Mestrado em Administração
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Navegando Mestrado em Administração por Autor "Carolina Riente de Andrade Paula"
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Item Oportunidades e desafios do processo de tomada de decisão coletiva: uma análise da política de cotas nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023) Mendes, Bianca Drielly; Assis, Lilian Bambirra; Karruz, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/3772370803299330; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/9059433221394921; Bruno Lazzarotti Diniz Costa; Carolina Riente de Andrade PaulaO objetivo deste trabalho foi analisar as oportunidades e desafios propiciados pelo processo de decisão colegiada na implementação da política de cotas nos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFMG. Temas extremamente relevantes, porém, ainda limitadamente trabalhados em uma sociedade extremante desigual e que necessita cada vez mais se tornar participativa e colaborativa. Para isso, foi realizado um estudo de caso de abordagem mista e natureza descritiva, que se desdobrou em uma análise documental e entrevistas semiestruturadas, onde foram empregadas estatísticas descritivas, estimativas de modelos de regressão e análise de conteúdo. Os resultados apontam que a tomada de decisão colegiada pode ser considerada a melhor estratégia de tomada de decisão possível, sendo a mais democrática, transparente, legitima, entre outros. Mas para isso ocorra faz-se necessário vários pré-requisitos como variedade de indivíduos, boa coordenação, etc. No que diz respeito a política de ações afirmativas na pós-graduação stricto sensu da UFMG, a descentralização estabelecida na política possibilitou que os colegiados adaptassem a reserva de vagas em seus programas mais de acordo com sua realidade, tornando a política mais legitima e mais bem recebida. No entanto, essa descentralização acarretou em processos e resultados singulares. Além disso, essa abertura possibilitou a manutenção da estratificação horizontal e vertical já presentes na pós-graduação da instituição. Há, ainda, muito a ser feito e repensando nessa política para que de fato ela seja efetiva, visto que suas decisões foram tomadas até então em contextos iniciais do debate.