Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Alexandre da Silva Ferry"
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Item A ação docente em tempos de pandemia: o uso das ferramentas digitais em práticas de ensino fundamentadas em modelagem(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-06-10) Sousa, Rana Rose Rico Martins Borges de; Ferry, Alexandre da Silva; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Ronaldo Luiz Nagem; Weber Hanry Morais e Feu; Ronaldo Luiz NagemNo contexto do ensino remoto, o objetivo geral da nossa pesquisa consiste em analisar práticas de ensino fundamentadas em modelagem, mediadas por ferramentas digitais. Especificamente, analisam-se sequências didáticas planejadas e conduzidas por professores de Física da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) durante o período do ensino remoto emergencial, com foco em práticas de ensino nas quais houve o uso ou construção de modelos associados ao emprego de recursos tecnológicos da informação e da comunicação. No intuito de compreender os processos de construção e compartilhamento de significados mediados pela integração desses recursos,foram traçadas três etapas de trabalho: (1ª)Trazer à luz as tecnologias educacionais disponíveis até a iminência da pandemia da COVID-19 por meio de uma revisão na literatura; (2ª) Identificar episódios de ensino nos quais o participante da pesquisa modelou entidades de interesse científico mediadas por ferramentas digitais, o que foi possível por meio de uma observação não participante; (3ª) Descrever e analisar esses episódios de ensino orientados pela Teoria da Ação Mediada. A análise evidencia que as ações de ensino do participante da pesquisa foram moldadas por fatores do momento histórico pandêmico, por orientações da instituição de ensino na qual ocorreu a observação das aulas e pelas ferramentas disponibilizadas pela cultura digital, revelando diferentes estratégias de ensino, adoção de novas ferramentas de trabalho e o abandono de outras. Além disso, as tecnologias digitais empregadas em ações de modelagem de entidades de interesse do Ensino de Física possibilitaram o ensino por um lado, mas apresentaram limitações por outro e, diante disso, o participante de pesquisa recorre ao seu uso coordenado com outras tecnologias.Item A ocorrência da linguagem científica e da linguagem cotidiana nas produções textuais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-01-25) Pereira, Arielle Aline da Cruz; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Luciana Aparecida Silva de Azeredo; Leila Saddi OrtegaA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar possíveis manifestações de tensões entre aspectos da linguagem científica e da linguagem cotidiana em produções textuais de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), a fim de contribuir para a compreensão dos processos de construção e compartilhamento de significados ocorridos em práticas educativas em Ciência e Tecnologia. Partindo-se do pressuposto de que a aprendizagem em Ciências é inseparável da aprendizagem da linguagem científica, analisou-se diferentes produções textuais de estudantes de um dos cursos técnicos integrados do CEFET-MG (Técnico em Química), coletadas ao longo de um período letivo, que evidenciavam aspectos da linguagem científica manifestados no modo de expressão escrita, no contexto de desenvolvimento de disciplinas que possuam caráter técnico- -profissionalizante, em coexistência com aspectos da linguagem cotidiana. A pesquisa proposta nesta dissertação se caracteriza por uma abordagem qualiquantitativa, com o objetivo de um estudo exploratório e foi desenvolvida em duas etapas tendo como fundamentação metodológica a “Análise Textual Discursiva” de Roque Moraes. A primeira fase foi realizada a partir da coleta de atividades experimentais em grupo, relatórios técnicos em grupo, resolução de questões de provas e cadernos de laboratório produzidos por estudantes que cursaram a disciplina de Introdução à Química Experimental no ano de 2019; já a segunda fase, se deu a partir da análise desses materiais. Todos os procedimentos metodológicos foram realizados após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Em relação aos resultados, entre os quatro materiais analisados, pudemos perceber tensões entre a linguagem cotidiana e a linguagem científica em apenas dois materiais, sendo eles: atividades experimentais realizadas em grupo e relatórios técnicos produzidos em grupo. Ou seja, nos materiais cadernos de laboratório e resoluções de questões de provas não foram identificadas tensões entre as linguagens científica e cotidiana. Demonstrar como se manifestam essas possíveis tensões nos possibilita pensar e planejar meios de intervenção sobre os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem durante as interações discursivas entre professores e estudantes na sala de aula. O tema é considerado pertinente e demanda aprofundamento dos estudos com o objetivo de compreender a apropriação da linguagem científica pelos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.Item Análise da sistematicidade de analogias em contextos de ensino e de pesquisa na educação em ciências(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-22) Barbosa, Wilbert Viana; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Mariana de Lourdes Almeida Vieira; Helder de Figueirêdo e Paula; Gilmar Pereira de SouzaA presente dissertação é fruto de uma pesquisa de mestrado em Educação Tecnológica conduzida no campo de estudos sobre o papel das analogias na Educação em Ciências, no contexto de uma linha de pesquisa sobre Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia. O seu objeto de investigação é a sistematicidade das analogias enquanto aspecto estrutural relacionado à forma como os conjuntos de relações mapeadas em cada domínio comparado encontram-se semelhantemente interconectados, de modo que o conhecimento sobre um domínio familiar possa ser projetado, inferencialmente, sobre um domínio desconhecido ou pouco conhecido. A sistematicidade, portanto, manifesta-se nas analogias através de um sistema de relações mutuamente conectadas em correspondência entre os dois domínios. Nesse contexto, essa investigação foi orientada a partir da seguinte questão de pesquisa: como a sistematicidade de uma analogia pode ser caracterizada a fim de nos permitir usá-la como parâmetro de análise de sua adequação em contextos de ensino e de pesquisa na Educação em Ciências? Diante disso, em acordo com Teoria do Mapeamento de Estruturas (TME), as analogias podem ser compreendidas como comparações entre dois domínios, um base (o familiar) e um alvo (o domínio a ser explicado/compreendido), nas quais privilegiam-se as relações entre elementos e seus atributos, e as relações de ordem superior, de forma a conferirem consistência estrutural, foco relacional e sistematicidade às analogias. Assim, o percurso metodológico deste trabalho desdobrou-se em duas sequências paralelas e complementares: (i) a teórica, conduzida em torno dos significados atribuídos ao conceito da sistematicidade no contexto da TME, que permitiu o desenvolvimento de um algoritmo capaz de estimar fatores de sistematicidade para cada correspondência a ser mapeada nas análises estruturais, que foi incorporado a um sistema web, denominado Sistema para Mapeamento Estrutural de Analogias (Sistema MAPES), concebido nesta pesquisa a partir de um conjunto de orientações metodológicas e notações simbólicas para a representação de correspondências durante o mapeamento estrutural de analogias; e (ii) a empírica, que, após o desenvolvimento do algoritmo, culminou na análise estrutural de cinco comparações tomadas como analogias para o ensino da dinâmica das reações em equilíbrio químico, e na análise de conteúdo das transcrições de discussões promovidas em dois grupos focais constituídos por professores de Química, que permitiram levantar suas opiniões, ideias e percepções sobre o uso de analogias no ensino de Ciências, em geral, e sobre as cinco comparações para o ensino de Equilíbrio Químico, em particular. Os resultados da investigação permitiram a caracterização da sistematicidade enquanto aspecto estrutural capaz de influenciar as escolhas de professores por analogias ricas e abrangentes a serem empregadas em situações de ensino, bem como parâmetro de análise para investigações sobre as implicações do uso de analogias na Educação em Ciências.Item Análise estrutural de analogias em livros didáticos de química da década de 1990 e contemporâneos(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-13) Ferreira, Helton Luiz Dias; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Ivo de Jesus Ramos; Ívina Paula de Souza; Leila Saddi OrtegaA presente pesquisa, inserida entre os estudos sobre o uso de analogias na Educação em Ciências, trata de comparações tomadas, a princípio, como analogias para o ensino de Química, empregadas por autores de livros didáticos da década de 1990 e contemporâneos. Tais comparações foram extraídas dos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio de 2018 a 2020, e de livros analisados no trabalho de Monteiro & Justi. Nesse contexto, o trabalho foi desenvolvido a partir da seguinte questão: como as comparações empregadas por autores de livros didáticos de Química contemporâneos, tomadas, como analogias para o ensino de conceitos científicos, se diferenciam de comparações empregadas em livros didáticos mais antigos com a mesma finalidade? Esse questionamento vai ao encontro da nossa linha de pesquisa, Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia, na qual entendemos que o livro didático tem papel fundamental na construção e divulgação do conhecimento científico perante o aluno. Para análise das comparações potencialmente analógicas, o trabalho se baseou na Teoria do Mapeamento Estrutural (TME – em inglês, Structure Mapping Theory) Gentner & Markman e na Teoria das Múltiplas Restrições (TMR – em inglês, Multiconstraint Theory) de Holyoak & Thagard. Como referencial metodológico, a investigação se baseou nos trabalhos de Ferry sobre análise estrutural de analogias na Educação em Ciências. Nossa análise evidenciou: (i) para quais subtópicos do conteúdo de Cinética Química o emprego de analogias tem sido mais comum; (ii) quais têm sido os domínios base e alvo mais frequentes no estabelecimento de comparações no contexto da Cinética Química; (iii) para quais propósitos essas comparações têm sido empregadas; (iv) de que forma autores de livros didáticos de Química empregam comparações como recurso de mediação; (v) quais foram as principais contribuições ou recomendações dadas por pesquisadores que se dedicaram a investigar o modo como analogias são empregadas em livros didáticos de Ciências; (vi) em que medida o emprego de analogias em livros didáticos mais recentes se diferencia da forma de abordagem desse recurso didático em livros antigos. Em síntese, nossa análise nos permitiu compreender como os autores apresentam as suas comparações, como discutem as suas limitações e, com o auxílio do mapeamento estrutural, identificamos se as comparações propostas são analogias.Item Construção de modelos e o desenvolvimento de habilidades à luz da teoria da aprendizagem experiencial(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-09-15) Fiuza, Vinicius da Silva; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Terezinha Ribeiro Alvim; Saulo Cézar Seiffet SantosA fragmentação do conhecimento que atinge a Ciência e a Educação pode levar a falta de interesse e engajamento por parte dos estudantes, impossibilitando a eles oportunidades para o efetivo desenvolvimento de habilidades e competências, tão importantes ao pleno exercício da cidadania e da vida produtiva. Trabalhos do campo da Educação em Ciências nos permitem compreender que atividades de modelagem são capazes de promover aprendizagens, para além da memorização de conteúdos, relacionadas com a capacidade de integrar e aplicar conhecimentos na resolução de problemas, e de desenvolver habilidades psicomotoras. Por meio da presente pesquisa buscamos compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades proporcionados pelo engajamento de estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na construção de modelos realizados no contexto de uma feira de Ciências e Tecnologia. Para isso, coletamos dados por meio de entrevistas com os estudantes que realizaram esse tipo de trabalho e analisamos os diários de bordo produzidos por eles durante esse processo. A análise dos dados foi realizada usando o método de análise do conteúdo categorial à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial, de David Kolb. Os dados revelaram que as atividades de construção dos modelos possibilitaram aos estudantes oportunidades para o aprendizado de todos os tipos de conhecimentos descritos na teoria da aprendizagem experiencial, com uma tendência maior para os conhecimentos convergentes, adaptativos e assimilativos. Além disso, os dados mostraram que as atividades de construção dos modelos contribuíram para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e que o tipo do modelo, quanto a sua área científica, a estratégia de modelagem e os estilos individuais de aprendizagem, influenciaram no tipo de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades decorrente do engajamento dos estudantes nas atividades de construção dos modelos.Item Construção e validação de um instrumento para avaliar as habilidades técnicas laboratoriais de estudantes da educação profissional técnica de nível médio em química(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-07) Souza, Kellyne Andressa Aquino de; Ferry, Alexandre da Silva; Alvim, Terezinha Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8112101978437963; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Terezinha Ribeiro Alvim; Flavia Regina de Amorim; Geide Rosa CoelhoAs habilidades técnicas estão entre as competências almejadas em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM), em que os alunos têm a oportunidade de desenvolvê-las ou aperfeiçoá-las no espaço laboratorial. No presente estudo, desenvolvido na linha de pesquisa sobre “Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais" do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG, foram investigados o desenvolvimento de habilidades técnicas por parte de estudantes de um curso técnico em Química nas atividades de preparo de soluções e sua adequação a um modelo estatístico dicotômico, conhecido como modelo Rasch, a fim de obter elementos para construção de instrumentos de avaliação adequados para o uso em disciplinas técnicas. Partindo-se do pressuposto de que as habilidades técnicas laboratoriais se constituem como traços latentes no processo formativo da profissionalização dos sujeitos, a sua avaliação pode se constituir como um problema de difícil resolução para professores de disciplinas técnicas-profissionalizantes, como as que são ofertadas em cursos técnicos de nível médio, em decorrência da dificuldade de se medir um atributo pouco tangível. Contudo, considera-se a possibilidade de se mensurar o desempenho das habilidades técnicas por meio de variáveis observáveis, indicadoras desse atributo, utilizando-se modelos de análise que combinam aspectos qualitativos e quantitativos, como o modelo estatístico dicotômico desenvolvido pelo dinamarquês Georg Rasch (1901-1980). O trabalho fundamentou-se em uma metodologia de caráter quali-quantitativo, para a qual foi elaborado um instrumento do tipo checklist a partir de um documento de laboratório das disciplinas técnicas, chamado de Procedimento Operacional Padrão para o preparo de soluções e para a realização de medidas de massa. O checklist foi preenchido por meio da observação, acompanhada de registros em vídeo de aulas desenvolvidas em um dos laboratórios de ensino do referido curso existentes no campus 1 do CEFET-MG. Os dados gerados pelo preenchimento do checklist foram validados por meio do modelo de Rasch, para construção das medidas intervalares das habilidades técnicas. O instrumento elaborado mostrou-se válido para mensurar essas habilidades. Assim, considera-se que a utilização desse instrumento poderia se constituir como uma ferramenta adequada para a avaliação do desenvolvimento desse tipo de habilidade e, consequentemente, da aprendizagem do(a) estudante no ambiente do laboratório escolar.Item Engenheiros/as atuantes em startups mineiras: organização do trabalho, competência e formação(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-04-09) Costa, Ana Paula Almeida; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; Alexandre da Silva Ferry; Maria Adélia da Costa; Washington Luís Vieira da SilvaAs startups, empreendimentos iniciantes de inovação, são ao mesmo tempo produto e agente de transformação social. Seu modo de operação e organização laboral influencia o trabalho na sociedade. Como catalisadoras de inovação, elas necessitam de novas formas de organização do trabalho. Em amplo crescimento e consolidação, as startups são um novo campo de atuação de engenheiros(as). Objetiva-se analisar a atuação do(a) engenheiro(a) em startups mineiras sob as perspectivas da competência e formação profissional. Para tanto, foram entrevistados onze engenheiros(as) atuantes em startups, de diferentes áreas de formação e de diferentes empreendimentos. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas, transcrição, análise e interpretação dos dados. Constatou-se que, no modo de organização do trabalho em startups, há flexibilidade de tempos e espaços e centralidade do evento, da comunicação e de serviços. Ressalta-se, ainda, um exercício constante de autonomia e responsabilidade, tanto no que concerne a atribuição das tarefas, quanto no modo de execução destas. A comunicação é frequentemente mediada por redes sociais, o que permite a flexibilização de tempos e lugares, mas quando pautada unicamente nesse meio, sem reuniões presenciais, gera desencontros. O entendimento das relações de serviço, independentemente do tipo de inovação que se produz, é o cerne do funcionamento das startups. A centralidade do cliente se percebe desde o desenvolvimento da inovação até o contato direto. Os participantes indicaram raciocínio lógico e facilidade de aprender, competências de fundo desenvolvidas na formação em engenharia, importantes para atuação e apontaram uma visão muito voltada para a indústria, bem como uma carência de conteúdos na área de administração e empreendedorismo como lacunas na formação. Não há uma crítica aprofundada dos participantes em relação aos impactos ambientais e sociais da inovação do negócio. O principal ponto de entrave ao desenvolvimento do negócio é o tempo de dedicação dos participantes à startup. Todos sentem insegurança quanto ao destino incerto do negócio e, sem renda, a maioria dos entrevistados não se dedica exclusivamente ao empreendimento. Tudo isto permite concluir que a organização do trabalho em startups é uma coroação do modelo de competência francês, reforçando sua importância frente a modernização na formação em engenharia, bem como a importância de discussões a cerca da ciência, tecnologia e sociedade em profissionais geradores de inovação.Item Implicações pedagógicas do uso de modelos analógicos no ensino de química para estudantes com deficiência visual(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-08) Schmidt, Núbia Silva; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Fátima de Cássia Oliveira Gomes; Adriana Gomes DickmanEssa dissertação aborda a análise das prováveis implicações pedagógicas do uso de modelos analógicos no contexto da Educação em Ciências para estudantes com deficiência visual da Educação Profissional Tecnológica. A análise foi realizada por meio de um modelo confeccionado a partir de uma analogia contemplada nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2018, 2019 e 2020, especificamente de um conteúdo para os quais estudantes com deficiência visual apresentavam dificuldades de aprendizagem. Os participantes dessa pesquisa são quatro estudantes e um professor com deficiência visual do Ensino Médio da Educação Tecnológica. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: (1ª) identificação dos conteúdo de Química para os quais estudantes com deficiência visual apresentam dificuldades de aprendizagem; (2ª) análise estrutural das analogias e modelos usados como recurso de mediação didática no ensino de tópicos de conteúdo de Química, dos quais esses estudantes apresentariam dificuldades; (3ª) elaboração de modelos analógicos baseados nesses conteúdos de Química; (4ª) entrevista com o professor de Química com deficiência visual, mediada pela apresentação do modelo analógico confeccionado, (5ª) entrevistas com estudantes, mediadas pela apresentação do modelo analógico. Os resultados demonstraram que o uso do modelo analógico é um facilitador como recursos tátil, proporcionando aos estudantes assimilar conceitos científicos. A pesquisa também revelou a carência do uso de modelos analógicos no ensino de Química para estudantes com deficiência visual.Item Metáforas conceptuais na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e na Lei da Reforma do Ensino Médio: uma perspectiva ideológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-14) Badaró, Carolina Nascimento Paschoal; Ramos, Ivo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; http://lattes.cnpq.br/4303837241053937; Ivo de Jesus Ramos; Alexandre da Silva Ferry; Leila Saddi OrtegaNesta pesquisa propõe-se identificar e analisar as metáforas conceptuais nas Leis das Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, destacando, a Lei que reforma o ensino médio e os capítulos da Lei relacionados à educação profissional. O certo ineditismo se deve ao considerar o tema relevante para o momento político-econômico e sociocultural para Educação Brasileira e oportuno para as possibilidades de diálogos entre as áreas de Educação e Estudos da Linguagem(-ens) no meio acadêmico. Para isso, a orientação teóricometodológica está fundamentada na Teoria da Metáfora Conceptual proposta por Lakoff e Johnson (1980) e na Análise Sistemática de Metáforas proposta por Schimitt (2017). Fundamenta-se, ainda, em questões acerca da Análise do Discurso em Pêcheux (1988; 1990), Orlandi (2008, 2013), entre outros. Para compreender os efeitos de sentido e as possíveis representações ideológicas ampara-se na teoria de ideologia de Marx e Engels (1998). O corpus inclui: a Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. O interesse em realizar esse estudo é de atestar a importância do processamento metafórico na construção de sentenças e na compreensão da dimensão política do uso da linguagem e da funcionalidade do discurso em análise enquanto estratégia de atuação e intervenção social. A hipótese é de que a realidade de cada cultura, na qual o sujeito representa um papel e age socialmente, é definida pelo modo de conceptualizar determinado termo.Item Metáforas e conteúdos afetivos nas aulas de ciências no ensino técnico e profissional(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-27) Melo, Maria Fernanda Souza; Nagem, Ronaldo Luiz; Rabello, Anderson Arthur; http://lattes.cnpq.br/3467244964075496; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/1454313367007914; Ronaldo Luiz Nagem; Anderson Arthur Rabello; Alexandre da Silva Ferry; Paula de Souza Birchal; Eduardo Fernandes BarbosaEste trabalho tem por objetivo estabelecer as possíveis relações entre as metáforas e os conteúdos afetivos identificados em aulas de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida a partir da seguinte questão: que relações podem ser estabelecidas entre as metáforas e conteúdos afetivos identificados em aulas de Ciências? Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, dividida em três partes: levantamento bibliográfico das dissertações produzidas no Brasil sobre metáforas no Ensino de Ciências entre os anos de 2001 a 2015; pesquisa de campo com alunos de 15 a 18 anos de cinco turmas de cursos técnicos sobre as metáforas e os conteúdos afetivos presentes nas aulas; análise dos dados encontrados segundo a teoria da Análise de Conteúdos, de Bardin (2011). A base teórica teve contrubuição de diferentes autores, mas pricipalmente o conceito de metáfora de Gentner (2001) e o conceito de afetividade de Piaget (2001). Os resultados apontam que: 1- as metáforas possuem grande potencial pedagógico para o Ensino de Ciências, porém são utilizadas de forma espontânea, o que possibilita diversas interpretações por parte dos alunos e podem comprometer o entendimento dos conceitos científicos. 2- As respostas dos alunos apontam para o interesse pelo uso de metáforas, pricipalmente porque acreditam que estas facilitam a memorização dos conteúdos. Foram identificados como conteúdos afetivos o envolvimento e entusiasmo dos alunos com a atividade e a expressão da subjetividade por meio do discurso, das expressões e das posturas adotadas durante a participação na pesquisa. A partir das discussões sobre as metáforas e dos raciocínios que elas desencadearam quanto aos assuntos estudados, foi possível compreender como os alunos estão pensando e, assim fazer as correções de eventuais concepções equivocadas. Este trabalho abre perspectivas sobre o estudo dos conteúdos afetivos, das metáforas e de outros tipos de comparações usadas no ensino de Ciências.Item O engenheiro de segurança do trabalho: saberes na atuação para a saúde e segurança dos trabalhadores(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-23) Magalhães, Marcela de Lima; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; Adriana Maria Tonini; Alexandre da Silva Ferry; João Bosco LaudaresÉ objeto desta dissertação a análise dos saberes inerentes à profissão do Engenheiro de Segurança do Trabalho (EST), em sua atuação para a saúde e segurança dos trabalhadores. Para compreender os saberes construídos, necessários e exigidos na prática desse profissional, foi realizada pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, com cinco EST, sujeitos de pesquisa deste trabalho, que atuam no mercado, selecionados aleatoriamente e em função de disponibilidade de tempo para responderem às questões relacionadas ao tema. Os referenciais teóricos utilizados na pesquisa dizem respeito à educação, formação profissional e trabalho, abordando o trabalho como princípio educativo, e a relação entre educação e trabalho como um processo de produção e reprodução do conhecimento, que ultrapassa o ambiente escolar e envolve o ambiente do trabalho. Desde o início do ensino formal da Engenharia, alterações ocorreram na forma de educação, de atuação e na regulamentação legal para a formação dos engenheiros, inclusive no que diz respeito ao Engenheiro de Segurança do Trabalho. Após identificar as implicações das mudanças nas legislações que regulamentam a profissão e o curso para formação do Engenheiro de Segurança do Trabalho, identificou-se os saberes requeridos para os Engenheiros de Segurança desempenharem suas atribuições bem como a relação entre os saberes e a atuação desses profissionais. Além de abordar os saberes teóricos e aqueles construídos na prática profissional, foram analisados também os saberes exigidos e necessários para que o profissional seja contratado e exerça sua função, sendo alguns desses saberes extraídos do descritivo de sessenta anúncios de vagas de emprego. Observou-se que os saberes são construídos ao longo da vida, numa perspectiva sócio-histórico-cultural e temporal. Deste modo, os saberes adquiridos na prática profissional se mostram fundamentais, contribuindo para agregar habilidades que permitem aos profissionais mobilizarem esses saberes, quando ocorrem situações imprevistas que demandam ações dos trabalhadores para correção ou melhoria das atividades em curso.Item “Percurso museológico história de mulheres: vozes e silêncios”: olhares sobre a experiência numa formação de professoras/es da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-04-29) Silva, Daiana Maria da; Valentim, Silvani dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8274357459966258; Silvani dos Santos Valentim; Alexandre da Silva Ferry; Miriam Hermeto de Sá Motta; Letícia JuliãoEsta pesquisa trata da análise das experiências reflexivas de cinco profissionais da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH) que participaram do Percurso Museológico História de Mulheres: Vozes e Silêncios, em 2014. Os espaços museais são lócus potencializadores de possíveis reflexões sobre as contribuições de mulheres e homens ao longo da história, possibilitando, consequentemente, discussões sobre as relações sociais de gênero para a seleção patrimonial, para a curadoria e para ressignificação de acervos e instituições. A experiência dos sujeitos em questão ilumina a singularidade da fruição nos museus e como ela é potente para formação da consciência crítica dos cidadãos, uma vez que possibilita democratizar – de certo modo – o conhecimento humano, ao passo que permite conexões entre as dimensões afetivas e cognitivas para que aprendizagens sejam construídas. Por conseguinte, a prática reflexiva da formação continuada deve ser instrumento para transformar da sociedade a partir de ideais de justiça, respeito à diversidade, solidariedade e igualdade de direitos. Metodologias diversificadas foram utilizadas nesta pesquisa, como pesquisas bibliográficas, entrevistas semiestruturadas e Análise de Conteúdo. Para fundamentação teórica três campos de pesquisa foram considerados, sendo a) formação de professoras/es; b) relações de gênero e educação e c) sociomuseologia de gênero, discussão recente no âmbito acadêmico e da prática museológica. A pesquisa mostrou que para que a RMEBH se tornasse uma Rede formadora de suas/seus profissionais, especialmente no tocante ao debate sobre as relações de gênero, muitas disputas e negociações foram realizadas. Mostrou também que embora a autonomia docente tenha sido considerada pela SMED/BH na proposição de um projeto que conectasse escola e museu para problematizar as relações de gênero, tal autonomia encontrou limites na burocracia escolar, na incompatibilidade dos tempos da escola e dos museus e no contexto atual de retrocessos e conservadorismo político que vem provocando muitos tensionamentos em relação à discussão sobre a temática de gênero e sexualidade na Rede. Além disso, discussões realizadas no âmbito das relações de trabalho apareceram nas falas dos profissionais, indo do debate sobre ser artista ou artesão aos desafios - até mesmo aos silêncios - das mulheres em determinados nichos do mercado de trabalho, ou mesmo pela discussão que perpassa os desafios da profissão docente.Item Potencialidades e limitações do modelo didático haploid-book para o ensino de genética(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-12) Gouveia, Cristiane de Paula; Nagem, Ronaldo Luiz; Ortega, Leila Saddi; http://lattes.cnpq.br/7255421890955428; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/8469945051540974; Ronaldo Luiz Nagem; Leila Saddi Ortega; Alexandre da Silva Ferry; Charbel Nino El-HaniO objetivo desta pesquisa foi analisar as características do modelo didático Haploid-book, proposto para o ensino de Genética no ensino médio, a fim de compreender as suas potencialidades e as suas limitações. Este modelo didático é baseado em analogia enquanto relações estabelecidas entre um domínio base e um domínio alvo. A metodologia tem por base a Teoria do Mapeamento Estrutural, a Metodologia de Ensino com Analogias e as múltiplas abordagens do conceito de gene descritas em literatura. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados realizada a partir das seguintes etapas: aplicação de um roteiro de atividades sobre o Haploid-book; questionário; oficina e um quadro construído a partir da Teoria do Mapeamento Estrutural. Os resultados obtidos no mapeamento evidenciaram as correspondências entre o Haploid-book e o cariótipo, bem como foi possível compreender as suas potencialidades, por meio de 18 relações descritas e a distinção de 4 limites do modelo didático. A análise deste mapeamento mostrou ainda que o modelo didático possui foco relacional, é estruturalmente consistente e tem alta sistematicidade. Além da análise do mapeamento estrutural, nossa pesquisa discutiu os conceitos de genes identificados no Haploid-book pelos participantes da pesquisa, que foram o gene-P, o gene mendeliano e o gene informacional. Entre esses conceitos, o gene-P foi o mais percebido, reforçando como característica do modelo didático o gene como determinante na manifestação do fenótipo e o foco na transmissão genética. Diante disto, percebemos ser necessário que o uso do Haploidbook seja acompanhado de metodologias que possibilitem reflexão, discussão e crítica ao determinismo genético, a exemplo da Metodologia de Ensino com Analogias que possui etapas como a discussão de semelhanças e diferenças, e reflexão de limites da analogia e também, que seja incluída uma discussão sobre modelos com uma abordagem históricafilosófica para que não ocorra uma sobreposição entre visões clássicas e atuais no ensino. Esperamos que esta pesquisa contribua no ensino de Ciências, especialmente na discussão e reflexão das abordagens do conceito de gene, no auxílio ao uso sistematizado das analogias e dos modelos analógicos utilizados no ensino de Genética, bem como no auxílio a pesquisas com modelos baseados em analogias.Item Potencialidades e limitações pedagógicas no uso de modelos analógicos para o ensino de estequiometria na educação tecnológica(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-09-16) Assis, Luciana Paula de; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Terezinha Ribeiro Alvim; Marcel Thiago DamascenoEsta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa sobre práticas educativas em Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica, apresenta os resultados de uma investigação que analisou analogias e modelos no contexto da estequiometria química. A questão de pesquisa orientadora foi: quais as potencialidades e limitações pedagógicas de modelos analógicos concebidos para o ensino de Química, no contexto da estequiometria, a partir das percepções de professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)? Dentro da perspectiva da Teoria do Mapeamento Estrutural (TME), concebemos as analogias como comparações relacionais, ou seja, com foco nas correspondências de relações entre um domínio base, conhecido, e outro domínio alvo, desconhecido. Os modelos foram concebidos como representações parciais das entidades de interesse científicos desenvolvidos com objetivos pedagógicos específicos. Diante disso, o estudo investigou aspectos dos processos de criação, desenvolvimento e apropriação de modelos fundamentados em analogias para o ensino de estequiometria no contexto da Educação Tecnológica, e analisou a percepção de professores da EPTNM a respeito das potencialidades e limitações desses recursos mediacionais em eventuais situações de uso. Para isso, a pesquisa, caracterizada por uma abordagem qualitativa, com o objetivo de um estudo exploratório, envolveu um Estudo de Caso e foi desenvolvida em três etapas: (i) Análise do potencial analógico das comparações no contexto da estequiometria presentes nos livros didáticos de Química aprovados no PNLD/2018, por meio de mapeamentos estruturais; (ii) Elaboração de um modelo analógico, a partir de analogias estruturalmente consistentes, sistemáticas e pragmáticas; (iii) Apresentação dos modelos analógicos para professores de Química da formação geral e técnica da EPTNM, do CEFET-MG, por meio de grupos focais. Na primeira etapa foram identificados 19 recursos distintos adotados como comparações pelos autores dos livros didáticos, destas, 16 foram classificadas de acordo com a TME: 11 analogias, 4 abstrações e 1 metáfora relacional. Apenas 3 foram classificadas em outras categorias: 1 categoria emergente (comparação por contraste), 1 modelo convencional e 1 modelo analógico, em função do não enquadramento de suas características em nenhum dos outros tipos de comparação previstos pelo referencial teórico. Na segunda etapa, uma comparação consistente, sistemática e pragmática inspirou a elaboração do modelo analógico “balança de equações” com o objetivo de representar uma equação química a partir da analogia com uma balança de dois pratos. Por fim, modelos analógicos e convencionais foram analisados por professores da EPTNM que identificaram potencialidades e limitações nos seus usos. Apesar dos docentes não relacionarem de forma direta como o uso de modelos pode contribuir para uma Educação Tecnológica, destacamos nas falas dos participantes, independente das limitações identificadas, que os modelos se constituem uma ferramenta de ensino vantajosa para representar entidades de interesse científico, bem como, para facilitar a aplicabilidade de conceitos e procedimentos profissionais e do cotidiano dos estudantes.Item Potencialidades pedagógicas de objetos museais fundamentados em modelagem na educação tecnológica em física(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-12-14) Magalhães, Renato José de; Ferry, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; Alexandre da Silva Ferry; Ronaldo Luiz Nagem; Ana Maria Senac FigueroaEsta dissertação de mestrado, incorporada na linha de pesquisa sobre práticas educativas em Ciência e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica, apresenta os resultados de uma investigação que analisou modelos no contexto da Educação Tecnológica em Física. A pesquisa pretendeu responder quais são as potencialidades pedagógicas oferecidas à Educação em Ciências, especificamente ao ensino de Física, no contexto da Educação Tecnológica, pela exposição de objetos fundamentados em modelagem em centros ou museus de Ciência a partir das percepções de professores de Física da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para tanto, levantamos e caracterizamos objetos museais em centros ou museus de Ciência, associados à divulgação científica em Física; identificamos os propósitos contextuais e as funções desempenhadas por esses objetos; analisamos a adequação das estratégias de modelagem empregadas na concepção e exposição desses objetos museais. Dentro da perspectiva da Teoria do Mapeamento Estrutural (TME), realizamos o mapeamento estrutural do modelo do olho humano, com a finalidade de identificação das correspondências entre elementos, atributos e relações, ou seja, as potenciais similaridades que constituem as representações. A pesquisa, caracterizada por uma abordagem qualitativa, com o objetivo de um estudo exploratório, foi desenvolvida em duas etapas: (i) Visitação dos museus para identificação e caracterização dos objetos museais fundamentados em modelagem, criação e adaptação da ferramenta de coleta de dados (Grelha), visitação para validação da ferramenta, visitação para a realização das coletas de dados, mapeamento estrutural do modelo identificado; (ii) Realização de entrevistas semiestruturadas no espaço museal com a participação de professores de Física. Na primeira etapa, em 6 museus foram identificados 180 objetos com possibilidades pedagógicas para o ensino de Física em 17 conjuntos expositivos, dos quais 5 foram classificados como modelos, sendo 1 conjunto expositivo representando o sistema solar, 2 representando os principais componentes do olho humano (decomposto), e 2 representando o olho humano (composto). Na segunda etapa, modelos foram observados por professores que identificaram potencialidades de usos em espaços não formais. O estudo permitiu identificar e descrever possibilidades pedagógicas oferecidas pelos objetos museais ao ensino de Física, em articulação com a percepção de professores dessa disciplina a respeito das potencialidades em eventuais situações de uso em espaço não formal. Apesar dos docentes não relacionarem de forma direta como o uso de modelos pode contribuir para uma Educação Tecnológica, destacamos nas falas dos professores, independente dos empecilhos apontados, que os modelos expostos se constituem uma ferramenta de ensino favorável para representar entidades de interesse científico, bem como para facilitar a ampliação de conceitos científicos e profissionais.Item Saberes docentes de engenheiros de segurança do trabalho que atuam como professores de curso técnico(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-03-06) Rezende, Elaine Garcia; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; Adriana Maria Tonini; Alexandre da Silva Ferry; Danilo Ferreira PintoOs cursos técnicos em Segurança do Trabalho, no Brasil, são, em sua maioria, lecionados por professores com formação em Engenharia de Segurança do Trabalho, adquirida mediante pós-graduação, para quem concluiu bacharelado em alguma Engenharia ou Arquitetura. Esta pesquisa objetivou analisar a construção dos saberes docentes dos professores com essa formação em Engenharia de Segurança do Trabalho e atuantes no curso Técnico em Segurança do Trabalho, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – campi Ouro Preto e Governador Valadares). Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com esses professores, a partir das quais identificou-se quais saberes docentes eles possuem e qual a origem desses saberes. A pesquisa foi fundamentada notadamente nos estudos de Maurice Tardif, Lee S. Schulman, Clermont Gauthier e Selma G. Pimenta, o que permitiu traçar um desenho conceitual do que se entende atualmente por “saberes docentes”, bem como discutir suas origens e modos de construção. A pesquisa revelou que o conjunto desses professores enfrenta dificuldades na construção de seus saberes docentes, motivadas tanto pela falta de uma base de conteúdos pedagógicos, quanto pela insuficiência de um aprofundamento nos conteúdos técnicos, advindos da formação original como engenheiros de Segurança do Trabalho. Os professores participantes da pesquisa também não apresentaram conhecimentos quanto a programas, métodos e legislação relacionada à educação, portanto, não foi evidenciada a construção dos saberes curriculares entre os entrevistados. Foi possível concluir, nesta pesquisa, que os saberes docentes desses professores que não possuem formação docente são construídos ao longo do tempo, principalmente por meio de suas vivências no ambiente educacional, na prática em sala de aula e junto aos demais agentes da educação, sendo que o saber ensinar é contínuo e empiricamente adquirido, por “tentativa e erro”. Com base na análise dos relatos, constatou-se que o professor do ensino profissionalizante poderia melhorar sua atuação se sua formação acadêmica somasse os conhecimentos técnicos da profissão e sua vivência prática a uma formação docente de qualidade.