Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Assunto "Almeida, Pires de, 1843-1913"
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Item A educação profissional na escrita de Pires de Almeida: um estudo sobre "Instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação", de 1889(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-26) Conceição, Natália Luize Pereira da; Chamon, Carla Simone; http://lattes.cnpq.br/0504018067431591; http://lattes.cnpq.br/1749934467436654; Carla Simone Chamon; José Geraldo Pedrosa; Carlos Eduardo VieiraA presente dissertação teve como objetivo central tratar a educação profissional na escrita de José Ricardo Pires de Almeida, em fins do Império. Este intelectual formou-se em Medicina, teve atuação como médico higienista, e foi ainda comissário vacinador na Corte, adjunto da Inspetoria Geral de Higiene e médico na Guerra do Paraguai. Atuou também como arquivista da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e como arquivista e bibliotecário da Inspetoria Geral de Higiene da Corte. Participou também da comissão responsável pela escolha da nova capital do Estado de Minas Gerais. Além de sua significativa atuação profissional, destacou-se também por ser membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). A partir de 1870, percebeu-se a atuação intelectual do médico-historiador ao produzir não somente obras, mas também ao discutir, em jornais cariocas, sobre o ensino de ofícios. Pode-se destacar o jornal francês que circulava no Rio de Janeiro “L’Estafette du Brésil: Journal Politique, Littéraire et Commercial” (1874) no qual era editor-chefe, a produção das obras “Officina na escola” (1886), “Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação” (1889), “Agricultura e Indústrias no Brasil” (1889), sendo que as duas últimas foram escritas em francês. Para esta dissertação, analisou-se a obra “Instrução pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação”, que foi produzida para ser apresentada no Pavilhão Pedagógico que ocorreu na Exposição Universal de Paris, de 1889. Dedicada ao Conde D’Eu, esta obra buscou apresentar os esforços imperiais em prol da instrução pública da Independência até os dias atuais de 1889, incluindo a educação profissional. No momento em que Pires de Almeida escreveu, o país vivenciava transformações sociais, econômicas e políticas e uma forte efervescência intelectual, como nos mostra Alonso (2002), sendo a educação e a educação profissional temas presentes no debate político. O que se pretendeu foi compreender de que maneira o autor, a partir da escrita da obra “Instrução Pública no Brasil (1500-1889): História e Legislação” se insere nesse debate público, evidenciando seus argumentos em prol do ensino profissional.