Mestrado em Educação Tecnológica
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Navegando Mestrado em Educação Tecnológica por Autor "Alves, Cláudio Eduardo Resende"
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Item Educação e diversidade: uma análise do uso do nome social no CEFET-MG na perspectiva de sujeitos transexuais e travestis(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-12-12) Silva, Luciana Rodrigues da; Ferreira, Débora Pazetto; http://lattes.cnpq.br/8292039196009295; Ferreira, Débora Pazetto; Alves, Cláudio Eduardo Resende; Costa, Maria Adélia daNo Brasil, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), uma pessoa transexual ou travesti é morta a cada 48 horas simplesmente por não se encaixar na norma binária de gênero, 99% dessa população não se sente segura num país no qual a violência parte de todos os estratos sociais e parece ter sido naturalizada. Acometidos pelo preconceito, esse grupo minoritário acaba excluído do tecido social que lhes nega cotidianamente os direitos básicos como saúde, educação e o direito à vida. Em face desse cenário, o Estado propôs por meio do Decreto 8.727/ 2016 a política pública que autoriza o uso do nome social em todos os órgãos públicos do país, com o intuito de promover o acesso, a permanência e a inclusão dessa população de forma mais igualitária. Nesse sentido os objetivos dessa pesquisa são analisar a eficácia dessa política partindo de uma análise bibliográfica sobre o processo históricopolítico-social que produziram a sexualidade e o gênero numa lógica heterossexual e como essas estruturas vêm perpetuando efeitos que causam a marginalização das pessoas transexuais e travestis no ambiente acadêmico. Além disso, trata-se de analisar de que forma as políticas públicas voltadas à inserção social dessa população interferem nesse processo de exclusão. Ao mesmo tempo, analisar de forma empírica a eficácia do nome social amparado pelo Decreto 8.727/ 16, enquanto medida governamental e estratégica de educação inclusiva, em relação à inserção desse grupo na comunidade acadêmica do CEFET-MG. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados, foi utilizada pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, a partir das quais foram extraídas situações vivenciadas, sensação de pertencimento ao ambiente acadêmico e demais experiências que os participantes quiseram registrar. O material foi submetido à Análise do Discurso que revelou, dentre muitas coisas, a incompletude e ineficiência do nome social enquanto ferramenta de reconhecimento ao gênero vivenciado, além de submeter a população LGBTTAIQ à uma cidadania precária. Acredita-se que divulgar a maneira como as técnicas construtivas de gênero têm interferido na relação social das pessoas transexuais e travestis, e como essa prática tem impedido a formação acadêmica, profissional e humana dessa minoria, permitirá a abertura de discussões e ações que ressaltem a importância do reconhecimento dos direitos desse público e o respeito à diversidade de gênero.Item Ser mulher e professora na educação básica: do trabalho múltiplo à síndrome de Burnout(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-02-27) Costa, Renata Raquel; Chamon, Carla Simone; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; http://lattes.cnpq.br/0504018067431591; http://lattes.cnpq.br/2931065554933988; Chamon, Carla Simone; Gonçalves, Raquel Quirino; Costa, Maria Adélia da; Alves, Cláudio Eduardo ResendeA presente pesquisa está inserida na “Linha II: Processos Formativos em Educação Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), cujos estudos focalizam temas relacionados ao trabalho-educação nos contextos socioeconômico e político-cultural, destacando os processos históricos e culturais, as relações entre as mudanças societárias, a diversidade, a educação profissional formal/não formal e o mundo do trabalho. Essa pesquisa problematiza a relação existente entre ser mulher e professora, a multiplicidade de atividades desempenhadas por ela no trabalho assalariado e doméstico e o consequente adoecimento profissional ocasionado pela Síndrome de Burnout. Para tal buscou-se a partir dos dados empíricos coletados refletir à luz das teorias da Divisão Sexual do Trabalho originadas na Sociologia do Trabalho Francesa de base materialista. Com início em um levantamento documental realizado no setor de Perícia Médica da Gerência de Saúde do Servidor (GESER) elaborou-se um panorama dos afastamentos por motivos de saúde de professoras da educação básica. Em ato contínuo realizaram-se entrevistas semiestruturadas com onze professoras da Rede, selecionadas por acessibilidade e indicação, acerca de suas múltiplas tarefas como professoras e donas de casa, mães e esposas; suas dificuldades e limites, bem como as estratégias de luta e resistência que lançam mão frente à exaustão física e psíquica, ao desencantamento com a profissão e o consequente adoecimento profissional. Os relatos possibilitaram analisar, se e como, a divisão sexual do trabalho - com seus desdobramentos: os princípios organizadores da separação e hierarquia, o labirinto de cristal e o trabalho múltiplo -, contribui para o acometimento das professoras pela Síndrome de Burnout. Os relatos das entrevistadas reverberam as vozes de muitas mulheres professoras que, subsumidas em uma sociedade patriarcal, exercendo uma profissão precarizada, desvalorizada econômica e socialmente, resistem ao que histórica e culturalmente vem sido imputado a elas tanto no trabalho assalariado quanto doméstico. Os achados revelam que a sobrecarga física ocasionada pelas múltiplas tarefas, bem como o desencantamento com a profissão deixam as professoras mais vulneráveis ao esgotamento e o adoecimento pela Síndrome de Burnout. Dar voz às mulheres professoras e fomentar reflexões acerca da precariedade do trabalho docente, da sobrecarga a que estão submetidas e o consequente adoecimento advindo desses fenômenos, bem como auferir deslocamentos nas relações sociais de gênero e na divisão do trabalho entre os sexos, a partir da constatação das desigualdades são premissas que almejam a presente pesquisa.