a percepção de justiça nas decisões em ambientes organizacionais e como isso afetava o comportamento dos indivíduos. Por fim, explorou o tema "Expressões faciais associadas ao Efeito Halo e à percepção de justiça", culminando na proposta de uma hipótese a ser testada. Metodologia: A metodologia consistiu em uma pesquisa descritiva, transversal e quantitativa que utilizou o método de escolhas hipotéticas como coleta de dados, através de questionários online e contou com a participação de 109 entrevistados, cujas respostas foram tratadas no software MS Excel, submetidas a análises estatísticas e ao teste de hipótese por meio do teste qui-quadrado. Principais resultados: Constata-se nos resultados que o método empregado não evidenciou o efeito halo na percepção de justiça em três de quatro decisões estudadas nessa pesquisa. Contribuições potenciais: A adaptação do método de escolhas hipotéticas sobre a percepção de justiça dos testes de Kahneman, Knetsch e Thaler (1986) juntamente com os “gatilhos” por meio de expressões faciais utilizados no trabalho de Radeke e Stahelski (2020), adequadas às tomadas de decisões organizacionais, é uma contribuição importante desta pesquisa. Como contribuição social, destaca-se a discussão sobre os efeitos e vieses que fazem parte do processo decisório, direcionado para o aperfeiçoamento das decisões de pessoas e organizações que gerem resultados positivos. Os resultados podem ainda despertar discussões em organizações sobre a tomada de decisão com profissionais tomadores de decisão em nome de organizações.