Mestrado em Administração
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Navegando Mestrado em Administração por Autor "Assis, Lilian Bambirra"
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Item Capacitação no setor público: percepção dos servidores sobre os desafios dos processos decisórios na implementação de uma escola de desenvolvimento(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-17) Moura, Alisson Souza de; Assis, Lilian Bambirra; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/7743916221208873; Assis, Lilian Bambirra; Paula, Carolina Riente de Andrade; La Falce, Jefferson LopesA presente dissertação é uma análise da percepção dos servidores sobre os desafios dos processos decisórios encontrados na implementação de uma Escola de Desenvolvimento. Para embasar este estudo de caso qualitativo descritivo, foi construído um referencial teórico que buscou consolidar os seguintes tópicos: administração pública, gestão de pessoas, processos decisórios e escolas de governo. A pesquisa ocorreu por meio da pesquisa documental e de seis entrevistas semiestruturadas, realizadas com servidores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, diretamente ligados à Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas, posição atual da Escola de Desenvolvimento de Servidores e que auxiliaram em sua implementação. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) foi a metodologia utilizada para apreciação dos dados coletados, pela qual objetivou-se descrever e analisar as diretrizes para capacitação do Governo Federal, a atual política de capacitação da instituição e a percepção dos servidores, envolvidos na implementação, sobre a Escola de Desenvolvimento de Servidores, da autarquia federal em questão. Desta forma, foi identificada uma visão muito positiva sobre a mesma, que é considerada motivadora e valorizadora. Os principais desafios e dificuldades encontrados na implementação relacionaram-se às pessoas, à infraestrutura, à pandemia do corona vírus, ao tempo para aprovação da portaria para sua regulação e à legislação. Nem sempre é possível atuar sobre as dificuldades, mas essas podem se transformar em oportunidades.Item Desafios e perspectivas da profissionalização das lideranças públicas mineiras: um olhar sobre os processos decisórios do Programa Transforma Minas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-11-30) Diniz, Ludmila Tatiane Pereira; Assis, Lilian Bambirra; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/6139971903596057; Assis, Lilian Bambirra; Custodio, Luciana Silva; Oliveira, Kamila PagelA profissionalização das lideranças públicas vem sendo tratada como um dos principais aspectos de melhoria da gestão pública, colocando o dirigente público como figura de destaque, distinto do político e do burocrata, com competências requeridas para sua atuação. O Programa Transforma Minas, implementado no Governo de Minas Gerais (2019-2022), busca, por meio da atração, seleção, desenvolvimento e desempenho baseado em competências, profissionalizar as lideranças públicas mineiras. Por ser uma iniciativa recentemente implementada, e considerando a importância da temática no setor público, o objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre os desafios e perspectivas da profissionalização das lideranças públicas mineiras, considerando os processos decisórios do Programa Transforma Minas. Para isso, foi coletado com atores envolvidos diretamente na gestão do programa e candidatos participantes do processo seletivo informações e percepções concernentes à operacionalização do programa. O estudo se baseou num referencial teórico que buscou consolidar os seguintes tópicos: profissionalização de dirigentes públicos, gestão por competências, processos decisórios em gestão de pessoas, evolução da profissionalização no Brasil e no Estado de Minas Gerais e uma breve revisão do sistema da alta direção pública do Chile, que foi um dos modelos que serviu de inspiração para o Programa Transforma Minas. A pesquisa teve caráter qualitativo-descritivo, sendo baseada na pesquisa documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas com pessoas diretamente envolvidas no Programa Transforma Minas, dentre: consultoria, gestores, colaboradores e candidatos participantes do processo seletivo, aprovados e não aprovados. Por meio da análise de conteúdo e triangulação dos dados, foi observado que o Programa Transforma Minas apresenta uma perspectiva inovadora na profissionalização dos dirigentes públicos mineiros ao buscar um processo de escolha de lideranças não pautado somente em critérios políticos, mas também levando em consideração o mérito e a competência. Em comparação a outras iniciativas de profissionalização já realizadas no Estado de Minas Gerais, inova ao propor um programa transversal de atração, seleção, desempenho, desenvolvimento e engajamento de lideranças, de escopo mais amplo, ao selecionar lideranças de segundo e terceiro escalão no Governo de Minas Gerais, não restringindo a seleção somente a determinados cargos ou projetos específicos. Além disso, apresentou um mapeamento de competências gerenciais mais específico ao considerar o contexto e o perfil demandado pelo gestor da vaga, propiciando um processo de gestão e a escolha de um candidato mais aderente ao perfil da vaga ofertada. Porém, alguns desafios envolvendo os processos decisórios do Programa, a nível institucional e operacional, se fazem presentes para sua consolidação no Governo de Minas Gerais, como: a necessidade de garantias jurídicas capazes de proteger a gerência pública da politização, a necessidade de legitimar o programa frente ao público interno e externo ao Governo, bem como aprimoramentos na operacionalização dos subsistemas de RH que compõem o Programa Transforma Minas.Item Desenvolvimento do mercado gastronômico: um estudo sobre o evento “Comida di Buteco”(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-14) Souza, Alzira Alice de; Quintão, Renan Torres; http://lattes.cnpq.br/5076605498865193; Quintão, Renan Torres; Assis, Lilian Bambirra; Teixeira, Tania CristinaO mercado gastronômico encontra-se em crescente ascensão no Brasil sendo uma das iniciativas que fomentam este mercado na atualidade, os festivais gastronômicos. O evento “Comida di Buteco”, que nasceu em Belo Horizonte há 21 anos, e acontece em outras 21 cidades no Brasil, é uma dessas iniciativas, que desenvolvendo atividades no âmbito da Economia Criativa, reúne trabalho de diversos atores para oferecer um circuito cultural de degustação e avaliativo dos butecos da cidade, com ênfase na criatividade e valorização da comida de raiz e dos pequenos negócios familiares, com impacto no turismo, na geração de renda e empregos na cidade. Observando o protagonismo e longevidade do evento “Comida di Buteco” no mercado gastronômico e cultural da cidade, buscou-se compreender: “O Desenvolvimento do mercado gastronômico através de estudo sobre o evento ‘Comida di Buteco’”. Para a pesquisa foi empregada a lente da Teoria Institucional e o seu conceito central de Legitimidade e considerado o campo de pesquisa de cultura e consumo, que percebe os mercados como sistemas sociais complexos, e constituídos por atores e instituições que interagem mutuamente. Com este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa descritiva. Os dados foram coletados mediante o emprego de entrevistas em profundidade junto à empreendedores e organizadores e observação participante no evento. A análise qualitativa dos resultados mostrou que empreendedores organizadores e empreendedores donos dos butecos interagiram e adotaram práticas que legitimaram o evento Comida di Buteco contribuindo para o desenvolvimento do mercado gastronômico de Belo Horizonte. As práticas identificadas que contribuíram com seu processo de legitimação abrangeram três eixos de centralidade: ressignificação dos butecos como espaço de socialização e degustação; o discurso da mídia espontânea e a releitura criativa da cozinha de raiz. Essa pesquisa contribuiu para compreensão de como o processo de desenvolvimento dos mercados pode ser influenciado pela ação coletiva e práticas de empreendedores institucionais que afetam comportamento dos consumidores e as estruturas socioculturais, fornecendo elementos e ferramentas conceituais para a tomada de decisão de gestores no âmbito público e privado.Item Prazer e sofrimento no trabalho: os impactos nas decisões dos oficiais de justiça de um comarca de Minas Gerais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-18) Brangioni, Antônio Márcio; Assis, Lilian Bambirra; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/1220511476176742; Assis, Lilian Bambirra; Araújo, Uajara Pessoa; Oliveira, Kamila Pagel deO presente estudo se propôs a compreender a atividade dos Oficiais de Justiça Avaliadores de uma Comarca de Minas Gerais, no contexto da Psicodinâmica do Trabalho, avaliando suas vivências de prazer e sofrimento e os impactos destes nos processos decisórios. Ressalta-se que o trabalho realizado pelos Oficiais caracteriza-se por um contexto com natureza complexa de situações e emoções com as quais eles têm que lidar no dia a dia, com pouco respaldo da administração da comarca ou do TJMG. Como suporte teórico para este estudo, temos: a Psicodinâmica do Trabalho, baseada nos estudos de Dejours (1994) e Mendes (2007), que avalia a resistência do homem diante da realidade de dominação simbólica, social, política e econômica presente nos ambientes de trabalho; e a Teoria da Racionalidade Limitada, que aborda a natureza limitada do ser humano diante dos processos decisórios. Este trabalho, ao longo do seu desenvolvimento, buscou orientar-se pelo seguinte problema de pesquisa: Como se configuram as vivências em relação aos riscos de adoecimento dos Oficiais de Justiça de uma Comarca em Minas Gerais e como isto influencia as suas tomadas de decisão? A busca por estas respostas foi orientada por estudos quantitativos e qualitativos, através da aplicação das 4 escalas do Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA), de levantamento sociodemográfico, além de entrevistas individuais com alguns servidores, com o intuito de clarificação e qualificação das análises quantitativas. Os resultados obtidos do levantamento sociodemográfico serviram inicialmente como contextualização para o estudo e posteriormente foram tratados junto dos resultados obtidos das escalas do ITRA. Complementando esta análise, foram definidas as categorias e subcategorias baseando-se nos grandes grupos da ITRA, bem como os núcleos de sentido. As análises de cada fator das escalas do ITRA foram exemplificadas com trechos dos depoimentos obtidos através das entrevistas individuais, dando sustentação aos resultados quantitativos. O estudo demonstrou uma avaliação negativa quanto às diversas dimensões investigadas, com todas as escalas do ITRA dimensionadas como críticas ou graves, evidenciando um processo de adoecimento dos profissionais que tem influenciado as tomadas de decisão e, consequentemente, a prestação do serviço no Poder Judiciário. Diante deste cenário, recomenda-se uma séria reflexão à administração da comarca ou até mesmo do TJMG, buscando mecanismos para melhoria da saúde e da qualidade de vida da categoria.Item Processos decisórios nas políticas públicas para a atividade dos trabalhadores ambulantes com deficiência: um estudo na cidade de Belo Horizonte(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-11-28) Carvalho, Felipe Mendes de; Assis, Lilian Bambirra; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/4629096645935392; Assis, Lilian Bambirra; Bracarense, Lilian dos Santos Fontes Pereira; Ribeiro, Lívia Maria de PáduaA dissertação apresentada tem como temática central o trabalho dos ambulantes com deficiência no município de Belo Horizonte. Possui o objetivo de analisar os processos decisórios para a elaboração das políticas públicas e instrumentos regulatórios que definem o trabalho informal ambulante das pessoas com deficiência na capital mineira. Como desdobramentos, aborda os documentos exarados pelo poder público para regular tal atividade, os processos decisórios e o nível de participação dos sujeitos envolvidos. O estudo traz como referenciais textos que abordam os conceitos de trabalho, trabalho informal, territorialidade, urbanismo, administração pública e a própria questão das pessoas com deficiência. Como metodologia, a partir de uma abordagem qualitativa, consistiu em uma pesquisa exploratória e utilizou-se da pesquisa bibliográfica e também da pesquisa documental, sendo o município de Belo Horizonte o campo da pesquisa. Os documentos mais ligados ao histórico de regulamentações foram coletados no sistema da prefeitura, recuperando cerca de 120 itens com início no ano de 1908. Já os documentos que tratam sobre os ambulantes com deficiência foram fornecidos pela prefeitura após solicitação do pesquisador. Os resultados permitiram traçar uma linha histórica da regulamentação do trabalho ambulante e camelô da cidade, assim como evidenciar como os trabalhadores ambulantes com deficiência foram tratados ao longo da história. O trabalho traz ineditismo na temática e na abordagem, trouxe a possibilidade de evidenciar que, ao longo do tempo, desde a primeira regulamentação, a capital mineira vem atendendo mais aos interesses da burguesia, que enxerga os trabalhadores informais como concorrentes. Além disso, todo enredo passa por um viés higienista e de preocupação com a estética da cidade ou regiões dela. Quanto aos ambulantes com deficiência, estes se encontram totalmente distantes dos processos decisórios que o poder público os endereça. Avaliou-se várias tramitações e a participação popular nesta temática foi quase nula.