Doutorado em Estudos de Linguagens
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Navegando Doutorado em Estudos de Linguagens por Assunto "Linguística aplicada"
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Item A implementação da dinâmica interacional pedagógica adaptativa complexa na formação do leitor e no desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-10) Kakpo, Arcade Johannes; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4233253209295973; Gomes, Alvaro Jose dos Santos; Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Nouatin, Gbènouko Gérard; Paulinelli, Maysa de Pádua TeixeiraA presente pesquisa se situa em cinco (5) períodos, movimentos ou contextos interacionais de educação ou de caracterização da vida social, do pensamento ou da vida profissional que são: a pós-modernidade, o pós-método, o pós-taylorismo, o pós-digital e a pandemia da Covid-19. Insere-se na interseção entre o ensino e a aprendizagem significativa (FREIRE, 1968), tanto para o aluno, quanto para o professor, junto às proposições de Kumaravadivelu no que diz respeito ao ensino situado e personalizado, e à teorização destas práticas docentes bem-sucedidas para se chegar ao uso ou à replicabilidade. Nesse trabalho, aborda-se o desenvolvimento dos letramentos: eventos e práticas, como elementos essenciais para a formação de cidadãos e cibercidadãos conscientes dos seus papéis na sociedade atual. O estudo tem uma natureza qualitativa e procura responder à seguinte pergunta: “como auxiliar na formação de leitor literário e no desenvolvimento da competência comunicativa de inglês como língua estrangeira, dos alunos participantes, dentro do processo de aprendizagem, com base nas metodologias ativas utilizadas via a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa e Complexa (DIPAC)?” Para isso, foram usados como instrumentos de geração de dados as notas de campo, os questionários, avaliações e autoavaliações, as produções escritas e orais individuais e colaborativas dos participantes, e as entrevistas realizadas com eles. A aplicação da DIPAC na primeira EPTNM, e a segunda parte da pesquisa consistiram na coleta da percepção das duas professoras no que concerne o engajamento de todos os alunos participantes da pesquisa, independentemente do conhecimento que detêm da língua alvo, através da produção individual e colaborativa de gêneros textuais tendo as metodologias ativas como apoio. O estudo descreve, portanto, a aplicação da DIPAC em três turmas: uma primeira, em 2019, e uma segunda turma observada em 2020, no COLTEC/UFMG; para, depois, considerar a terceira implementação em turmas multiníveis (no CEFET-MG) (BATISTA, 2021). As práticas educacionais investigadas possibilitaram observar até que ponto e de que forma essa abordagem influencia a trajetória do processo de ensino e aprendizagem de inglês em contextos formais. Ressalta-se, portanto, na nossa análise o aumento do protagonismo dos alunos, bem como dos fatores motivação, autonomia e interação nos contextos integrativos dos recursos digitais, que possibilitam a formação de leitores e um desenvolvimento satisfatório da competência comunicativa nas Escolas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) observadas. Dentre os resultados e considerações apresentados, a metacognição e a cibernética adaptativa foram os elementos cuja emergência decorreram das práticas docentes e das trajetórias identificadas. Esse fato nos levou a acreditar que uma mediação bem-sucedida pode se beneficiar da aplicação da metacognição adaptativa, que envolve as mudanças para si mesmo e para o ambiente, em resposta a uma ampla gama de variabilidade social e instrucional na sala de aula. Da mesma forma, a qualidade das interações entre os participantes pode depender do grau de coesão que os pequenos grupos ou subsistemas têm entre eles ou um com os outros durante o desenvolvimento das atividades. Durante as interações em atividades colaborativas, o desenvolvimento da competência comunicativa e a escuta ativa ganharam destaque e os feedbacks, demonstrações de empatia e atenção aos sinais não verbais, constituíram um espaço dinâmico onde mensagens podem ser compreendidas com precisão, permitindo que os subsistemas respondam de maneira alinhada e construtiva.Item O português como língua de acolhimento (PLAc) nas narrativas de mulheres migrantes(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-04-04) Silva, Flávia Campos; Arão, Lílian Aparecida; http://lattes.cnpq.br/3976006976620049; http://lattes.cnpq.br/9505084917656676; Arão, Lílian Aparecida; Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos; Leroy, Henrique Rodrigues; Moreira, Carla BarbosaEsta tese refere-se a uma contribuição para a ampliação dos estudos linguísticos sobre a prática de ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no Brasil. Partindo da análise do discurso de mulheres migrantes aprendizes de PLAc, cujas vozes foramsequestradas e impedidas de existir na História das Migrações, o objetivo é, por meio da abertura de espaço para que esse grupo possa dizer-se e compartilhar suas experiências nos percursos e procedimentos migratórios, verificar que tipo de configuração éconstruída sobre esse ensino de Português que está posicionado como uma das poucas formas de agenciamento linguístico no nosso país. Assim, esta investigação está dedicada a 1) Caracterizar o ensino de PLAc no Brasil e no CEFET-MG; 2) Verificar se e como o PLAc participa do processo de reconstrução identitária das mulheres migrantes na sociedade da acolhida; 3) Analisar se e como o PLAc tem contribuído para uma (re)configuração discursiva de padrões de sociabilidade e para a construção de outras inteligibilidades por meio do acesso à língua 4) Comparar se o discurso da mulher migrante aprendiz do curso de PLAc condiz com a proposta de ensino dessa prática socioeducativa que está posicionada como uma abordagem estruturada com vistas ao cumprimento de uma função social, humana, política, crítica e transgressiva. O percurso de trabalho é iniciado por uma tentativa de (des)estabilização discursiva da atual configuração migratória que tem enxergado formas de agenciamento quase exclusivamente pelo viés da problemática (MARTINS, 1998; ELHAJJI, 2011; BAUMAN, 2017). Na sequência, o contexto sócio-histórico em que a migração feminina no Brasil e no mundo começou a ser (re)significada e os reflexos de um tímido reconhecimento da presença da mulher nos fluxos será analisada (ASSIS, 2003, 2007; BOYD; GRIECO, 2003; USHER, 2005; MARINUCCI, 2007; BASSANEZI, 2012; MATOS et al., 2018). No curso da investigação, será realizada uma reflexão sobre os conceitos de PLAc de modo a apontar sua importância em um quadro de ausências de políticas linguísticas de Estado para migrantes de crise no Brasil e verificar seu (suposto) potencial emancipatório e participação no processo de (re)territorialização do sujeito migrante no novo endereço de domicílio (AMADO, 2011, 2013, 2016; BARRANTES, 2015; MARQUES, 2018; ARANTES ET AL., 2015, 2016, 2017; PEREIRA, 2016; VESCHI, 2017; HARTWIG; SILVA, 2017; GROSSO ,2010; VIEIRA, 2010; REZENDE, 2010; SÃO BERNARDO, 2016; LOPEZ, 2016; CAMARGO, 2019; BOTTURA, 2019)–abordagens que têm problematizado a dinâmica de funcionamento do PLAc (SANTOS, 2000; ANUNCIAÇÃO, 2017, 2018; LOPEZ, 2018; DINIZ; NEVES, 2018), com vistas à ampliação da compreensão do objeto de pesquisa,também serão contempladas. Dando continuidade à investigação, as teorizações de Spolsky (2004, 2009, 2012); Mariani (2004, 2007), Zoppi-Fontana; Diniz (2008), Zoppi-Fontana (2009), Diniz (2010, 2012) e Oliveira (2007, 2013) serão exploradas de modo a verificar quais são as implicações das políticas linguísticas no funcionamento da língua de acolhimento no Brasil hoje. A análise dos dados da pesquisa será feita com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (PÊCHEUX, 1969, 1971, 1975, 1984, 1990; ORLANDI, 1992, 2001, 2012) e em aspectos conceituais das Narrativas de Vida (BAKHTIN, 1929, 1963; RICOUER, 1997; LEJEUNE 2008; ARFUCH, 2010). Para explorar a narrativização de experiências, os processos de (re)negociação identitária e os modos de subjetivação das mulheres migrantes frente ao fomento da acolhida linguística, oriento-me pelos pressupostos de Foucault (1975, 1984, 1979/1980) e Butler (2015). A metodologia desta tese será conduzida por preceitos da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006); Emancipada (RAJAGOPALAN, 2010); Crítica e Transgressiva (PENNYCOOK, 2001, 2006) e da práxis decolonial (ORTIZ FERNÁNDEZ, 2004; MIGNOLO, 2007; QUIJANO, 2005, 2008; WALSH, 2002, 2005, 2007, 2009, 2013) –escolhas inevitáveis para dar conta da complexidade dos imperativos migratórios e suas subjetividades e (re)direcionar o olhar do/no Sulpara as lutas que se impõem nesse universo de multiterritorialidades tão particulares em que o PLAc se desenvolve.Item Promoção do letramento crítico em sala de aula: as necessidades do professor de inglês(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-03-05) Pereira, Sônia Rodrigues; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/1761688035064573; Parreiras, Vicente Aguimar; Vilela, Ana Maria Nápoles; Repolês, Maria Catarina Paiva; Franken, Everton LuizEsta tese tem como tema de pesquisa as necessidades do professor de inglês na promoção do letramento crítico a partir de uma perspectiva estratégica de abordagem via gêneros. As teorias de gêneros discursivos de Bakhtin e da Pedagogia de gêneros da escola de Sidney subsidiaram os trabalhos nesta tese. O problema de pesquisa passa pelas necessidades que o professor tem com vistas a promover habilidades para o letramento crítico, enquanto ativo intangível de empoderamento dos sujeitos. Novas tecnologias, mídias e novas formas de comunicação implicam, necessariamente, novos letramentos e, dentre esses, está o letramento crítico. O tema letramento crítico vem ganhando destaque no meio educacional, principalmente no exterior e isso porque cada vez mais o nosso cotidiano está ligado a novos gêneros discursivos, novas tecnologias e a internet. Assim sendo e tal como afirmado por JANKS e VASQUEZ (2011) é nessa rodovia informacional, melhor dizendo, nessa internet que fazemos nossas trocas informacionais nos dias atuais. Esta tese se alinha às propostas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), que já incorporou em seus grupos de trabalhos os temas letramento crítico e leitura crítica, com vistas à formação de estudantes. Trata-se, portanto, de uma pesquisa com professores, usando questionários e investigando as necessidades de professores de Inglês no uso sistemático do livro didático de Inglês do Ensino Médio do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Nesta tese a pesquisa é de natureza qualitativa e o foco está no ensino de Inglês, nos gêneros discursivos e na promoção do letramento crítico. A tese se baseia numa pesquisa com professores, usando questionários para investigar sobre as necessidades de professores de inglês para a promoção do letramento crítico em sala de aula. O trabalho de pesquisa compreende o estudo de dados coletados com professores, usando questionários para investigar as necessidades e demandas a partir do livro didático de inglês do PNLD e dos gêneros discursivos. A conclusão deste estudo sinalizou que há necessidade de inclusão do tema letramento crítico no contexto escolar, compreendendo o espaço da sala de aula e ambientes de aprendizagem. Diante de um novo panorama comunicacional, novos modos de produzir significados, contínua transformação dos textos digitais, interatividade e o acesso imediato à informação continuarão a oferecer desafios para os professores de linguagens. No contexto educacional cabe aos professores e educadores promover os letramentos e, inclusive, o letramento crítico.