Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Assunto "Agricultura familiar"
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Item Os saberes de uma família ribeirinha paraense: um estudo na Ilha Arapiranga, Pará(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-03-09) Oliveira, Meiriane Freitas Dias; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; http://lattes.cnpq.br/6507114081255256; http://lattes.cnpq.br/7982548825622877; Antônio de Pádua Nunes Tomasi; Fabio Wellington Orlando Silva; Renata Bastos Ferreira AntipoffEste estudo trata da investigação dos saberes que fazem parte da vida de uma família de ribeirinhos que residem na Ilha Arapiranga, região de Belém no estado do Pará. Buscou-se conhecer os saberes que promovem a manutenção destas pessoas por meio de suas atividades, principalmente da produção de açaí. A opção metodológica do estudo se fundamenta na pesquisa qualitativa, em que foi realizada uma pesquisa de campo baseada nos pressupostos da História Oral, como técnicas investigativas foram utilizadas a observação participante e a entrevista com a família. Foram empregados pressupostos teóricos de Paulo Freire e Foucault sobre o saber; e as abordagens em torno do “saber” com a visão de autores como Schwartz, Trinquet, Stroobants; concomitante a outros referenciais que investigam os saberes em torno de comunidades ribeirinhas. Os resultados do estudo apontaram para a evidência de que a família ribeirinha em questão consegue, por meio de seus saberes obtidos e transmitidos de geração em geração, adquirir seus meios de subsistência; com as suas atividades de produção de açaí, responsável por maior fonte de renda, captura de camarão e pesca de peixes. Verificou-se, também, que existem os saberes, tais como da natureza e da alimentação inerentes a este povo ribeirinho, os quais são significantes e necessários para a permanência na Ilha.Item Prática pedagógica da pedagogia alternância: um estudo na Escola Família Agrícola Paulo Freire em Acaiaca-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-22) Carvalho, Josiane Priscila de; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; http://lattes.cnpq.br/6507114081255256; http://lattes.cnpq.br/8025734853745324; Antônio de Pádua Nunes Tomasi; Fábio Wellington Orlando da Silva; Vicente Aguimar ParreirasA pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas específicas da Pedagogia da Alternância. Ela consiste em um modelo educacional desenvolvido por Casas Familiares Rurais e Escolas Agrícolas Familiares na França, em 1935, com o objetivo de resolver as questões de evasão e desmotivação de jovens estudantes que residem no campo. Essa metodologia busca integrar a teoria à prática, na qual os jovens alternam um período mensal nessas instituições rurais e noutro permanecem nas propriedades, aplicando na prática o conhecimento previamente adquirido. Esse modelo se expandiu imediatamente para os países europeus, para os continentes africanos e para os continentes da América do Sul. O Brasil foi o primeiro país deste continente a utilizar essa pedagogia, que ocorreu no final da década de 1960, no Estado do Espírito Santo, seguindo o modelo alternativo de formação desenvolvido na Itália. Atualmente as terras brasileiras têm mais de 200 experiências educacionais por meio dos Centros de Formação de Famílias por Alternância. Este estudo é teoricamente baseado em conceitos da Pedagogia da Alternância em sua relação com estudos relacionados à Educação de Campo, de autores como Gimonet (2007), Begnani (2003), Silva (2010), Caldart (2004) e Candau (2011). Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrícola Paulo Freire, na cidade de Acaiaca, Minas Gerais, Brasil. Essa instituição foi escolhida por ter destaque como referência em Minas Gerais desde 2002. A pesquisa está carreada nos seguintes pontos: Metodologia de análise qualitativa, natureza exploratória sob a ótica da hermenêutica dialética com análise de conteúdo documental, observação participante e semientrevistas estruturadas com educadores e alunos. A pesquisa permite perceber que as práticas pedagógicas desenvolvidas nesta Escola Alternativa tem uma análise da interação dialógica baseada na ação-reflexão, e os estudantes são protagonistas na construção do conhecimento, mas ainda se espera por uma política financeira pública do governo, para que esse projeto seja mais bem sucedido.